Conheça os 7 melhores alimentos para seus olhos

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? É quando a comida parece estar muito boa, mas e se a gente disser “comer para os olhos”, você sabe do que se trata?
Share on facebook
Share on twitter

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? É quando a comida parece estar muito boa, mas e se a gente disser “comer para os olhos”, você sabe do que se trata?

A gente explica: alimentos como vitaminas, nutrientes e minerais, conhecidos como antioxidantes, são fundamentais para manter os olhos saudáveis, ajudando a reduzir o risco de doenças como catarata, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, síndrome do olho seco, entre outras.

Entre estes alimentos e substâncias estão a luteína, zeaxantina, vitaminas A, C, E, betacaroteno, ômega 3 e zinco. Saiba agora quais alimentos contêm esses nutrientes e comece hoje mesmo a inseri-los na sua dieta!

 

1 – ômega 3

Encontrado em peixes gordos de mares gelados como atum, sardinha, arenque, anchova e salmão selvagem, o ômega 3 é um ótimo alimento para a saúde dos olhos. Os ácidos graxos ômega 3 podem contribuir para o desenvolvimento visual e a saúde da retina na parte posterior do olho e também podem ajudar a prevenir a síndrome do olho seco. 

 2 – Ovos

De acordo com estudos da Universidade da Flórida (EUA), as gemas dos ovos contêm vitamina A, luteína, zeaxantina e zinco, que são vitais para a saúde dos olhos. A vitamina A protege a córnea, que é a superfície do olho. A luteína e a zeaxantina diminuem as chances de doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. Já o zinco contribui para a saúde da retina que é a parte de trás do olho, ajudando na visão noturna.

VEJA TAMBÉM: SAIBA SE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DA SÍNDROME DO OLHO SECO

3 – Amêndoas

conheca-os-7-melhores-alimentos-para-seus-olhos-1

As amêndoas, como outras nozes e sementes são boas para a saúde dos olhos. As amêndoas contêm vitamina E que protege o organismo de moléculas instáveis que têm como alvo os tecidos saudáveis. A vitamina E também pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, bem como a catarata. Estas informações foram publicadas pela American Optometric Association.

4 – Leite

Laticínios como leite e iogurte podem ser bons para os olhos. Eles contêm vitamina A, bem como o zinco mineral. O zinco é encontrado em toda a estrutura ocular, especialmente na retina e no tecido vascular que se encontra sob ela.

5 – Cenoura

As cenouras são bem conhecidas por serem boas para a saúde dos olhos. Como as gemas, as cenouras têm vitamina A e betacaroteno. Estas substâncias ajudam na saúde da superfície ocular e também podem ajudar a prevenir infecções oculares

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA QUATRO SUBSTÂNCIAS INDISPENSÁVEIS PARA A SAÚDE DOS OLHOS

6 – Couve

Beautiful woman buying kale at a farmers market

A couve é conhecida como um superalimento pois contém muitas vitaminas, nutrientes e minerais importantes. Além disso é extremamente boa para a saúde dos olhos pois tem os antioxidantes luteína e zeaxantina.  Esses nutrientes podem ajudar a prevenir doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. A luteína e zeaxantina não são produzidas pelo corpo, então você tem que incorporá-las em sua dieta através da alimentação ou de suplementos.

7 – Laranjas

Laranjas e outras frutas cítricas contêm vitamina C, que é fundamental para a saúde dos olhos. Esta vitamina, encontrada principalmente em frutas e legumes frescos, contribui para a saúde dos vasos sanguíneos dos olhos. Ela também pode combater o desenvolvimento de catarata e, em combinação com outras vitaminas e nutrientes, a degeneração macular relacionada à idade.

Mas qual a quantidade necessária da ingestão destes alimentos por dia para conseguir todos estes benefícios?

Infelizmente para isso seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles, o que praticamente inviabiliza esta opção.

Felizmente existem bons suplementos no mercado que são seguros, fáceis de incorporar à dieta e que podem suprir seu corpo dos nutrientes essenciais para a saúde dos olhos.

Outros cuidados!

Além dos alimentos, você também pode e deve tomar outras providências para proteger seus olhos! Isso inclui o uso de óculos de sol de boa qualidade. Eles bloqueiam a radiação UVA e UVB emitida pelo sol que pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata. 

Além disso, evite o uso prolongado de aparelhos eletrônicos como computador, celular e televisores. Entretanto, se precisar ficar muito tempo olhando para a tela, faça pausas regulares de 15 minutos a cada uma hora de uso. 

SAIBA MAIS: 10 MANEIRAS  SIMPLES PARA CUIDAR BEM DA SUA VISÃO 

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Koushan, K., Rusovici, R., Li, W., Ferguson, L., & Chalam, K. (2013). The Role ofLutein in Eye-RelatedDisease. Nutrients, 5(5), 1823–1839.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: um ótimo aliado contra o Lúpus

Trazemos aqui uma ótima notícia para quem sofre de Lúpus, uma doença autoimune e que por enquanto não tem cura. O Ômega 3 pode ser um grande aliado!
Quem convive com o Lúpus sabe o quanto é dolorido. O Lúpus Eritematoso Sistêmico, é uma doença inflamatória que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo, mais frequentemente a pele, as articulações, os rins, pulmões e o sistema nervoso.

07 de abril: Dia Mundial da Saúde. Você está cuidando da sua?

O que é saúde para você? Para a Organização Mundial de Saúde, é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. E como o dia 07 desse mês foi escolhido pela OMS como “Dia Mundial da Saúde”, separamos algumas orientações para que você possa manter sua saúde (em todos os aspectos) sempre em dia! Veja: