Olho seco? Conheça alguns cuidados contra este incômodo

A nossa lágrima, produzida nas nossas glândulas lacrimais, tem muito mais funções do que transbordar em momentos de grandes emoções, ela tem o papel de lubrificar, proteger e limpar nossos olhos na presença de micróbios e substâncias estranhas, sendo composta por água, sais minerais, proteínas e gordura.
Share on facebook
Share on twitter

A nossa lágrima, produzida nas nossas glândulas lacrimais, tem muito mais funções do que transbordar em momentos de grandes emoções, ela tem o papel de lubrificar, proteger e limpar nossos olhos na presença de micróbios e substâncias estranhas, sendo composta por água, sais minerais, proteínas e gordura.

Qualquer problema na fabricação da lágrima pode ressecar os olhos, afetando a córnea e a conjuntiva e levando a desconfortos como secura, vermelhidão, coceira, ardor, sensação de corpo estranho e de “areia” nos olhos, que são os sintomas clássicos da síndrome do olho seco. Em casos mais severos, esta síndrome também pode levar à fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco nos olhos.

As mulheres mais velhas estão mais propensas a terem a síndrome do olho seco. A causa aparente desta patologia é a redução da função das glândulas lacrimais e a perda do componente aquoso da lágrima, o que pode ser acarretado devido ao envelhecimento, anormalidade nas pálpebras ou à presença de doenças sistêmicas e autoimunes como síndrome de Sjögren, artrite reumatoide e lúpus. Alguns medicamentos também podem levar ao ressecamento dos olhos, dentre eles estão alguns antidepressivos, os antialérgicos e os betabloqueadores.

Os fatores ambientais são outra possível causa da síndrome do olho seco, quando há evaporação excessiva da água e ressecamento do ambiente, o que pode ser ocasionado, inclusive, por ar condicionado. Computadores, smartfones e tablets devem ser usados com cautela, pois a luz intensa desses aparelhos pode secar os olhos, uma vez que piscamos menos enquanto estamos em frente às telas.

Tratamento

O tratamento convencional da síndrome do olho seco é realizado com a administração de lubrificantes oculares, na forma de colírio ou pomada, ajudando no alívio dos sintomas, mas é preciso conhecer o que está causando a síndrome para excluir qualquer possibilidade de um problema maior.

Prevenção

Para a prevenção e como forma de auxiliar o tratamento da síndrome do olho seco, o óleo de linhaça e o óleo de peixe, ricos em ácidos graxos essenciais ômega 3, têm demonstrado ser uma excelente opção. Por conterem agentes anti-inflamatórios e propriedades de alterações de lipídios, o óleo de linhaça e de peixe reduzem inflamações do corpo todo, inclusive da superfície ocular, onde atuam sobre a inflamação das glândulas de produção de lágrimas.

Os ácidos graxos essenciais presentes na linhaça e no óleo de peixe trazem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a prevenção ou alívio dos sintomas dos olhos secos, como ardor, pontadas, vermelhidão e perturbações visuais, isso é porque o ômega 3 lubrifica as mucosas, protege as membranas celulares e é capaz de suavizar as secreções do corpo, incluindo as lágrimas, para que elas possam fluir normalmente; pesquisas também verificaram o potencial que essas gorduras têm de reduzir o risco de cataratas e a degeneração macular.

A melhor forma de consumir os ácidos graxos presentes na linhaça e no óleo de peixe para evitar a síndrome do olho seco é através de uma alimentação rica nesse tipo de gordura boa. Com a correria do dia a dia, muitas vezes é difícil consumirmos a quantidade ideal de ômega 3, para estes casos é indicada a suplementação com óleos de linhaça e peixe provenientes de fontes seguras e isentos de metais tóxicos.

Escolha incluir na sua dieta peixes de águas frias e profundas, como a anchova, o salmão, o arenque e a sardinha. O óleo de linhaça prensado a frio também é muito versátil e pode ser utilizado em qualquer prato, porém, em cápsulas você poderá obter todos os benefícios do ômega 3 necessários para uma boa saúde dos seus olhos.

E então, o que achou das dicas para evitar a síndrome do olho seco?

Compartilhe este post com amigos e familiares para que todos possam ter uma boa saúde ocular.

#SaúdeOcularéVital

Referências
BhargavaR,KumarP,KumarM,MehraN,Mishra A.A randomizedcontrolledtrialof omega-3 fattyacids in dryeyesyndrome.Int J Ophthalmol 2013;6(6):811-816.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

benefícios dos óleos naturais

Aline Silva, nutricionista da Vital Âtman, participa do programa “Você Bonita” e apresenta cada um dos benefícios dos óleos naturais da Vital! Quer levar esses