Alimentação saudável traz benefícios e melhora a imunidade dos corredores

Share on facebook
Share on twitter

Fonte:  globoesporte.globo.com

Iogurte, chá verde, uvas roxas, gérmen de trigo e linhaça são os alimentos que podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas nos treinos e provas

Na semana passada, o EU ATLETA deu algumas dicas de alimentos que prometem melhorar a imunidade dos atletas (clique aqui e confira). Segundo a nutricionitsa Cristiane Perroni, a alimentação saudável é fundamental para um bom desempenho nas provas. Além disso, é observado uma elevação da autoestima, maior disposição para trabalhar e realizar as atividades diáriase melhora da saúde.

– Precisamos fazer e rever metas e objetivos, motivação, autocontrole, ser flexível para realizar dieta e atividade física mais condizente com o nosso estilo de vida proporcionando saúde e prazer – disse Cristiane.

E você, atleta, quer ficar saudável e melhorar sua performance? Veja as dicas da nutricionista para fortalecer o seu sistema imunológico com os alimentos certos:

IOGURTE E LEITE FERMENTADO

São reconhecidos por probióticos, que possuem microorganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. São usados como promotores de crescimento e como imunoestimulantes para prevenir e tratar doenças. Ingestão recomendada por dia: um copo durante o café da manhã.

CHÁ VERDE: CAMELLIA SINENSIS

O chá verde é rico em catequina (fitonutriente) da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Atua de forma benéfica na infecções virais e nos processos inflamatórios.
UVAS ROXAS: ANTIOXIDANTE

São fontes de vitamina C e de uma substância chamada resveratrol, que tem propriedades antioxidantes.
O TRIO DO BEM: TOMATE, MELANCIA E GOIABA

Um trio bom para o organismo. Ricas em licopeno, antioxidante fundamental para prevenir o câncer de próstata que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Dica: Com o tomate, dê preferência a sopas e molhos quentes, que potencializam o licopeno.
GÉRMEN DE TRIGO
Excelente fonte de vitamina E, que é um ótimo antioxidante, com função de proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres. Além disso, a vitamina E interage com as vitaminas A e C e com o selênio, reforçando ainda mais suas propriedades. Dica: use em receitas de bolos, pães, massas ou coloque em sucos e iogurtes.
FARINHA DE LINHAÇA DOURADA
Fibra que melhora a função intestinal, contém fitoestrogenos, que amenizam os efeitos da menopausa e da TPM, gera saciedade e é rica em Ômega 3 e 6. Consumir uma colher de sopa uma vez ao dia. Mais algumas sugestões: consuma muita água, fundamental para o equilíbrio do organismo, evite os exageros, sejam eles por gorduras, grandes volumes ou álcool e fuja de dietas de restrição, que podem gerar uma queda do sistema de defesa e por consequência, um aumento de gripes, resfriados ou outras patologias. E tenha sempre em mente: para que os exercícios físicos sejam aliados da saúde, é fundamental que os cardápios do dia a dia sejam equilibrados, contendo proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, além de água.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Os melhores alimentos para começar bem o seu dia

Começar o seu dia com uma boa nutrição te dá muito mais energia para as atividades de sua rotina, sabia? Você se concentra melhor, fica menos estressado e faz escolhas mais saudáveis…

Para um café da manhã realmente poderoso, capaz de te dar todo o ânimo necessário, as proteínas e as gorduras provenientes de frutas, cereais e oleaginosas são sempre uma boa opção, pois mantém você saciado e disposto. Os alimentos ricos em vitaminas B também são excelentes fornecedores de energia!

A importância do DHA na cadeia alimentar

Você sabia que o DHA presente nas algas pode “viajar” pela cadeia alimentar? Saiba como ingerir esta substância através de alimentos como peixes e carnes.

Lembra da expressão “cadeia alimentar” das aulas de biologia? Ótimo, pois, agora você vai saber como o DHA, presente nas algas, pode ser ingerido por você através deste processo e como este nutriente pode beneficiar a sua saúde.

Ômega 3: quanto consumir por dia e em qual concentração?

Vou lhe fazer duas perguntas: Você consome Ômega 3? Se sim, qual a quantidade e como você chegou até ela? Podem parecer perguntas simples, mas as respostas podem fazer toda a diferença para que você consiga os benefícios que o seu corpo precisa através deste suplemento.

Isso porque, para fazer bem à sua saúde, é preciso que esta substância seja ingerida na quantidade e forma corretas, caso contrário você pode não tirar todo o proveito do Ômega 3 para sua saúde.