Mulher: saiba porque o óleo de borragem é ótimo para você!

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, queremos trazer boas notícias para sua saúde! Afinal, você merece: é mãe, amiga, carinhosa e companheira para todas as horas. E para dar conta de todos os cuidados com a família, sua saúde deve estar sempre em dia! A boa notícia é que existe um produto natural que pode lhe ajudar a manter o corpo saudável.
Share on facebook
Share on twitter

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, queremos trazer boas notícias para sua saúde! Afinal, você merece: é mãe, amiga, carinhosa e companheira para todas as horas.

E para dar conta de todos os cuidados com a família, sua saúde deve estar sempre em dia! A boa notícia é que existe um produto natural que pode lhe ajudar a manter o corpo saudável.

Trata-se do óleo de borragem prensado a frio, que é uma substância extraída da planta Borago officinalis. Conhecida como borragem, é a fonte natural mais rica da natureza em ácido gama-linoleico ou GLA (Entre 17 e 25% da sua composição). Veja os benefícios!

1 –  Gordura e aumento do peso

Se você luta para perder peso, uma boa notícia: há evidências de que o GLA do óleo de borragem causa menor acúmulo de gordura corporal em comparação aos óleos vegetais refinados. Segundo os cientistas, a explicação é que as pessoas magras tendem a ter mais gordura marrom do que pessoas obesas (ou com excesso de peso). Sendo assim, esta gordura marrom pode atuar mais como músculo do que com a gordura branca. Nesse caso, o GLA reduziu o acúmulo de gordura corporal através de um aumento dos genes que controlam o crescimento do tecido adiposo marrom em comparação com o crescimento do tecido adiposo branco. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pelo Laboratório de Bioquímica Nutricional em Ibaraki, Japão.

2 – Alivia os sintomas da TPM

Diversas pesquisas sugerem que os alimentos que consumimos e as substâncias específicas que eles incluem são um fator importante no controle da TPM e das dores nas mamas. Os resultados mais surpreendentes foram percebidos com o uso de suplementos alimentares feitos com o óleo de borragem prensado a frio, que é rico em ácido gama-linoleico ou GLA. Depois de absorvido pelo corpo, o GLA é convertido em prostaglandinas e serve para ajudar a regular o sistema imunológico, combater inflamações, aliviar sintomas de doenças autoimunes, doenças de pele, além de minimizar a tensão pré-menstrual, cólicas e outras condições inflamatórias.

Muitas mulheres que começaram a tomar o óleo de borragem disseram ter alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual como a sensibilidade mamária, ansiedade, erupções cutâneas, estresse e cólicas.

mulher-saiba-porque-o-oleo-de-borragem-e-otimo-para-voce

Otimize os efeitos do óleo de borragem!

No caso das mulheres que estão na fase da menopausa, é interessante otimizar ainda mais os efeitos do de óleo de borragem prensado a frio, associando o seu uso a doses de magnésio, vitamina D, e cálcio. Isso irá ajudar a mulher a evitar o risco de osteoporose, que se torna maior nesta fase da vida. Saiba mais:

Magnésio – O magnésio é um potente antiarrítmico e vasodilatador, além de ajudar a segurar o cálcio nos ossos; ele é encontrado nos vegetais, porém, o solo brasileiro é pobre em magnésio, já que este é mais abundante em locais onde há vulcões. A suplementação é uma excelente opção para consumir este importante mineral, sendo que uma das formas mais utilizadas é através do Cloreto de Magnésio PA.

mulher-saiba-porque-o-oleo-de-borragem-e-otimo-para-voce-3

Vitamina D – Já se sabe que a vitamina D é hormônio esteroidal, liberado no corpo ao consumirmos determinados alimentos e é ativado quando tomamos sol. Se você não tem esse hábito, considere tomar um suplemento de vitamina D, mas opte pela vitamina D3 que é de origem animal e é muito mais funcional para o organismo do que a vitamina D2 que é de origem vegetal.

Cálcio – Muito se fala sobre a importância da suplementação com cálcio, mas saiba que ele não deve ser tomado sozinho pois pode calcificar artérias e prejudicar o rim. O cálcio deve ser ingerido junto com a Vitamina D3, que ajuda a absorvê-lo, e junto com o magnésio, ajuda a “segurar” o cálcio nos ossos.

3 – É um anti-inflamatório natural

Por ser um ácido graxo poli-insaturado (PUFA), o GLA encontrado no óleo de borragem prensado a frio, é conhecido por ter um efeito positivo contra a inflamação, na saúde geral e nos mecanismos antienvelhecimento.

Os ômega-3 e 6 (ácidos graxos poli-insaturados) desempenham um papel importante na luta contra esta condição pois ajudam a controlar a liberação de moléculas responsáveis pelas respostas inflamatórias do corpo (algumas sendo prostaglandinas, leucotrienos e citocinas).

