Benefícios das algas que vão te surpreender

As algas são uma das formas de vida mais primitivas encontradas na Terra e foram consumidas como alimento e remédio durante séculos. O consumo humano da alga verde-azulada chamada spirulina (alga de água doce), começou com a civilização asteca no século 14, e esta é a variedade comestível mais comumente usada em suplementos. Os benefícios das algas são tantos que comumente são chamadas de superalimentos: elas têm altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas.
Share on facebook
Share on twitter

As algas são uma das formas de vida mais primitivas encontradas na Terra e foram consumidas como alimento e remédio durante séculos.

O consumo humano da alga verde-azulada chamada spirulina (alga de água doce), começou com a civilização asteca no século 14, e esta é a variedade comestível mais comumente usada em suplementos.

Os benefícios das algas são tantos que comumente são chamadas de superalimentos: elas têm altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas.

Algas marrons, por exemplo, têm sido usadas para perda de peso, combate ao câncer, fibromialgia, artrite, estresse, doenças cardíacas, colesterol alto e uma série de outras condições graves de saúde.

Já a variedade verde-azulada é rica em nutrientes e fornece bastante energia para o organismo.

Ela também é usada para ajudar naturalmente na perda de peso, controle do diabetes, estresse, fadiga, ansiedade, depressão e tensão pré-menstrual.

Além disso elas também podem ajudar a combater crescimentos pré-cancerosos dentro da boca, melhorar a memória e a saúde digestiva.

Estudos também indicaram que as algas verde-azuladas possuem propriedades antivirais, antitumorais, antioxidantes, anti-inflamatórias, antialérgicas, antidiabéticas e antibacterianas. Essa foi a conclusão dos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa de Punjab, na Índia.

Já a alga de água doce Schizochytrium sp., traz vários benefícios para as gestantes, bebês e crianças. Conheça agora, em detalhes, seis benefícios das algas para seu organismo:

Primeiro os benefícios das algas de água doce:

1 – Perda de peso

beneficios-das-algas-que-vao-te-surpreender-5

As algas marrons contêm um carotenóide (pigmento) natural chamado de fucoxantina que atua na queima de gordura através da termogenina, proteína responsável pela liberação de calor.

Nos últimos anos, pesquisadores da Academia de Ciências Naturais de Moscou, publicaram um estudo que utilizou a fucoxantina pela primeira vez em humanos.

Este estudo analisou os efeitos de um suplemento contendo algas marinhas marrons de fucoxantina e óleo de semente de romã.

Participaram do estudo 151 mulheres que tomaram 600 miligramas de extrato de fucoxantina. Além de perderem seis quilos em média, as mulheres relataram aumento no gasto energético em repouso, o que também estimula a queima de gordura e a perda de peso.

E mais: elas tiveram resultados positivos na saúde incluindo diminuição da gordura no fígado, melhora na pressão sanguínea e níveis de triglicérides.

2 – Ajuda a combater o câncer

Estudos do “Regional Câncer Centre” em Kerala, Índia, com animais de laboratório, têm mostrado que muitos tipos de algas podem retardar o crescimento de células cancerígenas.

Estes estudos experimentais em animais, mostraram o efeito inibitório de algas no câncer oral, enquanto um estudo em humanos mostrou sua capacidade de combater lesões bucais pré-cancerosas conhecidas como leucoplasia oral.

Estes resultados de pesquisa publicados na Nutrition and Cancer mostraram que tomar um grama da alga spirulina (Spirulina fusiformis) diariamente por via oral durante 12 meses reduziu de lesões na boca em pessoas que mascavam tabaco. Este foi o primeiro estudo humano mostrando o potencial da Spirulina fusiformis.

Além disso um estudo da Universidade de Yangzhou, na China, sugere seu uso como um possível complemento para a terapia do câncer: a spirulina parece ter uma capacidade de proteção do rádio, o que significa que ele pode proteger contra os efeitos do tratamento com radiação prejudiciais à saúde.

