O óleo de gergelim ajuda no emagrecimento?

Quando se fala em gergelim, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem do famoso pão de fast-food com os grãos por cima. Tem até jingle que diz.... “...cebola, picles em um pão com gergelim”. Bem, a boa notícia é que este alimento está longe de ser apenas um ingrediente deste lanche altamente calórico! Pesquisas mostram que o óleo de gergelim extraído a frio contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento e ainda melhorar seu desempenho durante a atividade física.
Share on facebook
Share on twitter

Quando se fala em gergelim, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem do famoso pão de fast-food com os grãos por cima. Tem até jingle que diz…. “…cebola, picles em um pão com gergelim”.

Bem, a boa notícia é que este alimento está longe de ser apenas um ingrediente deste lanche altamente calórico! Pesquisas mostram que o óleo de gergelim extraído a frio contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento e ainda melhorar seu desempenho durante a atividade física.  

Quer saber mais sobre ele? Vamos lá:

1 – Ajuda a queimar calorias: os compostos sesamina e sesamolina, presentes no óleo de gergelim extraído a frio, aumentam a ação da vitamina E, responsável pela formação dos músculos. Por sua vez, os músculos melhoram o desempenho físico, fazendo com que você queime mais calorias durante a atividade física.

2 – Contém ácido alfa linolênico, ácido linoleico e gorduras ômega 3, ômega 6 e ômega 9: estas substâncias estão relacionadas ao aumento do metabolismo e à melhora das funções intestinais.  

oleo-de-gergelim-ajuda-no-emagrecimento1

3 – Contém sesamina: estudos apontam que a sesamina, presente no óleo de gergelim extraído a frio, pode otimizar a capacidade do fígado em quebrar e queimar mais gordura, diminuindo a capacidade do corpo de armazenar a mesma.

4 – É rico em fibras: alimentos ricos em fibras dão a sensação de saciedade por bastante tempo. Como eles levam mais tempo para serem digeridos, o sistema digestivo queima mais calorias. E mais: eles evitam “picos” dos níveis de açúcar no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer. Só para se ter uma ideia, 100 gramas de sementes de gergelim contêm quase 8 gramas de fibras e isso também contribui para uma digestão mais saudável.

5 – Contém lignanas: de acordo com pesquisas, as lignanas, encontradas nas sementes de gergelim, podem ajudar queimar mais gordura pois inibem a absorção e a formação do colesterol.

6 – Tem ação laxativa: com o melhor funcionamento do intestino, pode ser observada a diminuição da circunferência do abdome.

7 – Ajuda a regular a leptina: O ômega 3, contido no óleo de semente de gergelim extraído a frio, ajuda o organismo a regular os níveis de leptina, um hormônio que alerta o cérebro sobre a hora de parar de comer.

oleo-de-gergelim-ajuda-no-emagrecimento2

A boa notícia é que existem várias formas de ingerir a semente e o óleo de gergelim: as sementes podem ser polvilhadas nas saladas, molhos e acrescentadas ao seu iogurte. Já o óleo pode ser adicionado à sua dieta em forma de suplementos, lembrando que para ter as propriedades funcionais preservadas, ele deve ser extraído a frio!

É uma escolha prática e deliciosa para se alimentar de forma mais saudável.

Gostou de saber um pouco mais sobre o óleo de gergelim? Compartilhe com seus amigos e espalhe saúde por aí 🙂

Referências:
http://www.livestrong.com
http://quemas.mamaslatinas.com/health_fitness

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça sete benefícios do orégano para sua saúde

Você já parou para pensar em como nossos antepassados tratavam suas doenças antes do aparecimento dos remédios?

Naquela época eles contavam apenas com as plantas que encontravam na natureza. Um dos registros mais antigos data de 3.700 A.C., na China. É um tratado médico sobre as propriedades medicinais das plantas de autoria do imperador chinês Shen Wung.

10 maneiras simples para cuidar bem da sua visão

Fazer consultas regulares com seu oftalmologista é apenas uma das maneiras de melhorar a visão e evitar lesões e doenças, mas também é importante incorporar outros hábitos em sua rotina para manter seus olhos saudáveis. Saiba mais!