Própolis , cuidado natural contra o Aedes aegypti

Share on facebook
Share on twitter

A própolis é uma cera produzida pelas abelhas a partir cascas, resinas e botões de flores, e é usada para proteger as colmeias, desinfetar o local onde a abelha-rainha coloca seus ovos e evitar a putrefação de outros insetos dentro do ambiente.

A própolis possui diversas propriedades biológicas e terapêuticas, entre elas estão as ações antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante, antiviral, cicatrizante, anestésica e anticariogênica.

Há 20 anos, o biólogo e Apiterapeuta Gilvan Barbosa Gama vem realizando estudos acerca da eficiência da própolis, e afirma que ela pode ser uma poderosa aliada contra mosquitos hematófagos, como o tão conhecido e temido Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zica vírus e Chikungunya.

A pesquisa confirma que quem ingere diariamente a própolis, exala através do suor dois princípios ativos, flavona e vitamina B, substâncias que repelem, entre outros, o mosquito transmissor da dengue – Aedes aegypti.

O tratamento foi comprovado através de uma pesquisa que durou cinco anos na Amazônia. O pesquisador foi também agente da pesquisa, utilizando a própolis e afirma não ter contraído a malária.

Composição da Própolis

A própolis é uma cera produzida pelas abelhas a partir cascas, resinas e botões de flores. Sua composição: além das vitaminas do complexo B, C, H e O, a própolis também possui em sua composição flavonoides, galangina, resinas com bálsamo, cera e pólen.

Orientação de consumo

A própolis tem eficácia contra mosquitos hematófagos (inclusive Aedes), porém se trata de uma substância que deve ser ingerida constantemente para obter resultados, uma vez que se interrompe a sua ingestão, o “odor” dos flavonoides e da Vitamina B exalados pela pele que repelem naturalmente os mosquitos não mais existirão, com isso os riscos de picadas podem voltar a acontecer em áreas de infestação.

A dosagem aconselhada como repelente é:

Adultos: 40 gotas do extrato de própolis diluídas em meio copo d’água uma vez ao dia.

Esta dosagem poderá ser dividida em três etapas:
– 10 gotas ao acordar, 20 gotas no meio do dia, 10 gotas ao deitar.
Se a infestação de mosquitos for grande, podemos aumentar esta dosagem para 60 gotas, também divididas em três etapas.

Crianças até 10 anos: aconselha-se usar 1/4 do peso corporal em gotas também divididas em três etapas.

Com a patologia instalada recomenda-se usar:

Adultos: 7,5ml no primeiro pico febril,e repetir esta mesma dosagem mais três vezes a cada duas horas,até que 30ml do extrato tenham sido ingeridos.

Crianças: 04ml no pico febril e repetir a dosagem mais três vezes a cada 02 horas até que 12ml tenham sido ingeridos.

Para a prevenção com o Vital Real, a sugestão é:

Adultos:
1 cápsula ao se levantar
2 Cápsulas ao meio do dia
1 a noite (após o jantar)

Para crianças:
1 cápsula pela manhã
1 cápsula a noite

 

Confira algumas matérias que circulam na mídia:

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que as crianças precisam de DHA?

Os ácidos graxos essenciais são cruciais para uma boa saúde e desenvolvimento das crianças, mais especificamente o DHA.

O DHA é importante para o desenvolvimento cerebral e ocular e função ao longo das etapas da vida, mas é particularmente importante durante os dois primeiros anos de vida e primeira infância.

Quais as causas da Compulsão Alimentar?

Quando se fala em Compulsão Alimentar, você pode até pensar que é um assunto muito distante do seu universo. Mas, se parar para pensar, você até pode ter tido, em algum momento da sua vida, sintomas da Compulsão Alimentar.