3 – Ajuda na redução do colesterol

Um estudo publicado no “Journal of the Science of Food and Agriculture” revela que o fucosterol é um esterol de algas que pode ser isolado.

Entre os benefícios para a saúde, ele tem a capacidade de reduzir o colesterol naturalmente.

A explicação dos pesquisadores, é que as algas são uma rica fonte de fitoesteróis, que têm a capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo efetivamente o colesterol LDL (“ruim”) quando administrado em forma de suplementos.

Isso porque os fitoesteróis ajudam a diminuir a absorção do colesterol intestinal. Este estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Washington (EUA).

Além disso, a spirulina (alga azul-esverdeada) é rica em ácidos graxos como GLA, aminoácidos e antioxidantes.

Um estudo da Universidade de Baroda, na Índia, publicado no “Journal of Medicinal Food”, mostrou como a spirulina pode ajudar a reduzir o aumento dos níveis de gorduras no sangue em pessoas com síndrome nefrótica de hiperlipidemia (doença que causa altos níveis de partículas de gordura – lipídios –  no sangue).

Agora os benefícios das algas marinhas

4 – Podem melhorar as inflamações e dores

beneficios-das-algas-que-vao-te-surpreender-2

Os benefícios das algas também se estendem ao combate da inflamação e alívio da dor.

Em geral, as algas contêm compostos anti-inflamatórios, como ácidos graxos ômega 3 e clorofila.

Um estudo da Universidade de Dublin, na Irlanda,  analisou a variedade vermelha de alga, que é conhecida por ser uma fonte rica e natural de compostos que possuem propriedades biológicas e farmacológicas, incluindo atividades anti-inflamatórias, analgésicas e gastroprotetoras.

Outro estudo, da Universidade de Busan, na Coréia, mostrou que outro tipo de alga marinha, chamada Pyropia yezoensis, tem alta concentração de proteínas, o que a torna uma excelente fonte de peptídeos biologicamente ativos podendo agir como um potente anti-inflamatório.

5 – Faz um “detox” de metais pesados

beneficios-das-algas-que-vao-te-surpreender-3

A chlorella é um tipo de alga verde que age como um quelante natural para remover metais pesados do corpo.

Ela pode envolver toxinas que residem em nossos corpos, como chumbo, cádmio, mercúrio e urânio, e impedir que elas sejam reabsorvidas.

Altos níveis de exposição a 23 metais ambientais considerados “metais pesados”, como chumbo, mercúrio, alumínio e arsênico, podem causar toxicidade aguda ou crônica.

Isso pode resultar em danos ou redução da função nervosa central e mental, além de danos aos órgãos vitais.

A exposição a longo prazo pode levar a processos degenerativos físicos, musculares e neurológicos mais sérios.

O consumo regular de chlorella foi indicado para evitar que os metais pesados se acumulem nos tecidos moles de nossos corpos e órgãos.  

Um estudo do Departamento de Ciências e Nutrição da Universidade da Coréia, revelou os efeitos da ingestão de chlorella no metabolismo do cádmio em animais.

Os pesquisadores descobriram que, quando as cobaias foram expostas ao cádmio de metais pesados, a chlorella foi capaz de neutralizar o envenenamento por metais pesados e diminuir os danos nos tecidos, diminuindo a absorção de cádmio.

6 – Pode ajudar na proliferação de células-tronco

Nos adultos, as células-tronco são encontradas em todo o corpo. Eles se dividem para substituir as células que estão morrendo e as que estão danificadas.

À medida que envelhecemos, as células-tronco também envelhecem e têm uma capacidade regenerativa diminuída, o que contribui para o processo de envelhecimento.

Com base em estudos mostrando que algas verde-azuladas podem modular a função imune em animais, o Departamento de Neurocirurgia de Tampa (Flórida, EUA), investigou os efeitos de extratos de algas verde-azuladas em células-tronco humanas em culturas.

