Se você está na menopausa e sente efeitos indesejáveis como: ondas de calor, suor excessivo, sensibilidade nos seios e outros, temos uma ótima notícia! O óleo de borragem, é um composto natural que pode ajudar a combater todos os sintomas dessa fase e também no climatério, que é o período que antecede a menopausa. Saiba mais sobre esta substância e como ela pode te ajudar e ter uma vida mais confortável:
O que é o óleo de borragem?
O óleo de borragem é uma substância extraída da planta Borago officinalis, conhecida como borragem, que é a fonte natural mais rica do ácido gama-linoleico ou GLA (entre 17 e 25% da sua composição). Depois de absorvido pelo corpo, o GLA é convertido em prostaglandinas e serve para ajudar a regular o sistema imunológico, combater inflamações, aliviar sintomas de doenças autoimunes, doenças de pele, além de minimizar a tensão pré-menstrual, cólicas e outras condições inflamatórias.
Como tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de borragem auxilia no tratamento de diversas condições de curto e longo prazo na mulher. Muitas mulheres que começaram a tomar o óleo de borragem disseram ter alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual como a sensibilidade mamária, ansiedade, erupções cutâneas, estresse e cólicas. O óleo de borragem também se mostrou eficaz no tratamento da endometriose, dos sintomas da menopausa, incluindo os suores noturnos e até no aumento da produção do leite materno.
Conheça mais sobre os benefícios deste óleo:
1 – Anti-inflamatório natural
Por ser um ácido graxo poli-insaturado (PUFA), o GLA encontrado no óleo de borragem, é conhecido por ter um efeito positivo contra a inflamação, na saúde geral e nos mecanismos antienvelhecimento. Os ômega-3 e 6 (ácidos graxos poli-insaturados) desempenham um papel importante na luta contra esta condição pois ajudam a controlar a liberação de moléculas responsáveis pelas respostas inflamatórias do corpo (algumas sendo prostaglandinas, leucotrienos e citocinas). Além de controlar as respostas imunes, o GLA tem efeitos positivos sobre a morte celular (apoptose) para células tóxicas. Uma vez que entra no corpo, o GLA é convertido em uma substância chamada ácido dihomo-y-linolênico (DGLA). Isso libera as prostaglandinas e compostos de leucotrienos que o sistema imunológico produz. Além disso, acredita-se que a substância DGLA reduz a inflamação inibindo a síntese de leucotrienos (parcialmente responsáveis por causar reações autoimunes).
2 – Eczema e distúrbios da pele
Um dos usos mais bem pesquisados para o óleo de borragem é o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como o eczema. O GLA (o ácido gama-linolênico) demonstrou corrigir as deficiências nos lipídios da pele causados por baixos níveis de atividade do delta-6-dessaturase. Quando a pele não produz estes óleos protetores em quantidade suficiente, o resultado é um sistema imunológico desregulado, maiores riscos de inflamações e respostas imunes que resultam em problemas de pele, incluindo os típicos do eczema.
3 – Gordura e aumento do peso
Se você luta para perder peso, uma boa notícia: há evidências de que o GLA do óleo de borragem causa menor acúmulo de gordura corporal em comparação aos óleos vegetais refinados. Segundo os cientistas, a explicação é que as pessoas magras tendem a ter mais gordura marrom do que pessoas obesas (ou com excesso de peso). Sendo assim, esta gordura marrom pode atuar mais como músculo do que com a gordura branca. Nesse caso, o GLA reduziu o acúmulo de gordura corporal através de um aumento dos genes que controlam o crescimento do tecido adiposo marrom em comparação com o crescimento do tecido adiposo branco. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pelo Laboratório de Bioquímica Nutricional em Ibaraki, Japão.
4 – Antioxidante
O óleo de semente de borragem possui propriedades antimutagênicas e antioxidantes que podem combater o crescimento de células cancerosas. Em estudos laboratoriais, o óleo de borragem reduziu a vida útil das células tóxicas e prolongou a vida útil das células saudáveis. A suplementação de óleo de borragem é recomendada para proteger o DNA e tratar o câncer naturalmente devido à sua capacidade de diminuir o dano genético oxidativo subjacente (que causa inflamação e desenvolvimento desta doença).
5 – Artrite
O GLA do óleo de borragem pode funcionar como um remédio natural para a dor da artrite reumatoide, especialmente quando usado em combinação com outros analgésicos convencionais ou medicamentos anti-inflamatórios. Há evidências de que algumas pessoas perceberam uma diminuição do inchaço e da dor nas articulações com seis semanas de tratamento regular com o óleo de borragem.
6 – Infecções Respiratórias
O óleo de borragem pode ajudar a melhorar a função dos pulmões, inclusive em pessoas com infecções respiratórias inflamatórias e distúrbios como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Os suplementos de óleo de semente de borragem, tomados em forma de cápsula, podem ajudar a acelerar o tempo de cicatrização associado a tosse, melhorar o resfriado comum ou gripe, reduzir o tempo gasto no hospital e evitar o uso de medicamentos para inflamação, o que pode piorar os sintomas respiratórios.
7 – Crescimento
Estudos realizados em Food and Chemical Toxicology, mostraram que crianças que fizeram uso do óleo de borragem, têm melhores taxas de crescimento e desenvolvimento. E mais: complementar a alimentação com ácidos graxos do óleo de borragem e suplementos benéficos de ômega 3, pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso central e reduzir os riscos associados aos partos prematuros.
Mas como ingerir o óleo de borragem?
Como o corpo não produz este ácido graxo essencial ômega-6, o ideal é ingeri-lo através de suplementos (prensados a frio) ou na alimentação. Ao utilizar suplementos, opte por produtos certificados para garantir que ele esteja livre de alcaloide pirrolizidínico, uma toxina cancerígena que ataca o fígado. É que essa planta produz alcaloide pirrolizidínico naturalmente e deve ser tratada antes do consumo. O tipo de extração mais segura é quando as sementes são prensadas a frio para extrair o óleo!
No caso das mulheres que estão na fase da menopausa, é interessante otimizar ainda mais os efeitos benéficos do consumo de óleo de borragem, associando o seu uso a doses de magnésio, vitamina D, e cálcio, isso irá ajudar a evitar o risco de osteoporose, que se torna maior nesta fase da vida.
Na natureza, o ácido gama-linolênico (GLA) do óleo de borragem, está presente em quantidades muito pequenas em algumas plantas comestíveis, como vegetais de folhas verdes e certas nozes. Ele também pode ser passado para o bebê através do leite materno.
Então, se você está entrando na menopausa ou passando por essa fase, experimente inserir o óleo de borragem na sua dieta e compartilhe sua experiência com a gente!
23 comentários em “Óleo de borragem, um poderoso aliado da saúde da mulher”
Estou sentindo muitas dores em todo o corpo! Será porquê estou tomando remédios para Colesterol e triglicérides e também óleo de borragem? Quais dos três está me dando estas dores?
Olá Teresinha, tudo bem?
O óleo de borragem não costuma ter efeitos colaterais. Aconselhamos que procure um médico para uma melhor avaliação da sua condição.
Um abraço!
Estou tomando a 30 dias óleo de borragem através de cápsulas e os efeitos da menopausa foram diminuídos com bastante eficácia. Meu médico receitou esse remédio por tempo indeterminado.
Meu esposo tem artrite reumatoide. Ele pode tomar as cápsulas de barragem?
Oi Sra Francisca, tudo bem?
Aconselhamos consultar uma nutricionista para saber o tratamento ideal para ele.
Um abraço!
Eu comprei o óleo de borragem hoje é comecei a tomar, para ver se diminuem os sintomas da menopausa, Mais fiquei com medo de tomar, por ter uma toxina cancerígena, Se não for prensado a frio. Alguém pode me explicar melhor sobre isso? Obrigado!
Oi Joseane, tudo bem?
O nosso óleo de borragem é totalmente livre de qualquer substância tóxica!
Homens pode fazer uso dessa substância?
Boa noite!
Faço uso de Pietra e também unha de gato com uxi amarelo para alívio da dor e inflamação da endometriose. Posso tomar o óleo de borragem também?
Oi Rosângela, tudo bem?
O Vital Flór (com óleo de borragem) não tem contraindicação, porém, aconselhamos que você procure uma nutricionista para orientá-la melhor quanto a ingestão combinada com estes outros ativos.
Um abraço! 🙂
A alguns meses atras achei que iria enlouquecer por causa dos sintomas da menopausa. Dai me indicaram óleo de Borragem. Agora ja fazem 2 meses que estou usando. Estou radiante. Até as dores da Artrite melhoraram . Estou dormindo bem a noite. Suores desesperadores desapareceram.Voltei a viver.Recomendo muitíssimo. Não gostaria que ninguem passasse o que passei. Fiquei semanas sem dormir. Chorava implorando ajuda.Tenho 50 anos. Fiz histerectomia á 4 anos e 4 meses.
Oi Adriana, tudo bem?
Obrigada por relatar aqui sua experiência com o óleo de borragem! Realmente o óleo de borragem é excelente! Temos vários depoimentos de mulheres que tiveram incríveis melhoras com o Vital Flór: https://www.vitalatman.com.br/vital-flor-p.html
Um abraço!
Comecei a tomar hoje justamente por estar com os mesmos sintomas Adriana Carvalho, é dificil ter esses sintomas, seu comentário me deu ânimo, espero que de certo..
olá, comecei a tomar óleo de borragem 1 por dia há mais ou menos 1 mês, os sintomas da menopausa melhoraram muuuuito, e os inchaços da artrite diminuiram e asim as dores também diminuiram bastante. Estou muito satisfeita.
Oi Indiara, tudo bem?
Que ótimo! Obrigada pelo feedback 🙂
tomo óleo de borragem já a anos pois tento endometriose cistos mamários e agora esto entrando na fase da menopausa estou com 48 anos posso dizer que o o medicamento e excelente e meu companheiro fiel kkkkk
Estou utilizando o óleo de borragem a aproximadamente 20 dias. Super recomendo!!! Eu sentia muitas dores no corpo, cansaço extremo, não tinha energia para nada e 15 dias antes das menstruações eram uma tortura… As dores intensificava, o humor era alterado e não sinto mais nada…
Super disposição para as minhas atividades de trabalho e de casa. Sem dores, sem mal humor, também não tenho mais crises de ansiedade e também sensação de saciedade (este ultimo, acredito que pelo motivo da ansiedade controlada).
Oi Gizele, tudo bem?
Que incrível seu relato!!!!! Ficamos muito felizes com os resultados!
Uauuu Gizele, que ânimo me deu, comecei hoje com o medicamento justamente pelos mesmos sintomas que é muito difícil… Espero que de certo.
bom dia,
estou com síndrome de túnel de carpo, provavelmente deve a ter com a menopausa, será que o óleo poderá resolver ou minimizar este problema? obrigada
Oi Sra Maria, tudo bem?
Tanto o Ômega 3 quanto a vitamina D podem auxiliar nesses sintomas, o Vital Flór é recomendado por conter esses dois ativos: https://www.vitalatman.com.br/vital-flor-p.html