Seus ossos merecem atenção

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo? Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?
Share on facebook
Share on twitter

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo?

Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?

Isso, mesmo. O ômega 3 pode ser um excelente aliado quando falamos de ossos saudáveis!

Por que os ácidos graxos Ômega 3 (EPA e DHA) são tão importantes para a saúde óssea?

Os ácidos graxos essenciais ômega 3 (EPA e DHA) ajudam a defender os nossos ossos contra a osteoporose, e eles fazem isso auxiliando na diminuição da inflamação através de uma grande quantidade de mecanismos.

Por que reduzir a inflamação é tão importante para proteção contra osteoporose?

Qualquer situação que cause inflamação ativa os osteoclastos, as células especializadas em remover (reabsorver) as células ósseas mais antigas. Os sinais inflamatórios indicam a essas células de remoção óssea que é hora de começar a trabalhar.

Nossos osteoclastos devem remover o osso velho e quebradiço ou danificado, um trabalho que eles fazem muito rapidamente! Então, eles devem sair de férias e deixar que as células de construção de ossos, nossos osteoblastos, comecem com o trabalho mais demorado de reconstruir o osso novo para substituir o osso que nossos osteoclastos removeram.

Quando a inflamação é crônica, no entanto, nossos osteoclastos passam horas extras trabalhando. Uma vez que a construção de novos ossos leva muito mais tempo do que a quebra de osso velho, muita atividade dos osteoclastos pode resultar em desbaste ósseo (ou osteopenia) e, em última instância, na osteoporose.

Ao diminuir a atividade inflamatória, os ácidos graxos EPA e DHA enviam os osteoclastos para casa, evitando a perda excessiva de massa óssea. Além disso, o EPA e o DHA convidam osteoblastos e dão a esses especialistas em construção de ossos tempo suficiente para estabelecer o osso novo.

Além disso, a EPA e a DHA nos ajudam a manter os ossos saudáveis, aumentando a produção de osteoblastos. Quando mais osteoblastos são produzidos, mais desses construtores ósseos estão disponíveis para serem chamados para construir um novo osso, logo que os osteoclastos tenham partido.

A essência disso é bastante simples

EPA e inflamação inferior do DHA , diminuem a ativação dos osteoclastos e promovem a atividade dos osteoblastos.

Mas nos últimos anos, aprendemos que a multiplicidade de maneiras através das quais os ácidos graxos essenciais ômega 3 alcançam esse resultado é surpreendentemente, lindamente complexo.

Agora sabemos que uma dança intrincada está ocorrendo constantemente em nossos corpos, que permite que os sinais inflamatórios sejam enviados quando necessário e desligam quando uma inflamação posterior pode causar danos. Ambos os tipos de ácidos graxos essenciais – os ômega 3 e os ômega 6 – são os parceiros nesta dança reguladora da inflamação. Quando se movem juntos em equilíbrio, o osso danificado é removido enquanto o novo osso novo é construído continuamente. Mas quando ômega 3 não está disponível para parceiros ômega 6 nesta dança, o lado inflamatório de ômega 6 gira fora de controle. Osteoclasts continuam as horas extras. A produção e atividade dos osteoblastos é inibida e perdemos osso.

A importância do ômega 3 para os ossos está sendo reconhecida há muitos anos

No começo da década de 1930, estudos feitos em camundongos privados de ácidos graxos foram publicados, associando esta condição à um quadro de osteoporose grave. Já na década de 1950, esses estudos foram confirmados, e constatou-se ainda que a deficiência de EPA causou tanto o dano do osso pela perda de gordura quanto pela desmineralização óssea.

Estes estudos receberam pouca atenção na época, mas atualmente os efeitos dos ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) sobre a saúde óssea se tornaram um campo de pesquisa bastante importante e amplo.

Felizmente, hoje em dia, nossa compreensão sobre a importância dos ácidos graxos essenciais ômega 3 – ácido eicosapentaenóico (EPA) e (Decosahexaenóico) DHA – para a saúde óssea se expandiu significativamente, e quem perde com isso é a osteoporose e outros problemas ósseos, certamente.

Agora também já sabemos que mesmo o composto geralmente pró-inflamatório derivado do ômega 6 – ácido araquidônico (AA) – promove ossos saudáveis quando a ingestão de ômega 3 está em equilíbrio com a ingestão de ômega 6.

A obtenção de ômega 3 regularmente, a fim de equilibrar os altos níveis de ômega 6 encontrados na dieta padrão ocidental, é crucial para prevenir a osteoporose e garantir ossos fortes e saudáveis por toda a vida.

Resumidamente, os Ácidos Graxos ômega 3, EPA e DHA, nos ajudam a construir o osso e incentivam a produção de osteoblastos, as células especiais que compõem o osso.

Sabendo disso, você tem mais um bom motivo para consumir todas as fontes de ômega 3 que puder, e diminuir significativamente os riscos de ter osteoporose, certo?

É importante ficar atento na hora de escolher seu suplemento. Escolha um fornecedor idôneo, que garanta a procedência dos ativos, observando sempre se está claro na embalagem ser isento de metais tóxicos e com alta concentração de ômega 3. Escolha consciente!

Passe estas informações adiante e deixe que todos saibam como cuidar melhor dos ossos e ter uma saúde e longevidade com muito mais qualidade.

Abraços e até a próxima, aqui no Blog Eu Bem Melhor 😉

Referencias:

 

2 comentários em “Seus ossos merecem atenção”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como viver mais e melhor

Viver mais e cada vez melhor. Desde muito tempo, esse tem sido um grande objetivo do homem. Por isso, não são poucas as pesquisas sobre

Falta de vitamina D? Cuidado, isso pode afetar suas noites de sono

Depois de um dia agitado, tudo o que você quer é chegar em casa, tomar um banho, relaxar e dormir. Só que na hora de deitar o sono não vem. E agora? Você vira pra lá, pra cá, toma leite quente, lê um pouco e nada. Sabia que isso pode ser um sinal de que está faltando Vitamina D no seu corpo?

Antes de explicar o motivo, saiba um pouco mais sobre essa vitamina!