Além de controlar as respostas imunes, o GLA tem efeitos positivos sobre a morte celular (apoptose) em células tóxicas. Uma vez que entra no corpo, o GLA é convertido em uma substância chamada ácido dihomo-y-linolênico (DGLA). Isso libera as prostaglandinas e compostos de leucotrienos que o sistema imunológico produz. Além disso, acredita-se que a substância DGLA reduz a inflamação inibindo a síntese de leucotrienos (parcialmente responsáveis por causar reações autoimunes).

mulher-saiba-porque-o-oleo-de-borragem-e-otimo-para-voce-5

4 –  Combate eczema e distúrbios da pele

Um dos usos mais bem pesquisados para o óleo de borragem é para o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como o eczema. O GLA (o ácido gama-linolênico) demonstrou corrigir as deficiências nos lipídios da pele causados por baixos níveis de atividade do delta-6-dessaturase. Quando a pele não produz estes óleos protetores em quantidade suficiente, o resultado é um sistema imunológico desregulado, maiores riscos de inflamações e respostas imunes que resultam em problemas de pele, incluindo os típicos do eczema.

5 – Age como antioxidante

O óleo de semente de borragem prensado a frio possui propriedades antimutagênicas e antioxidantes que podem combater o crescimento de células cancerosas. Em estudos laboratoriais, o óleo de borragem reduziu a vida útil das células tóxicas e prolongou a vida útil das células saudáveis.

A suplementação de óleo de borragem é recomendada para proteger o DNA e tratar o câncer naturalmente devido à sua capacidade de diminuir o dano genético oxidativo subjacente (que causa inflamação e desenvolvimento desta doença).

mulher-saiba-porque-o-oleo-de-borragem-e-otimo-para-voce-1

6 – Atua contra a artrite

O GLA do óleo de borragem prensado a frio pode funcionar como um remédio natural para a dor da artrite reumatoide, especialmente quando usado em combinação com outros analgésicos convencionais ou medicamentos anti-inflamatórios. Há evidências de que algumas pessoas perceberam uma diminuição do inchaço e da dor nas articulações com seis semanas de tratamento regular com o óleo de borragem.

7 – Combate infecções respiratórias

O óleo de borragem pode ajudar a melhorar a função dos pulmões, inclusive em pessoas com infecções respiratórias inflamatórias e distúrbios como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Os suplementos de óleo de semente de borragem prensados a frio, tomados em forma de cápsula, podem ajudar a acelerar o tempo de cicatrização associado a tosse, melhorar o resfriado comum ou gripe, reduzir o tempo gasto no hospital e evitar o uso de medicamentos para inflamação, o que pode piorar os sintomas respiratórios.

Mas como ingerir o óleo de borragem?

Como o corpo não produz este ácido graxo essencial ômega-6, o ideal é ingeri-lo através de suplementos (prensados a frio) ou na alimentação. Ao utilizar suplementos, opte por produtos certificados para garantir que ele esteja livre de alcaloide pirrolizidínico, uma toxina cancerígena que ataca o fígado. É que esta planta produz esta substância naturalmente e deve ser tratada antes do consumo. O tipo de extração mais segura é quando as sementes são prensadas a frio para extrair o óleo!

Na natureza, o ácido gama-linolênico (GLA) do óleo de borragem, está presente em quantidades muito pequenas em algumas plantas comestíveis, como vegetais de folhas verdes e certas nozes. Ele também pode ser passado para o bebê através do leite materno.

Então, se você está entrando na menopausa ou passando por essa fase, experimente inserir o óleo de borragem na sua dieta e compartilhe sua experiência com a gente!

Gostou do post? Compartilhe com as mulheres de sua vida e aproveite mesmo o que é Vital para você!

 

3 comentários em “Mulher: saiba porque o óleo de borragem é ótimo para você!”

    • Olá Marilene, tudo bem?

      Temos um produto chamado Vital Flór, ele possui óleo de peixe, borragem e linhaça com vitamina D, magnésio e cálcio. Feito especialmente para mulheres, contém ácido gama-linolênico, que pode atuar beneficamente na prevenção da saúde da mulher e nos sintomas da TPM e Menopausa.

      Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Magnésio no combate à depressão e ansiedade

Há pouco tempo, abordamos como o ômega 3 pode auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade e, hoje, viemos relacionar outro elemento essencial para o corpo humano no que diz respeito ao tratamento desses transtornos mentais que são considerados um grande problema de saúde pública no mundo inteiro

Manjericão: para uma vida mais gostosa e saudável!

Muito conhecida na nossa culinária, essa plantinha, que vai muito além de um simples tempero e tem um sabor inconfundível, esconde entre suas folhas verdes diversos benefícios para a nossa saúde, sabia? Continue lendo que, no fim desse texto, além de muita informação, deixaremos uma receita deliciosa tendo como ingrediente principal ele, o manjericão!