Os resultados preliminares mostram que um extrato destas algas pode ajudar a promover a proliferação de células-tronco humanas.

7 – Benefícios para a gestante e para o bebê

O feto é totalmente dependente da nutrição materna para crescimento e desenvolvimento, portanto este é um aspecto de extrema importância.

Dessa forma, se a mãe receber uma alimentação com um aporte adequado de ácidos graxos poli-insaturados, poderá oferecer ao feto a quantidade necessária desses ácidos para um bom desenvolvimento do sistema nervoso e visual, tempo de gestação, aspectos nutricionais do recém-nascido, imunidade, entre outros.

E parece que a ingestão de peixes pode não ser suficiente para aumentar o DHA materno para que estes efeitos benéficos ocorram.

Assim, o conjunto das evidências indica a suplementação de toda gestante, especialmente no último trimestre de gestação, de DHA e as doses variam, mesmo considerando-se apenas os estudos de melhor qualidade, entre 200 e 600 mg por dia, preferencialmente com DHA de fonte segura.

A dieta materna, antes da concepção, é de grande importância, pois determina o tipo de ácido graxo que se acumulará no tecido fetal.

O transporte dos ácidos graxos essenciais é realizado através da placenta e são depositados no cérebro e retina do concepto, e este depósito ocorre principalmente no último trimestre de gestação. Neste trimestre, o feto retira um total de 50 a 75 mg de LCPUFA da mãe, sendo a maioria DHA.

O DHA é preferencialmente incorporado na composição cerebral e retiniana no último trimestre da gestação e nos dois primeiros anos de vida e é considerado essencial para a função cerebral normal, sendo o principal ácido graxo presente na substância cinzenta do cérebro.

A Schizochytrium sp. é uma microalga que contém óleo rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs). O DHA n-3 (Ácido Docosahexaenoico) é o mais abundante componente deste óleo e é utilizado como um ingrediente nutricional na alimentação.

Sendo assim, a suplementação, quando indicada, tem sido preferencialmente feita com DHA produzido a partir do cultivo de algas, como a Schizochytrium sp.

8 – Auxilia no desenvolvimento infantil

Os ácidos graxos poliinsaturados são nutrientes essenciais para os humanos. Eles são componentes estruturais e funcionais das membranas das células e precursores de funções hormonais e imunológicas.

Estudos sugerem que a dieta ou a suplementação com deficiência de DHA tem efeito não apenas no desempenho escolar, mas também na probabilidade futura de dificuldade de atenção e hiperatividade das crianças.

Um estudo demonstrou que crianças no início da vida escolar com dificuldade de leitura melhoraram seus desempenhos com a suplementação de DHA e que a capacidade de soletrar manteve-se entre as crianças com suplementação de DHA, enquanto piorava no grupo placebo.

Esses resultados podem indicar que mudanças sutis, em diferentes áreas da cognição, podem ter um efeito sinérgico e fazer diferença no aprendizado infantil de forma significativa.

Saiba mais sobre as algas

Em geral, as algas podem conter:

– Proteína e aminoácidos, até 60% de proteína;

Vitaminas A (betacaroteno), C (ácido ascórbico), E e K;

– Muitas das vitaminas do complexo B, incluindo B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), colina, biotina, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e B12 (cobalamina);

– Minerais e oligoelementos, incluindo iodo, cálcio, cloreto, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, fósforo, sódio e zinco;

– Ácidos graxos ômega 3, incluindo EPA, DHA, GLA e ALA;

– Enzimas ativas;

– Fitoquímicos como clorofila, fucoxantina e outros pigmentos vegetais.

Como consumir algas?

Atualmente é possível obter os benefícios de algas através de suplementos ou “in natura”, encontradas em lojas de alimentos naturais.

As dosagens variam de acordo com o produto e a pessoa. Uma dose apropriada também depende da idade e das necessidades de cada um.

