DHA melhora o desenvolvimento do cérebro e protege a função neurológica

Um dos principais blocos de construção do cérebro, o ácido docosahexaenóico (DHA) do ácido graxo ômega-3, é fundamental para a saúde e a função cerebral em todas as fases da vida! Pesquisadores já descobriram que o DHA fornece benefícios para melhorar as funções do cérebro em bebês, adultos e idosos. Você já ouviu falar dos benefícios do DHA?
Share on facebook
Share on twitter

Um dos principais blocos de construção do cérebro, o ácido docosahexaenóico (DHA) do ácido graxo ômega-3, é fundamental para a saúde e a função cerebral em todas as fases da vida!

Pesquisadores já descobriram que o DHA fornece benefícios para melhorar as funções do cérebro em bebês, adultos e idosos.

Você já ouviu falar dos benefícios do DHA?

Múltiplos benefícios do ômega 3

A maioria dos cientistas e autoridades médicas concorda que uma ingestão maior de ômega 3 não só é importante como fundamental para uma boa saúde.

Isto é baseado em um grande número de estudos bem conduzidos em humanos e animais, que mostraram que os ácidos graxos ômega 3 melhoram a função cerebral, diminuem a inflamação, reduzem a incidência de ataques cardíacos fatais e acidentes vasculares isquêmicos, melhoram as doenças autoimunes  e a visão.

Um dos principais benefícios do ômega 3 é na função neurológica e proteção cerebral. Por exemplo: vários estudos mostraram que a ingestão mais alta de ômega 3 reduz significativamente a incidência da doença de Alzheimer, bem como a demência vascular, e melhora a qualidade de vida e a memória naqueles afetados pela demência.

DHA e o desenvolvimento cerebral

dha-melhora-o-desenvolvimento-do-cerebro-e-protege-a-funcao-neurologica-1

A suplementação de DHA pode melhorar a memória em casos de doença de Alzheimer  e também a perda de memória relacionada à idade.

Estudos em animais mostraram que as dietas suplementadas com DHA podem neutralizar as dificuldades de aprendizado quando a beta-amilóide solúvel (a forma mais prejudicial de amilóide associada à doença de Alzheimer) é infundida no cérebro dos animais.

Estudos em animais, tanto em camundongos como em primatas não humanos, também mostram que dietas sem DHA prejudicam o aprendizado e a memória, e que a realimentação de dietas contendo DHA pode reverter essas deficiências.

Pesquisas comprovaram que alimentar ratos com dietas ricas em DHA melhorou tanto a memória de trabalho (memória de muito curto prazo) e memória de referência (de longo prazo) em animais jovens e velhos.

Mais benefícios do DHA

dha-funcao-neurologica

Um número crescente de estudos em bebês e animais está mostrando uma forte correlação entre a ingestão ômega 3, especialmente o DHA, e a função cognitiva, a acuidade visual e o desenvolvimento geral do cérebro.

No desenvolvimento humano, o cérebro cresce mais rápido durante o último trimestre da gravidez e nos dois primeiros anos após o nascimento.

Isso significa que, durante este período, o desenvolvimento neurológico da criança é altamente dependente de sua ingestão dietética de nutrientes essenciais, especialmente de ácidos graxos ômega 3.

Isso porque o cérebro fetal e infantil é incapaz de converter o ALA (ácido alfa-linolênico, um ômega-3 encontrado em alguns óleos vegetais) em DHA, e o bebê depende totalmente da mãe para o seu suprimento.

Existem evidências impressionantes sobre os benefícios do DHA. Estudos concluíram que um DHA mais alto na dieta dos bebês se traduz em melhor função cerebral, especialmente para funções cognitivas e visuais.

Também é interessante notar que o DHA desempenha um papel importante na função e coordenação muscular em bebês em desenvolvimento.

Um estudo recente usando babuínos recém-nascidos, revelou que os níveis mais altos de DHA são encontrados nas áreas de controle motor do cérebro, que também desempenham um papel importante na memória, desenvolvimento social e comportamento.

Então o DHA adequado na dieta da mãe é fundamental para o desenvolvimento normal do cérebro em seus bebês.

Saiba mais sobre os benefícios do DHA para os bebês!

Mas como consumir DHA?

dha-melhora-o-desenvolvimento-do-cerebro-e-protege-a-funcao-neurologica-4

Existem duas formas de ingestão de DHA, ácido graxo presente no ômega 3: através da alimentação e suplementos. Você pode consumir os peixes gordos de águas geladas, tais como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem. Eles são ricos em ômegas 3 do tipo EPA e DHA, que são os ácidos graxos de origem animal.

Se você optar por suplementos, fique atento: existem diferenças entre os ômega 3 disponíveis no mercado, e ao optar por um produto, você precisa saber realmente o que está adquirindo.

E mais: escolha cápsulas de óleo de peixe com uma alta concentração de ácidos graxos e fique atento para que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos.

Se você gostou desse conteúdo, envie-o para seus amigos e familiares, e ajude-os a manter a boa saúde cerebral!  Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referências:
1.Yehuda S, Rabinovtz S, Carasso RL, Mostofsky DI. Essential fatty acids preparation (SR-3)improves Alzheimer’s patients quality of life. Int J Neurosci.1996 Nov;87(3-4):141-9.
2.Morris MC, Evans DA, Tangney CC, Bienias JL, Wilson RS. Fish consumption and cognitive decline with age in a large community study. Arch Neurol.2005 Dec;62(12):1849-53.
3.Hashimoto M, Hossain S, Shimada T, et al. Docosahexaenoic acid provides protection from impairment of learning hability in Alzheimer’s disease model rats. J Neurochem. 2002 Jun;81(5):1084-91.
4.Gamoh S, Hashimoto M, Hossain S, Masumura S. Chronic administration of docosahexaenoic acid improves the performance of radial arm maze task in aged rats.Clin Exp Pharmacol Physiol. 2001 Apr;28(4):266-70.
5. Neuringer M, Connor WE. omega-3 fatty acids in the brain and retina: evidence for their essentiality. Nutr Rev. 1986 Sep;44(9):285-94.
6. Enslen M, Milon H, Malnoe A. Effect of low intake of omega-3 fatty acids during development on brain phospholipid fatty acid composition and exploratory behavior in rats.Lipids. 1991 Mar;26(3):203-8.
7. Willatts P, Forsyth JS, DiModugno MK, Varma S, Colvin M. Effect of long-chain polyunsaturated fatty acids in infant formula on problem solving at 10 months of age.Lancet. 1998 Aug 29;352(9129):688-91.

 

1 comentário em “DHA melhora o desenvolvimento do cérebro e protege a função neurológica”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Os prós e os contras da corrida

Fonte: mdemulher.abril.com.br Quando pensamos em corrida, logo vêm à nossa cabeça os benefícios óbvios, que são a queima de calorias e a perda de peso. Mas

Conheça nove maneiras naturais para perder a gordura abdominal

Vamos ser sinceros. Não é fácil perder peso, principalmente de maneira saudável. Muitas vezes é preciso mudar hábitos que estão enraizados há muitos anos e mais: mesmo com todo o esforço a gordura não some da noite para o dia. Mas dá para entender! As pessoas passam anos acumulando gordura e, quando decidem perdê-la, querem que ela suma em algumas semanas.

Mas se existe uma gordura perigosa e que merece atenção especial é a abdominal ou visceral. Isso porque ela também se acumula nos órgãos vitais e aumenta o risco de doenças graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes e muitas outras.