A importância do DHA na cadeia alimentar

Você sabia que o DHA presente nas algas pode “viajar” pela cadeia alimentar? Saiba como ingerir esta substância através de alimentos como peixes e carnes. Lembra da expressão “cadeia alimentar” das aulas de biologia? Ótimo, pois, agora você vai saber como o DHA, presente nas algas, pode ser ingerido por você através deste processo e como este nutriente pode beneficiar a sua saúde.
Share on facebook
Share on twitter

Você sabia que o DHA presente nas algas pode “viajar” pela cadeia alimentar? Saiba como ingerir esta substância através de alimentos como peixes e carnes.

Lembra da expressão “cadeia alimentar” das aulas de biologia? Ótimo, pois, agora você vai saber como o DHA, presente nas algas, pode ser ingerido por você através deste processo e como este nutriente pode beneficiar a sua saúde.

DHA significa ácido docosaexaenoico e é um ácido graxo ômega 3 essencial para o desenvolvimento humano e da saúde.  Este nutriente ajuda o bom desenvolvimento fetal e também na formação da retina dos olhos. Além disso, o DHA possui ação antioxidante e é o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, já que favorece a cognição e as conexões entre os neurônios, beneficiando a memória, atenção, raciocínio, imaginação, juízo e diversos outros aspectos relacionados à nossa mente.

importancia-do-dha-na-cadeia-alimentar1

Como o peixe é a fonte mais rica de DHA na dieta humana, a baixa ingestão deste nutriente é preocupante (os peixes mais ricos em DHA são o salmão nativo – não o de cativeiro, cavala, sardinha, o arenque e a anchova).  Muitos adultos não ingerem a quantidade necessária de peixe, e as crianças demoram para pegar o gosto por este alimento.
A boa notícia, é que a agricultura pode ajudar a  reverter esta crise de saúde pública de forma natural, sustentável e sem agredir os animais. Mas como? É simples: “pegando carona” na cadeia alimentar.

Vamos explicar:  sabemos que as algas são ricas em DHA e que os peixes se alimentam delas. Em razão disso, grandes quantidades DHA são encontradas em seus tecidos. Uma vez que os animais (como o boi, porco e frango) recebam alimentos que contém estes ácidos graxos, é possível enriquecer as carnes e os ovos para aumentar a quantidade de DHA na dieta humana. Além disso, os animais também são beneficiados pela ingestão do DHA.
Então, para que o DHA chegue até você, basta consumir peixes ou animais que contém DHA proveniente das algas.

importancia-do-dha-na-cadeia-alimentar3

Mas infelizmente, a escassez de peixes oleosos levou a uma diminuição do teor de DHA nestes alimentos vendidos nos supermercados.  Estudos revelam que, atualmente, a dieta dos norte-americanos, por exemplo, é deficiente nesse tipo de nutriente. Os cientistas acreditam que isso se deve à mudança nos padrões de alimentação que não incluem alimentos que contêm ômega 3 como linho,  nozes, folhas verdes, chia, peixe e algas.
Por isso você pode complementar sua ingestão de DHA através de suplementos, que são fáceis de incorporar à sua dieta e de ingerir.

importancia-do-dha-na-cadeia-alimentar4

Dados indicam que suplementar a dieta com até 2 gramas de óleo de algas por dia, eleva significativamente os níveis sanguíneos de DHA. Esta dose também pode ajudar a baixar os triglicerídeos sanguíneos, aumentar o HDL, controlar a inflamação e baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Outra vantagem, é que o óleo de algas é mais concentrado em DHA e, portanto, é melhor para o metabolismo humano.
Além do DHA as algas podem absorver e conter minerais marinhos como iodo, magnésio, potássio, cálcio e magnésio. O consumo de iodo a partir de fontes alimentares, como as algas marinhas, é essencial para a manutenção de uma boa saúde, particularmente para a tireoide.

Então, que tal inserir mais peixes na sua dieta? Se preferir, você pode obter o DHA através de suplementos, assim você terá inúmeros benefícios para sua saúde.

Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos 🙂 Compartilhar conhecimento, é Vital!!!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Quatro maneiras de praticar o amor próprio

Como anda seu amor próprio?
Em geral, carregamos uma crença doentia de que quando nos colocamos em primeiro lugar estamos sendo egoístas. Mas quando fazemos as coisas por obrigação, ou porque sentimos que “precisamos”, essas atividades acabam gerando ressentimento e estresse em nossas vidas.

Ao optar pela prática do amor próprio de maneira profunda e intencional, naturalmente cuidamos dos outros de uma forma mais saudável e positiva!

Grávidas podem ter uma dieta vegana?

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais estressantes: mudanças hormonais, no corpo, dúvidas de como se cuidar e se alimentar podem gerar estresse para a futura mamãe.

Em relação à alimentação, é certo que a gravidez é uma fase de vida metabólica que exige um pouco mais de planejamento nutricional para atender a essas drásticas mudanças fisiológicas.

Mas será que as grávidas podem ter uma alimentação vegana?