Benefícios do ômega 3 que todos os atletas precisam conhecer

Praticar exercícios é uma ótima maneira para ter corpo e uma mente saudáveis. Mas para algumas pessoas, como os atletas, a atividade física exige muito mais do organismo, fazendo com que eles se preocupem ainda mais com a saúde. A boa notícia é que o ômega 3 pode ajudar atletas profissionais de várias formas: pode fortalecer os ossos, melhorar o desempenho dos músculos, aliviar as dores do pós treino e muito mais. Saiba mais:
Share on facebook
Share on twitter

Praticar exercícios é uma ótima maneira para ter corpo e uma mente saudáveis. Mas para algumas pessoas, como os atletas, a atividade física exige muito mais do organismo, fazendo com que eles se preocupem ainda mais com a saúde.

A boa notícia é que o ômega 3 pode ajudar atletas profissionais de várias formas: pode fortalecer os ossos, melhorar o desempenho dos músculos, aliviar as dores do pós treino e muito mais.

Saiba mais:

1 – Acelera a recuperação do corpo

Após duras sessões de treino, seus músculos ficam crivados de “lesões” microscópicas que, quando curadas, deixam o corpo mais forte e maior.

O ômega 3 é um poderoso composto anti-inflamatório que ajuda a fazer com que o processo de recuperação aconteça, diz a nutricionista Kari Ikemoto, da HealthCare Partners na Califórnia.

2 – Ajuda a deixar o corpo mais forte

Além de diminuir a degradação muscular, os ácidos graxos ômega 3 aumentam a síntese proteica –  processo no qual seus músculos transformam a proteína que você come na proteína dos músculos. Por exemplo, em um estudo da Universidade de Washington, cientistas descobriram que o ômega 3 aumentou a resposta de construção muscular à insulina e aos aminoácidos, ambos liberados no corpo durante o exercício.

beneficios-do-omega-3-que-todos-os-atletas-precisam-conhecer-1

3 – Alivia a dor muscular

Outro benefício dos mecanismos de combate à inflamação do ômega 3, é a sua capacidade de eliminar o DMIR (dor muscular de início retardado). Trata-se da dor que aparece geralmente no dia seguinte ao exercício físico.

Em um estudo publicado pelo Clinical Journal of Sports Medicine, a suplementação com ômega 3 reduziu acentuadamente os níveis de dor percebida nos homens 48 horas após o exercício.

4 – Aumenta o tempo de resposta dos músculos

Em um estudo publicado no Journal of Sports Science & Medicine, jogadores de futebol melhoraram drasticamente seu tempo de reação com apenas quatro semanas de suplementação de óleo de peixe (DHA e EPA).

E mais: os ácidos graxos eles são componentes vitais das terminações nervosas, dos neurônios e das membranas musculares, diz a nutricionista esportiva Lisa Dorfman, da American Pistachio Growers.

DCIM100GOPROG0063373.

5 –  Ajuda a reduzir o risco de lesões por repetição

Além de acelerar a recuperação do corpo após uma série de exercícios, o ômega 3 evita lesões após a prática esportiva de várias formas: evitando a degradação do tecido e a inflamação, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para os músculos, melhorando a amplitude de movimento e aliviando as dores nas articulações.

6 – Pode otimizar a função dos músculos

O ômega 3 atua nas terminações nervosas dos neurônios e nas membranas musculares do corpo, melhorando a função neuromuscular.

Em um estudo da International Society of Sports, os cientistas observaram que a suplementação com DHA e EPA, em atletas masculinos, melhorou a função dos músculos (eles aumentaram a função da coxa em 20%) e tiveram menos fadiga muscular.

7 –  Ajuda na queima de gordura

Em um estudo publicado na Revista da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, os pesquisadores descobriram que a suplementação diária com óleo de peixe ômega 3 diminuiu significativamente a massa gorda dos adultos em apenas seis semanas.