No momento, não há informações científicas suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para suplementos de algas verde-azuladas e outros produtos de algas.

E quanto ao óleo?

beneficios-das-algas-que-vao-te-surpreender-4

O óleo de alga,  mais conhecido como Ômega de Algas, é um suplemento de saúde derivado de algas que é frequentemente usado como uma alternativa vegana aos óleos de peixe.

A suplementação entre um a dois gramas de óleo de algas por dia pode elevar significativamente os níveis sanguíneos de DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico), ácidos graxos presentes no ômega 3.

Portanto, o óleo de algas é uma boa escolha se você pretende aumentar a ingestão desses importantes ácidos graxos ômega-3. E mais: o DHA de algas é bioequivalente ao DHA de óleo de peixe, ou seja, tem as mesmas propriedades benéficas para o organismo.

Mas atenção! Antes de tomar qualquer suplemento, verifique se a empresa é idônea! Lembre-se de que é a sua saúde que está em jogo!

Se você não sabia dos inúmeros benefícios que as algas têm para o organismo, passe este conteúdo para seus amigos. É bem provável que eles também não saibam, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
Singh, S., Kate, B. N., &Banerjee, U. C. (2005). BioactiveCompoundsfromCyanobacteriaandMicroalgae: An Overview. Critical Reviews in Biotechnology, 25(3), 73–95.
Abidov, M., Ramazanov, Z., Seifulla, R., &Grachev, S. (2010). The effectsofXanthigenâ„¢in theweight management ofobesepremenopausalwomenwith non-alcoholicfattyliverdiseaseand normal liverfat. Diabetes, ObesityandMetabolism, 12(1), 72–81.
Mathew, B., Sankaranarayanan, R., Nair, P. P., Varghese, C., Somanathan, T., Amma, B. P., … Nair, M. K. (1995). Evaluationofchemopreventionof oral cancerwithspirulinafusiformis. NutritionandCancer, 24(2), 197–202.
Abdul, Q. A., Choi, R. J., Jung, H. A., &Choi, J. S. (2016). Health benefitoffucosterolfrom marine algae: a review. Journalofthe Science of Food andAgriculture, 96(6), 1856–1866.
Samuels, R., Mani, U. V., Iyer, U. M., &Nayak, U. S. (2002). HypocholesterolemicEffectof Spirulina in PatientswithHyperlipidemicNephroticSyndrome. Journalof Medicinal Food, 5(2), 91–96.
Robertson, R., Guihéneuf, F., Bahar, B., Schmid, M., Stengel, D., Fitzgerald, G., … Stanton, C. (2015). The Anti-InflammatoryEffectofAlgae-DerivedLipidExtractsonLipopolysaccharide (LPS)-StimulatedHuman THP-1 Macrophages. Marine Drugs, 13(8), 5402–5424.
LEE, H.-A., KIM, I.-H., & NAM, T.-J. (2015). BioactivepeptidefromPyropiayezoensisand its anti-inflammatoryactivities. InternationalJournalof Molecular Medicine, 36(6), 1701–1706.
Shim, J. A., Son, Y. A., Park, J. M., & Kim, M. K. (2009). Effectof Chlorella intakeonCadmiummetabolism in rats. NutritionResearchandPractice, 3(1), 15.
https://draxe.com/algae-benefits/

 

1 comentário em “Benefícios das algas que vão te surpreender”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Própolis verde: Invista em sua imunidade!

Que tal passar pelo inverno livre de gripes e resfriados? E se for com a ajuda de produtos naturais, melhor ainda, certo? Invista em sua imunidade com própolis verde!

Neste post vamos falar mais sobre a própolis verde: como usar, como ela age no organismo, suas propriedades e alguns dos benefícios desta substância que é uma exclusividade brasileira!

Seis truques para exterminar a barriga

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Se prestar atenção ao que coloca no prato conseguirá sentir diferença no tamanho da barriguinha. Além da quantidade é preciso ter cuidado com