Descubra os benefícios do orégano para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

O orégano é uma das ervas mais presentes na nossa cozinha. Mas, você sabia que, além do delicioso aroma, o orégano pode conter benefícios para a saúde, como propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais, podendo até prevenir desconfortos causados pela candidíase?

O nome “orégano” provém do grego “origanum”, que significa “alegria da montanha”, fazendo referência ao aspecto e aroma agradável da planta que era utilizada como apertivo, tônico e até mesmo como desinfetante de feridas. Na antiga Roma, o orégano era conhecido como portador da felicidade e da paz, pois era muito utilizado para ornamentar as casas das famílias.

Uma forma bastante comum de explorar os benefícios do orégano para a saúde é consumir o óleo essencial dessa planta – o óleo essencial se obtém por meio da destilação com vapor de água das plantas frescas ou dessecadas.

Entre as principais propriedades biológicas do óleo de orégano destacam-se as atividades antibacteriana, antimicótica e antiviral. Um estudo demonstrou que o orégano demonstra uma excelente atividade fungicida para controlar as bactérias, como a Helicobacter pylori, uma bactéria que pode ser encontrada no estômago de pacientes que sofrem de gastrite crônica.

Outro benefício que o óleo de orégano pode proporcionar à saúde está em sua capacidade de inibir a proliferação de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase, doença que causa muito desconforto às mulheres, e pela proliferação de micro-organismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre, dores abdominais, entre outros.

2 comentários em “Descubra os benefícios do orégano para a saúde”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que são Ácidos Graxos essenciais e por que eles são tão importantes?

Durante décadas, os alimentos com gordura sofreram com má reputação pois todos achavam que eles só faziam mal ao organismo.

No entanto, a gordura dietética e os ácidos graxos essenciais são dois componentes muito importantes para a saúde.

Os ácidos graxos desempenham um papel em quase todos os aspectos da saúde, até mesmo nas células que compõem o corpo.

Existem certos tipos de ácidos graxos que devem ser incorporados à dieta pois eles não são produzidos pelo corpo.

Alimentos e suplementos que toda grávida precisa conhecer

Em um mundo onde a informação está a um clique de distância, impressiona a quantidade de mulheres grávidas que não se alimentam adequadamente para garantir a saúde do bebê e a própria.

Um estudo publicado no “Journal of Family and Reproductive Health” avaliou os hábitos alimentares de 485 mulheres grávidas.

Os pesquisadores descobriram que apenas 1,9% delas atendiam às recomendações alimentares de frutas e vegetais para uma gravidez saudável.