Como melhorar o sistema imune através da alimentação

Em nosso dia a dia somos constantemente expostos à vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Mas então porque não ficamos doentes o tempo todo? Graças ao nosso sistema imunológico: constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos, ele nos protege de todos estes agentes que podem causar ou desencadear doenças como lúpus, herpes, psoríase, artrite reumatoide, alergias, gripes e resfriados, entre outras...
Share on facebook
Share on twitter

Em nosso dia a dia somos constantemente expostos à vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Mas então porque não ficamos doentes o tempo todo? Graças ao nosso sistema imunológico: constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos, ele nos protege de todos estes agentes que podem causar ou desencadear doenças como lúpus, herpes, psoríase, artrite reumatoide, alergias, gripes e resfriados, entre outras.

A boa notícia, é que a alimentação é uma das principais aliadas das nossas células de defesa. Certos nutrientes podem aumentar o número dessas células em nosso corpo e estimular sua ação quando o organismo entra em contato com agentes nocivos.

Saiba quais são eles:

1 – Óleo de coco

O óleo de Polpa de Coco prensado a frio, pode ser um excelente agente antiviral, antibacteriano e antimicrobiano, protegendo a saúde de todo o corpo. A razão desse benefício é a semelhança deste óleo com o leite materno. De acordo com a nutricionista Larissa Marin, isso acontece devido à presença do ácido láurico, que se transforma em monolaurina, uma substância presente no leite materno. “Alguns estudos têm mostrado que a monolaurina pode impedir a proliferação bacteriana, desestabilizando a camada lipídica de algumas bactérias”, afirma a especialista.

Mas atenção! Se ele for ingerido na forma de suplementos, é fundamental que o óleo de coco seja obtido pela legítima prensagem a frio. É dessa forma que todos seus nutrientes podem ser aproveitados, garantindo a integridade e pureza de seus fitoquímicos naturais.

como-melhorar-os-sistema-imune-atraves-da-alimentacao1

2 – Própolis verde

O Artepillin-C é um flavonoide que tem uma elevada capacidade de ativar o sistema imune. Ele estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade. A melhor forma de extração da própolis verde para o consumo é o método Wax Free, que retira as impurezas presente na própolis, deixando apenas os componentes mais puros. O resultado é uma própolis mais pura e segura para consumo, apresentando alta concentração dos ativos que podem ajudar na manutenção da boa saúde, como os flavonoides;

3 – Gergelim

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina. Eles regulam compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo. Para obter todos estes benefícios, o óleo de gergelim deve ser obtido in natura ou prensado a frio, e é uma das opções mais saudáveis de óleo vegetal que existe!

sesamina-e-sesamolina1

4 – Oleaginosas

Ricas em ácidos graxos instaurados, as nozes, castanhas e amêndoas possuem vitaminas e minerais que potencializam as defesas do nosso organismo. Seus nutrientes específicos, chamados de fitoquímicos, podem melhorar o sistema imunológico.

5 – Peixes

Algumas espécies como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem, são ricas em ômega 3, que podem regular as células imunológicas, exercendo importante função na manutenção do sistema imune.

Mas atenção! Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder, além de fazer a suplementação com cápsulas de óleo de peixe, mas atenção – tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo! O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

Salmon Raw Fillet. Red Fish isolated on a White Background; Shutterstock ID 143896138; PO: aol; Job: production; Client: drone

6 – Laranja e limão

Frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, que é um nutriente importantíssimo para o sistema imunológico. Esta vitamina aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

7 – Mel

Além de ser uma opção mais saudável ao açúcar refinado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e alivia os sintomas das gripes e dos resfriados. E mais:  possui ação bactericida e antisséptica, além de ajudar nos casos de problemas pulmonares e da garganta.

como-melhorar-os-sistema-imune-atraves-da-alimentacao4

8 – Alho

É ótimo contra infecções, gripes e resfriados. Isso porque possui duas substâncias muito importantes para a imunidade: a arginina, (que age no sistema imunológico) e a alicina, que combate infecções bacterianas.

9 – Brócolis

É um vegetal rico em ácido fólico, essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Além disso, o brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre também são fontes importantes de vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.

b5-brocolli

10 – Carne vermelha

É importantíssima para fortalecer o sistema imunológico porque é uma das principais fontes de ferro, mineral-chave da defesa orgânica. O ferro estimula a fabricação de radicais livres nas células fagocíticas (aquelas que têm a função de destruir e engolir bactérias, fungos e vírus.

Além da alimentação, hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos e uma vida mais tranquila ajudam bastante. Lembre-se também de dizer adeus ao estresse e aos vícios como fumo e bebidas alcoólicas, assim você ajuda seu sistema imunológico a te proteger!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com as pessoas que você gosta para que elas possam se beneficiar destas informações. Compartilhar saúde é Vital!

1 comentário em “Como melhorar o sistema imune através da alimentação”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Aproveite os benefícios de ficar ao ar livre mesmo em dias frios

Você é daquelas pessoas que quanto mais o tempo esfria, mais quer ficar em casa? A maioria é assim: prefere ficar no aconchego do lar quentinho, tomando sopas, chocolate quente e vendo filme. Não tem nada de mal nisso, mas vamos te fazer uma proposta: mesmo em dias frios, que tal sair mais de casa?

A importância da alimentação e do Ômega 3 no tratamento da endometriose

Você sabia que a alimentação rica em ômega 3, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras pode ajudar a minimizar os sintomas da endometriose?

Endometriose é uma patologia ginecológica que atinge cerca de 10% das mulheres no período reprodutivo e até 3% a 5% após a menopausa, sendo definida pelo aparecimento de células que envolvem a região do útero (endométrio) em locais fora da cavidade uterina.