8 – Pode facilitar a prática de exercícios

Parte do benefício do ômega 3, é que ele melhor a função cardíaca e a quantidade de oxigênio que seu corpo queima a cada minuto. Isso significa que, durante cada minuto de exercício, seu corpo precisa de menos oxigênio do que seu. É preciso menos energia para correr uma maratona, fazer um gol ou melhorar seu desempenho nas quadras.

beneficios-do-omega-3-que-todos-os-atletas-precisam-conhecer-3

9 – Ajuda no fortalecimento dos ossos

Se você gosta de esportes de contato como futebol ou basquete, sabe que a chance de ter um osso quebrado é maior. Felizmente, uma pesquisa publicada no Current Pharmaceutical Design sugere que o ômega 3 possa fortalecer os ossos pois aumenta a absorção de cálcio do corpo.  

10 – Controlam a asma associada ao exercício

Ao reduzir a inflamação, o ômega 3 pode fazer uma grande diferença na vida de que sofre de asma. Em um estudo de medicina respiratória, a suplementação de ômega 3 melhorou drasticamente a função pulmonar e reduziu a inflamação das vias aéreas em pessoas que sofrem de broncoconstrição induzida por exercício (também conhecida como asma induzida por exercício).

beneficios-do-omega-3-que-todos-os-atletas-precisam-conhecer-4

Como ingerir o ômega 3?

O ômega 3 contém principalmente duas substâncias, o EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Eles são ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa, encontrados em peixes de águas frias e profundas, como anchova, salmão, atum, sardinha e arenque (selvagens).

Nosso corpo não consegue produzir esses ácidos graxos essenciais, por isso você pode e deve inserir em sua dieta todas boas fontes de ômega 3. Você também pode optar pela suplementação com cápsulas de óleo de peixe, mas atenção – tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, certo?

E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

healthy lifestyle, medicine, nutritional supplements and people concept - close up of male hands holding pills with cod liver oil capsules and water glass

O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde. Estes ativos devem ser obtidos através de bons suplementos, pois somente eles poderão proporcionar benefícios para seu corpo.

Se você é atleta ou conhece alguém que desempenha atividades físicas de alta performance, passe esse conteúdo para a frente, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
Smith, G. I., Atherton, P., Reeds, D. N., Mohammed, B. S., Rankin, D., Rennie, M. J., &Mittendorfer, B. (2011). Omega-3 polyunsaturatedfattyacidsaugmentthemuscleproteinanabolic response tohyperinsulinaemia–hyperaminoacidaemia in healthyyoungandmiddle-agedmenandwomen. Clinical Science, 121(6), 267–278.
Tartibian, B., Maleki, B. H., &Abbasi, A. (2009). The EffectsofIngestionof Omega-3 FattyAcidsonPerceivedPainandExternalSymptomsofDelayedOnsetMuscleSoreness in UntrainedMen. ClinicalJournalof Sport Medicine, 19(2), 115–119.
Macaluso, F., Barone, R., Catanese, P., Carini, F., Rizzuto, L., Farina, F., & Di Felice, V. (2013). Do Fat SupplementsIncreasePhysical Performance? Nutrients, 5(2), 509–524.
Drobnic, F., Rueda, F., Pons, V., Banquells, M., Cordobilla, B., & Domingo, J. C. (2017). Erythrocyte Omega-3 FattyAcidContent in Elite Athletes in Response to Omega-3 Supplementation: A Dose-Response PilotStudy. JournalofLipids, 2017, 1–7.
Noreen, E. E., Sass, M. J., Crowe, M. L., Pabon, V. A., Brandauer, J., &Averill, L. K. (2010). Effectsofsupplementalfishoilonrestingmetabolic rate, bodycomposition, andsalivary cortisol in healthyadults. JournaloftheInternational Society of Sports Nutrition, 7(1), 31.

2 comentários em “Benefícios do ômega 3 que todos os atletas precisam conhecer”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

07 de abril: Dia Mundial da Saúde. Você está cuidando da sua?

O que é saúde para você? Para a Organização Mundial de Saúde, é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. E como o dia 07 desse mês foi escolhido pela OMS como “Dia Mundial da Saúde”, separamos algumas orientações para que você possa manter sua saúde (em todos os aspectos) sempre em dia! Veja: