10 motivos para você começar uma atividade física

Tem coisa mais gostosa do que chegar em casa depois de uma atividade física e tomar uma ducha? Além de proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento incomparáveis, a atividade física pode prevenir doenças, controlar o peso e até combater a depressão, sabia? Separamos 10 dos principais benefícios dessa prática. Veja:
Share on facebook
Share on twitter

Tem coisa mais gostosa do que chegar em casa depois de uma atividade física e tomar uma ducha? Além de proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento incomparáveis, a atividade física pode prevenir doenças, controlar o peso e até combater a depressão, sabia?

Separamos 10 dos principais benefícios dessa prática. Veja:

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica7

1 – Reduz o estresse e combate a depressão.

Este é um dos principais benefícios da atividade física. Enquanto nos exercitamos, o cérebro libera endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Elas também ajudam a controlar as emoções aliviando o estresse e a ansiedade.  Um estudo da Penn State University, revelou: pessoas que praticavam exercícios tiveram sensações mais agradáveis do que os sedentários. E mais: estudos comprovam que o exercício físico ajuda a melhorar a depressão, sendo um ótimo aliado das medicações. Então, se você sofre desta doença, basta que você consiga se exercitar, no mínimo, meia hora algumas vezes por semana. Seu humor vai melhorar muito. Então, depois de um dia difícil no escritório ou em casa, corra para a academia ou para pista de caminhada mais próxima! Você pode ter mil desculpas para não ir, mas nunca vai se arrepender de ter ido.

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica2

2 – Controla o peso.

Esse é um dos efeitos mais desejados por quem procura uma atividade física. O exercício pode ajudar a evitar o excesso de peso e ajudar a baixá-lo. A atividade física queima calorias e, quanto mais intensa, mais calorias você queima. Para se ter uma ideia, uma hora rápida de caminhada queima 400 calorias, ou seja, nesse ritmo você pode perder até meio quilo por semana, mas atenção! De nada adianta caminhar tanto e exagerar nos doces e frituras. Se você não tem muito tempo, uma boa dica é aproveitar as pequenas oportunidades do dia a dia como: trocar o elevador pelas escadas ou parar o carro alguns quarteirões mais longe do seu destino, por exemplo.

10

3 – Previne doenças cardiovasculares.

Independentemente do seu peso atual, ser ativo aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou o “bom” colesterol, além de diminuir os níveis de triglicérides. Esta combinação mantém seu sangue fluindo suavemente, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o exercício físico regular também ajuda a prevenir outras doenças como:  acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, depressão, vários tipos de câncer, artrite e quedas.

Woman working out with an exercise ball

4 – Melhora o sono.

O exercício físico ajuda a melhorar a insônia e a síndrome das pernas inquietas. Isso porque ele ajuda a controlar o relógio biológico do corpo, ou seja, os ciclos circadianos. Estes ciclos atuam em nosso corpo conforme a variação da luz do dia, ou seja, durante a manhã e à tarde nos deixam mais ativos e à noite nos ajudam a diminuir o ritmo, já preparando o corpo para o sono. Segundo os especialistas, se você é insone, o melhor horário para a prática de exercícios físicos é pela manhã: durante o dia, o corpo libera mais endorfina e, consequentemente, você se sente mais disposto. Mas se você só conseguir se exercitar à noite, procure realizar uma atividade mais leve, o mais longe possível do horário de ir para a cama.

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica3

5 –  Aumenta força e a flexibilidade.

Durante seu plano de exercícios físicos, inclua atividades de força e alongamento. O treinamento de força, com levantamento de peso ou com movimentos de ioga, ajuda a melhorar a força e a massa muscular. Isso é muito importante à medida que envelhecemos, pois, estes exercícios ajudam a manter os ossos fortes, prevenindo a osteoporose. Além disso, o aumento dos músculos ajuda seu corpo a queimar calorias com mais eficiência, mesmo após o término do treino. Já o alongamento aumenta a flexibilidade do corpo, facilitando as tarefas diárias.

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica5

6 – Ajuda na disciplina e na autoconfiança.

Conseguir atingir um objetivo de uma atividade física é altamente gratificante. Além de desenvolver a disciplina, você ficará mais confiante ao perceber que conseguiu vencer um desafio. O importante, nesse caso, é traçar um objetivo bem claro e ir se preparando para isso. Por exemplo: “dentro de três meses quero conseguir correr cinco quilômetros”. Quando conseguir fazer isso, descobrirá o poder da definição e do cumprimento de metas, e poderá aproveitar os benefícios do exercício e da confiança que virão junto com eles.

7 – Aumenta a energia.

Já ouviu aquela frase que diz: “quanto menos você faz, menos quer fazer”? O mesmo vale para a atividade física. Quando você está se sentindo exausto, a última coisa que quer é fazer exercício, certo? Mas de acordo com especialistas, é exatamente isso que você deve fazer. Durante um estudo, eles descobriram que o exercício de baixa intensidade, equivalente a um passeio tranquilo, promoveu uma queda nos níveis de fadiga e um aumento de 20% na energia nos participantes.

11

8 –  Previne o declínio cognitivo.

À medida que envelhecemos, o cérebro sofre um desgaste natural. Em algumas pessoas isso pode levar a doenças degenerativas como o mal Alzheimer, que matam células cerebrais, fazendo com que os portadores percam muitas funções cerebrais. Embora o exercício físico não possa “curar” esta doença, ele pode ajudar a fortalecer o cérebro contra o declínio cognitivo que começa após os 45 anos. Se exercitar, principalmente entre os 25 e os 45 anos, aumenta os compostos químicos no cérebro que previnem a degeneração do hipocampo, uma parte importante para a memória e a aprendizagem.


9 – Promove a socialização.

Se exercitar em conjunto pode ser muito prazeroso, pois um participante motiva o outro. Além disso, é uma ótima forma de passar mais tempo com a família e com amigos em um ambiente descontraído. Uma boa dica é fazer aulas de dança, montar uma equipe de futebol ou até um clube de corrida. O contato com a natureza também faz muito bem para o corpo: o sol ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Atividades ao ar livre também fazem bem para a alma: contemplar a natureza é uma “higiene mental” para o cérebro.

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica1

10 – Aumenta a longevidade.

Por prevenir várias doenças e retardar o processo de envelhecimento biológico, quem pratica exercícios físicos tem melhor qualidade de vida e mais longevidade. Isso porque cuidar do corpo melhora as funções orgânicas e ajuda no controle, tratamento e prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão, aterosclerose, enfermidades cardíacas, varizes, problemas respiratórios, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica, entre outras.

10-motivos-para-comecar-uma-atividade-fisica6

A prática de exercícios só oferece benefícios a quem se rende a ela 🙂

Já se convenceu? Então escolha atividade física que mais lhe agrada e comece já. Existem várias modalidades e, com certeza, uma delas irá ao encontro de suas necessidades.

Se você já pratica exercício físico, compartilhe sua experiência e conte para a gente como isso está te fazendo bem!

Se gostou desse texto, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a ter uma vida mais saudável 😉 Compartilhar saúde é Vital!

Referências:
draxe.com
greatist.com/fitness
http://www.mayoclinic.org

3 comentários em “10 motivos para você começar uma atividade física”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Está grávida? Conheça seis exercícios ótimos para você!

De repente aparece uma notícia que muda sua vida para sempre: “você está grávida”!

Passado o impacto inicial e a sensação de já ser mãe, vêm muitas dúvidas: “Será que é menino ou menina”? “Qual o nome que eu vou dar”? Será que devo mudar minha alimentação? E como vai ficar o trabalho? Será que posso continuar frequentando a academia?

Para responder todas a estas perguntas o ideal é consultar um médico e começar o acompanhamento da gestação. Isso vai garantir a saúde da mamãe e de bebê até o nascimento.