Propriedades benéficas do Óleo de Semente de Girassol

As sementes de girassol são uma fonte densa de vitaminas, minerais e óleos essenciais. O óleo de sementes de girassol prensado a frio, oferece vários e extraordinários benefícios à saúde, entenda como ele pode auxiliar na qualidade de vida e bem estar.
Share on facebook
Share on twitter

Os girassóis enfeitam nossas estradas, trazem colorido aos nossos jardins e ainda nos deixam um valioso presente: as suas abundantes sementes, embaladas com benefícios para saúde que podem ajudá-lo da cabeça aos pés!

Oriunda da América do Norte, esta planta é cultivada em campos do mundo todo e é encontrada durante o ano inteiro. Apesar do tamanho reduzido, as sementes de girassol são uma fonte densa de vitaminas, minerais e óleos essenciais. O óleo de sementes de girassol prensado a frio, oferece vários e extraordinários benefícios à saúde, entenda como ele pode auxiliar na qualidade de vida e bem estar.

Separamos uma pequena lista do que as sementes de girassol podem fazer por você:

  • Elas controlam os danos celulares, desempenhando assim um papel na prevenção do câncer. Isto porque as sementes de girassol são uma boa fonte de selênio, que é um inimigo comprovado do câncer.
  • Estudos descobriram que o selênio contido nas sementes de girassol desempenha um importante papel na função antioxidante e ajuda a reduzir a vermelhidão e inchaço no corpo. Além disso, foi recentemente identificado pelo seu papel crítico no metabolismo do hormônio da tireoide. O selênio também tem sido conhecido pela sua capacidade de estimular a reparação do DNA em células danificadas.
  • As sementes de girassol contêm minerais importantes para a saúde dos ossos. Além de cálcio, os ossos precisam de magnésio e cobre para se manterem fortes. As sementes de girassol têm esses dois minerais. Como um bônus, eles também contêm vitamina E, que ajuda a aliviar a dor da artrite.
  • Podem mantê-lo calmo. Sim! O magnésio presente em sementes de girassol é conhecido por acalmar os nervos, assim, aliviar o estresse, enxaqueca e ajudar a relaxar.
  • Trazem brilho à sua pele. A estrela neste papel é a vitamina E, novamente, que combate os raios UV e mantém a pele jovem. O óleo de girassol é um ótimo remédio natural e pode ajudar na cura e na cicatrização de feridas, ajudando a renovar a pele e até mesmo evitar grandes marcas.

As sementes são de fato uma fonte muito rica de vitamina E, que é um antioxidante potente solúvel em lípidos, necessária para manter a integridade da membrana celular das mucosas e pele, protegendo-as de radicais prejudiciais sem oxigênio.

  • Elas aliviam qualquer condição que é de natureza inflamatória, tais como dor nas articulações, úlceras gástricas, erupções de pele, asma…  Isso porque as sementes de girassol são carregadas de antioxidantes.
  • Apenas ¼ de xícara de sementes de girassol por dia pode manter problemas de coração de distância. A vitamina E e o ácido fólico presentes nestas pequenas sementes impedem que o  “mau” colesterol grude nas paredes de suas artérias, evitando assim ataques cardíacos.
  • Grande parte de suas calorias provenientes de ácidos graxos. As sementes são especialmente ricas em ácido linoleico, ácido graxo poli-insaturado (mais de 50% de sua composição) e também são boas em ácido oleico mono-insaturado que ajuda a LDL ou “mau” colesterol e aumenta o HDL ou “bom” colesterol no sangue.
  • Sementes de girassol contêm um elevado nível de fitoesteróis. Estes fitoesteróis têm propriedades físicas semelhantes ao colesterol; mais de uma vez, pesquisas relacionaram-nos ao auxílio dos níveis saudáveis de colesterol.
  • A deficiência de magnésio pode levar a uma variedade de problemas de saúde que afetam os sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Os músculos e sistema esquelético também precisam de magnésio para o bom funcionamento. Homeopatas têm utilizado magnésio para promover a função respiratória, saúde do coração, e reduzir a tensão pré menstrual.
  • Dra Kousmine, uma neurologista da Suíça e grande pesquisadora sobre a Esclerose múltipla, utiliza na dieta para seus pacientes o Óleo de semente de  Girassol prensado a frio, devido as suas excelentes propriedades regeneradoras. Por se tratar  de um óleo muito rico em Alfatocoferol (vitamina E natural), ela afirma agir positivamente sobre as funções reprodutoras com destacada ação antioxidante, e ácidos graxos essenciais bioativos. Ele atua favorecendo o sistema nervoso central, limpando a bainha de mielina e estimulando a produção de hormônios cerebrais, amenizando também os problemas causados pela depressão.

Importante atentar que, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois mantem as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes.

Com seu sabor crocante, as sementes de girassol podem facilmente tornar-se um ingrediente regular na sua dieta diária. Você pode colocá-las em suas saladas, pães, arroz, massas… as possibilidades são infinitas, assim como as boas qualidades destas sementes de girassol!

Com base em estudos nutricionais e propriedades benéficas das sementes de girassol, a Vital Âtman desenvolveu o Ômega Blend, mix encapsulado de Óleos de Linhaça, Gergelim e Pepitas de Girassol prensados a frio, rico em ômegas 3, 6 e 9 em estado CIS que contribuem no combate do envelhecimento celular, além de auxiliar na redução de medidas e controle do sono. Pode ajudar na saúde de atletas e esportistas pois auxilia na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Isso é proteção vital para o seu cérebro , coração, músculos e muito mais!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!