Óleo de manjericão, benefícios além da cozinha

O manjericão é usado na culinária tradicional há muitos anos, mas o que muitas pessoas não sabem é que o óleo extraído do manjericão tem muitos benefícios potenciais para a saúde! O que é óleo de manjericão? O óleo de manjericão é um extrato obtido das folhas da planta de manjericão (Ocimum basilicum). Geralmente, o óleo de manjericão é utilizado em pratos finos, molhos, chás, aromaterapia e até mesmo em aplicações tópicas. Além de dar um delicioso sabor aos alimentos, o óleo de manjericão tem sido usado como coadjuvante no tratamento de doenças desde os tempos antigos.
Share on facebook
Share on twitter

O manjericão é usado na culinária tradicional há muitos anos, mas o que muitas pessoas não sabem é que o óleo extraído do manjericão tem muitos benefícios potenciais para a saúde!

O que é óleo de manjericão?

O óleo de manjericão é um extrato obtido das folhas da planta de manjericão (Ocimum basilicum).

Geralmente, o óleo de manjericão é utilizado em pratos finos, molhos, chás, aromaterapia e até mesmo em aplicações tópicas. Além de dar um delicioso sabor aos alimentos, o óleo de manjericão tem sido usado como coadjuvante no tratamento de doenças desde os tempos antigos.

Componentes

Os principais componentes do óleo de manjericão podem variar de acordo com fatores genéticos, origem geográfica, partes utilizadas da planta (caule, folha e flor) e o método de extração. Geralmente, os principais componentes do óleo de manjericão são linalol, estragol e geraniol.

E quais são os benefícios para a saúde? 


Listamos aqui alguns benefícios do óleo de manjericão para a saúde, acompanhe: 

1) Acne

Em um ensaio clínico ficou comprovado que o óleo de manjericão, especialmente sua versão concentrada, matou uma bactéria que causa acne (Propionibacterium acne) em tubos de ensaio. O efeito foi provavelmente devido ao seu conteúdo no linalol, que pode matar esse tipo de bactéria (gram-positiva).

2) Dores de cabeça

Em um ensaio clínico em 19 mulheres de meia idade, 5 dias de aromaterapia com uma mistura de manjericão, lavanda, alecrim e óleo de rosa melhoraram muito os sintomas da dor de cabeça.

manjericao-beneficios-alem-da-cozinha-2

3) Ansiedade

O tratamento com óleo de manjericão ajudou a diminuir o comprometimento da memória, danos cerebrais (hipocampo), depressão causada por estresse crônico imprevisível e diminuiu os níveis do hormônio do estresse corticosterona em um estudo em 2018.

Em um ensaio clínico em 35 pessoas com transtorno de ansiedade generalizada, o extrato de folhas de manjericão reduziu o estresse e o humor depressivo.

4) Diabetes

O óleo de manjericão reduziu a atividade de duas enzimas que aumentam os níveis de açúcar no sangue (amilase e glucosidase), sugerindo em um estudo que ele pode ajudar no controle do diabetes tipo 2.

Em um estudo esperimental em diabéticos, o manjericão reduziu os níveis de açúcar no sangue antes e após as refeições.

5) Infecções

Em ratos, o tratamento com óleo de manjericão causou uma taxa de cura de 56-81% das infecções de ouvido nos infectados pelo vírus da gripe comum e uma taxa de cura de 6-75% nos infectados por pneumonia. Foi mais eficaz do que qualquer outro óleo essencial usado no estudo.

Nos tubos de ensaio, o óleo de manjericão impediu o crescimento de 61 cepas diferentes de E. coli (1 cepa padrão e 60 cepas de pacientes com infecções do trato respiratório, estômago, trato urinário e pele). Seu componente linalol foi o com maior atividade antimicrobiana.

Em outro estudo, o óleo de manjericão matou os seguintes fungos potencialmente infecciosos:

Aspergillus niger (pode causar infecções pulmonares)
Fumigatus (pode causar infecções em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido)

Rhizopus stolonifer (pode causar infecções em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido)
Cryptococcus (pode causar meningite em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido)

Green fresh basil leaves isolated on white background

6) Dor

As folhas de manjericão produzem óleos essenciais ricos em monoterpenos, que podem ajudar a controlar a dor.

Em um estudo em ratos, o óleo de manjericão e o linalol reduziram a percepção da dor em uma região abundante em receptores de dor (lábio superior).

Em um estudo feito com camundongos com fibromialgia, os suplementos orais de óleo de manjericão diminuíram a dor.

7) Pressão sanguínea

O óleo de manjericão reduz a atividade de duas enzimas comprovadamente desempenhadas na pressão alta (amilase e glucosidase).

8) Asma

Em um estudo em porquinhos-da-índia, o manjericão agiu de maneira semelhante aos inaladores (relaxando as vias aéreas).

Além de todos esses benefícios, o óleo de manjericão é uma ótima estratégia para melhorar o sabor das dietas hipossódicas e hipolipídicas recomendadas a indivíduos com hipertensão arterial e dislipidemias.

Interessante saber que algo tão saboroso é ainda super benéfico para a saúde, né? Aproveite para incluir o óleo de manjericão no seu dia a dia!

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos e familiares, compartilhar saúde é Vital!!!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.

Pimenta: sabor e saúde

Pimenta: sabor e saúde em um único alimento!

Quem é não gosta de um temperinho a mais em suas principais refeições?

Pois se você aprecia uma boa comida, certamente já provou aqueles tipos de pimenta mais usados no Brasil, como a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta.

Seis benefícios da música para a saúde

Quem é que não gosta de música? Ela tem o poder de alegrar uma festa, marcar momentos especiais, lembrar de pessoas e acontecimentos importantes e pode até ser usada para relaxar ou apenas se divertir.

Mas porque gostamos tanto de batidas ritmadas e melodias? Acredita-se que a música tenha sido usada desde praticamente o começo dos tempos para ajudar os humanos a lidarem com sentimentos difíceis e se conectarem melhor uns com os outros.

Devido à sua influência forte e imediata sobre as nossas emoções, juntamente com a sua capacidade de aumentar naturalmente os neurotransmissores (incluindo as endorfinas) a música está sendo usada para programas de bem-estar em todo o mundo.