Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde? A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.
Share on facebook
Share on twitter

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.

1-com-o-surgimento-das-industrias-o-mundo-passou-a-conviver-com-a-presenc%cc%a7a-cada-vez-maior-dos-metais-toxicos

(Com o surgimento das indústrias, o mundo passou a conviver com a presença cada vez maior dos metais tóxicos. | Fonte: commons.wikimedia.org)

Atualmente, com o avanço do “progresso”, os metais pesados foram se alastrando mais e mais, pois eles servem como matéria prima para fazer inúmeros produtos como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, baterias, pilhas e artigos magnetizados, além de estarem presentes também em agrotóxicos, tintas, produtos de limpeza, cosméticos e até alimentos. O chumbo, por exemplo, é usado na soldagem de computadores e em maquiagens, já o mercúrio está no visor de celulares e em termômetros.

2-cuidado-muitos-cosmeticos-possuem-metais-pesados-como-o-chumbo-em-sua-composic%cc%a7a%cc%83o

(Cuidado, muitos cosméticos aparentemente “inofensivos” possuem metais pesados como o chumbo em sua composição. Fonte: Pinterest)

Outro fator que aumenta muito o lançamento de metais pesados no ambiente é a crescente geração de lixo eletrônico e industrial e o descarte indevido desses resíduos. Os metais tóxicos que contaminam água e solo conseguem chegar até os vegetais e animais e, através da cadeia alimentar, atingem as pessoas; há ainda a possibilidade de contaminação somente pela inalação e através da pele.

3-descarte-indevido-de-lixo-e-residuos-aumentam-ainda-mais-a-contaminac%cc%a7a%cc%83o-por-metais-pesados

(O descarte indevido de lixo e resíduos aumenta ainda mais a contaminação do ambiente e das pessoas por metais pesados. | Fonte: Caters News Agency)

O corpo humano é incapaz de produzir metais pesados, tampouco processá-los após tê-los absorvido, ou seja, conforme vamos adquirindo os metais pesados, eles vão se acumulando no nosso organismo e começam a comprometer especialmente o nosso metabolismo, atrapalhando diversas reações enzimáticas que são  importantíssimas para nossa saúde e bem estar.

4-mercurio-e-outros-metais-pesados-podem-chegar-ate-nos-atraves-da-cadeia-alimentar

(Mercúrio e outros metais pesados podem chegar até nós através da cadeia alimentar. Fonte: Getty Images)

Os principais metais tóxicos encontrados em pacientes contaminados são: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio e alumínio. Os sintomas de uma contaminação por metais pesados no corpo são inúmeros e podem gerar dificuldade em um diagnóstico claro por parte dos médicos, geralmente os primeiros sistemas a sofrerem são o sistema cardiovascular, o sistema hematopoiético, o gastrointestinal, o renal e o sistema nervoso central e periférico.

O mais alarmante neste quadro é que não é necessária uma alta dosagem de metais pesados para caracterizar contaminação e sintomas no corpo, atualmente a ciência mostra que doses mínimas de certos metais tóxicos já podem causar danos. Porém, cada pessoa pode responder de uma forma diferente aos níveis de contaminação, isso varia de acordo com o metabolismo, estado nutricional e sua capacidade de detoxificação.

A descontaminação do corpo acometido pelo excesso de metais pesados dependerá do metal que se apresenta em excesso; hoje em dia já existem alguns procedimentos médicos capazes de fazer essa retirada, para isso, é necessário traçar o nível da contaminação através de um exame chamado mineralograma, que detecta a maioria dos minerais presentes no seu corpo através de uma amostra de cabelo.

Apesar de haver possibilidade de tratamento, a melhor saída para evitar a contaminação por metais pesados ainda é a informação e a prevenção, daí a importância de sabermos a procedência de todos os alimentos e produtos que consumimos. Valorize o consumo de vegetais orgânicos cultivados sem agrotóxicos, por exemplo, e utilize suplementação nutricional comprovadamente livre de metais pesados, como os produtos da Vital Âtman, que garante isenção de metais pesados em toda a sua linha de óleos.

E então, agora que você já está mais informado sobre os perigos que esses vilões representam para a saúde, compartilhe esse post com seus amigos e familiares para alertá-los também 😉

Vital é se informar!

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais: