Descubra os benefícios do orégano para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

O orégano é uma das ervas mais presentes na nossa cozinha. Mas, você sabia que, além do delicioso aroma, o orégano pode conter benefícios para a saúde, como propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais, podendo até prevenir desconfortos causados pela candidíase?

O nome “orégano” provém do grego “origanum”, que significa “alegria da montanha”, fazendo referência ao aspecto e aroma agradável da planta que era utilizada como apertivo, tônico e até mesmo como desinfetante de feridas. Na antiga Roma, o orégano era conhecido como portador da felicidade e da paz, pois era muito utilizado para ornamentar as casas das famílias.

Uma forma bastante comum de explorar os benefícios do orégano para a saúde é consumir o óleo essencial dessa planta – o óleo essencial se obtém por meio da destilação com vapor de água das plantas frescas ou dessecadas.

Entre as principais propriedades biológicas do óleo de orégano destacam-se as atividades antibacteriana, antimicótica e antiviral. Um estudo demonstrou que o orégano demonstra uma excelente atividade fungicida para controlar as bactérias, como a Helicobacter pylori, uma bactéria que pode ser encontrada no estômago de pacientes que sofrem de gastrite crônica.

Outro benefício que o óleo de orégano pode proporcionar à saúde está em sua capacidade de inibir a proliferação de fungos como o Candida albicans, responsável pela candidíase, doença que causa muito desconforto às mulheres, e pela proliferação de micro-organismos indesejáveis que causam incômodo intestinal, prisão de ventre, dores abdominais, entre outros.

2 comentários em “Descubra os benefícios do orégano para a saúde”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Pele, cabelos e unhas mais bonitos com substâncias naturais

Aposto que na sua casa, no armarinho do banheiro ou na necessaire, você tem uma série de produtos para a pele: cremes, sérum, filtro solar, base e maquiagem. Tudo para ficar com a pele mais bonita e saudável, certo?

Mas sabia que se quiser manter esse resultado, você pode aliar estes produtos com itens da sua cozinha? Isso mesmo!

COZINHA VITAL – Frango Roots

Rendimento: 4 porções Ingredientes: 500 g de sobrecoxas de frango sem pele Vinagre de maçã 1 cebola picada 2 folhas de louro 3 dentes de

A sua beleza de dentro para fora!

Você sabia que já existem produtos específicos capazes de cuidar da beleza de dentro para fora?
Sim! Através da ingestão dos óleos de amêndoas e de gergelim juntamente com o ácido pantotênico e a biotina, você auxilia seu organismo a reduzir sinais do envelhecimento cutâneo e prevenir danos que podem ser causados com o passar dos anos.