10 exames de saúde que toda mulher deve fazer

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, que tal dar uma checada na sua saúde? Separamos uma lista com dez principais exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida. Isso porque o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento de doenças graves como o câncer. Então dê uma olhada na sua lista e veja se você está em dia com os cuidados com a sua saúde!
Share on facebook
Share on twitter

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, que tal dar uma checada na sua saúde?

Separamos uma lista com dez principais exames que toda mulher deve fazer ao longo da vida. Isso porque o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento de doenças graves como o câncer.

Então dê uma olhada na sua lista e veja se você está em dia com os cuidados com a sua saúde!

1 – Pressão Arterial

A American Heart Association (AHA) diz que, se a sua pressão arterial estiver abaixo de 120/80 milímetros de mercúrio (mmHg), que é a leitura ideal, é preciso verificá-la pelo menos uma vez a cada dois anos, começando aos 20 anos. Mulheres adultas com 40 anos ou mais, afro-americanas, ou aquelas com obesidade (que têm risco aumentado de hipertensão), a recomendação é de uma aferição semestral.

2 – Nível de colesterol

10-exames-de-saude-que-toda-mulher-deve-fazer

Este exame de sangue é usado para avaliar o risco do desenvolvimento de doença cardíaca ou derrame. Mulheres com 20 anos ou mais devem ter o colesterol medido pelo menos uma vez a cada cinco anos, diz o National Institutes of Health.

O nível de colesterol total deve ser inferior a 200 miligramas por decilitro (mg / dl); uma leitura alta limítrofe é entre 200 e 239 mg / dl. Se a mulher está com risco de doença cardíaca ou derrame, é preciso consultar um médico.

3 – Papanicolau

Dos 21 aos 65 anos esse exame deve ser feito a cada três anos. Nele, o médico usa um espéculo para alargar o canal vaginal, retira as células do colo do útero com um pincel pequeno e examina essas células em busca de alterações que possam levar ao câncer do colo do útero.

Também é recomendável combinar esse exame com o HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode levar ao câncer do colo do útero.

4 – Mamografia

10-exames-de-saude-que-toda-mulher-deve-fazer-1

A mamografia, que pode detectar o câncer de mama, é feita através da compressão do seio entre as placas para que as imagens de raios X possam ser capturadas.

Há muito que se discute quando e com que frequência uma mulher deve fazê-la, dado que o risco de câncer de mama aumenta com a idade, e os falsos positivos da triagem frequente podem fazer mais mal do que bem.

As diretrizes mais recentes recomendam que, a partir dos 50 anos, as mulheres realizem uma mamografia a cada dois anos.

A American Cancer Society, no entanto, diz que as mulheres devem iniciar exames anuais aos 45 anos, e podem mudar para uma mamografia bianual aos 55 anos. Se você tem um histórico familiar da doença, ou outras preocupações, converse com seu médico sobre triagem anual mais cedo.

5 – Densidade óssea

As mulheres devem começar a fazer exames de osteoporose com um teste de densidade óssea aos 65 anos. Aquelas com fatores de risco para osteoporose, tais como fraturas ou baixo peso corporal, devem ser examinadas mais cedo. Para este teste, chamado de varredura DEXA, a mulher se deita em uma mesa enquanto uma máquina de raios X de baixa dose captura imagens de seus ossos. A frequência desta triagem varia dependendo da densidade óssea e outros fatores de risco.

6 – Teste de Glicose no Sangue

10-exames-de-saude-que-toda-mulher-deve-fazer-2

A partir dos 45 anos, as mulheres devem fazer um teste de glicose no sangue a cada três anos para verificar se há diabetes ou pré-diabetes. O intervalo para testes normais pode variar, mas um teste de glicose em jejum de 100 mg / dl ou mais, indica que a mulher pode ser pré-diabética.

Já uma leitura superior a 126 mg / dl indica diabetes. Se a mulher é obesa ou tem um histórico familiar de diabetes, é preciso começar a fazer o exame mais cedo e com mais frequência.  O ideal é pedir a indicação do seu médico.

7 – Câncer de cólon

O rastreio do câncer de cólon, que pode ser feito em um consultório médico ou hospital, deve começar aos 50 anos. Para este exame, a sigmoidoscopia, um tubo e uma câmera iluminados são inseridos no ânus para examinar o cólon inferior. Também pode ser feita uma colonoscopia, na qual um tubo mais longo examina todo o cólon. A menos que um problema seja encontrado ou que a mulher tenha um risco maior de câncer de cólon, a sigmoidoscopia é repetida a cada 5 anos e uma colonoscopia a cada 10 anos.

8 – Índice de Massa Corporal

A partir dos 18 anos, as mulheres devem ser examinadas para obesidade, o que geralmente requer que o seu índice de massa corporal (IMC) seja calculado. Embora não haja diretrizes rígidas e rápidas sobre a frequência com que seu médico deve fazer essa avaliação, esse é um número importante. O IMC indica se a mulher é ou não obesa, uma condição que aumenta o risco de problemas graves de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

9 – Exame da pele

10-exames-de-saude-que-toda-mulher-deve-fazer-3

Mulheres devem examinar a pele todos os meses em casa. Elas devem inspecionar cuidadosamente a pele em todo o corpo, procurando por novas manchas ou alterações nas manchas existentes, que podem ser sinais precoces de câncer de pele. Se a mulher tem um risco maior de câncer de pele ou se existem casos na família, é preciso conversar com o médico ou dermatologista sobre a frequência com que esse exame deve ser feito no consultório.

10 – Check-up odontológico

10-exames-de-saude-que-toda-mulher-deve-fazer-4

Uma boa saúde dental é importante desde o momento em que o primeiro dente de leite brota, e todas as mulheres adultas precisam de exames odontológicos duas vezes por ano. Através de exames dentários regulares, que envolvem limpeza e exame dos dentes, juntamente com raios-X, o dentista pode detectar sinais precoces de outros problemas.

É bom lembrar que além desses exames é preciso ter hábitos de vida saudáveis como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e lazer.

Se você gostou desse conteúdo, repasse-o para suas amigas, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referência:
everydayhealth.com

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Qual a diferença entre os ômegas 3 disponíveis no mercado?

A maioria das pessoas já ouviu falar no ômega 3, porém este assunto ainda causa dúvidas em muita gente. As fontes desse tipo de gordura benéfica ainda não são conhecidas por todos, além disso, existem algumas diferenças entre os ácidos graxos ômega 3 de acordo com a sua origem e o seu tipo.

Porque escolher ômega 3 com Vitamina E?

Quando você vai comprar um suplemento de ômega 3, o que mais te convence? O preço, a embalagem ou a recomendação de algum amigo?

É claro que estes fatores podem ser levados em conta, mas é importante que você fique atento é ao rótulo.

Lá estão todas as informações sobre o produto e um nutriente que não pode ficar de fora é a Vitamina E.

Você não vai acreditar no que o óleo de coco pode fazer pela sua beleza!

Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa.

Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde: