Qual a concentração ideal de ômega 3 para o organismo?

Quando se fala em ômega 3 surgem muitas dúvidas. Uma delas diz respeito à concentração, ou seja, qual a quantidade ideal de nutrientes que devem ser ingeridos por dia? E quais produtos oferecem essa quantidade? Estas perguntas são muito importantes, uma vez que a concentração e a quantidade corretas de ômega 3 de um produto são fundamentais para que o corpo obtenha todos os benefícios deste nutriente.
Share on facebook
Share on twitter

Quando se fala em ômega 3 surgem muitas dúvidas. Uma delas diz respeito à concentração, ou seja, qual a quantidade ideal de nutrientes que devem ser ingeridos por dia? E quais produtos oferecem essa quantidade?

Estas perguntas são muito importantes, uma vez que a concentração e a quantidade corretas de ômega 3 de um produto são fundamentais para que o corpo obtenha todos os benefícios deste nutriente.

Entre esses benefícios estão a melhora das funções cerebrais e do sistema cardiovascular, melhora da imunidade, fortalecimento e beleza da pele e cabelos, benefícios para as gestantes e bebês e muitos outros! Veja aqui mais benefícios do ômega 3!

Então vamos por partes. Primeiro, qual a quantidade ideal de ômega 3 devo ingerir por dia?

Cada pessoa precisa de uma quantidade de ômega 3 que deve ser ingerida por dia. O ideal é consultar um médico nutrólogo ou um nutricionista. Esse profissional poderá lhe indicar a quantidade de acordo com suas necessidades, idade, peso e condições de saúde.

O que podemos dizer é que, de um modo geral, algumas organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente.

E como escolher um produto que contenha essa quantidade?

qual-a-concentracao-ideal-de-omega-3-para-o-organismo-1

Observe o rótulo com atenção! Ele deve informar a quantidade de EPA e DHA na composição. Existem diversas composições de Ômega 3 no mercado, sendo que a mais encontrada é a 18/12, com 18% de EPA e 12% de DHA.  

Já estão disponíveis também no mercado outras composições com maior concentração de EPA e DHA, como o 33/22, 36/24, 10/50 e 42/22 , este último com 640 mg de ômega 3 por grama.

Uma boa dica é tomar cuidado com produtos muito baratos e com baixa concentração de ômega 3. Isso porque, para fazer efeito em sua saúde, é preciso tomar uma quantidade maior de cápsulas por dia.

No fim das contas, seu custo será mais alto do que outro produto com maior concentração, o qual desempenha sua função com um número menor de cápsulas.

E mais: escolha suplementos que contenham a Vitamina E em sua formulação. Isso porque os ácidos graxos oxidam com muita facilidade, perdendo suas propriedades, e a Vitamina E é um excelente antioxidante natural, que faz bem para a sua saúde e para a melhor durabilidade dos ácidos graxos!

Outra qualidade muito importante do seu ômega 3, é que ele deve ser livre de metais tóxicos, que infelizmente “viajam” pela cadeia alimentar através dos peixes contaminados pelos oceanos.

Dica: as cápsulas da Vital Âtman, por exemplo, têm as maiores concentrações de ômega 3 do mercado. Apenas para se ter uma ideia, cada 1g de Vital Fish contém 640 mg de ômega 3 por cápsula e 840 EPA e 440 de DHA que correspondem a 1.280 mg de ômega 3 por porção de 2g ao dia.

Saiba mais sobre como escolher um bom suplemento

Gostou deste conteúdo? Então ajude seus amigos e familiares a saberem mais sobre esse assunto, afinal compartilhar saúde é Vital!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: o que é, como usar e quais os benefícios?

O ômega 3 é um dos nutrientes mais estudados de todos os tempos, com cerca de 30.000 publicações científicas que comprovam uma série de benefícios de saúde diferentes relacionados a esse tipo de gordura.

Ele representa uma família de ácidos graxos essenciais que não podem ser fabricados no nosso organismo, sendo que eles se dividem em três tipos: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).

O ômega 3 é fundamental para a formação das membranas celulares e do equilíbrio das funções orgânicas. Ele interfere na atividade das enzimas ligadas às membranas, sendo fundamental para a ação das aminas sobre seus receptores.

Seus ossos merecem atenção

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo?

Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?

Mitos e verdades sobre alimentação

Por: Nutrição Prática & Saudável O endocrinologista Alfredo Halpern selecionou para o site do programa Bem Estar mitos e verdades sobre alguns alimentos como leite,