O óleo de gergelim ajuda no emagrecimento?

Quando se fala em gergelim, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem do famoso pão de fast-food com os grãos por cima. Tem até jingle que diz.... “...cebola, picles em um pão com gergelim”. Bem, a boa notícia é que este alimento está longe de ser apenas um ingrediente deste lanche altamente calórico! Pesquisas mostram que o óleo de gergelim extraído a frio contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento e ainda melhorar seu desempenho durante a atividade física.
Share on facebook
Share on twitter

Quando se fala em gergelim, a primeira coisa que vem à cabeça é a imagem do famoso pão de fast-food com os grãos por cima. Tem até jingle que diz…. “…cebola, picles em um pão com gergelim”.

Bem, a boa notícia é que este alimento está longe de ser apenas um ingrediente deste lanche altamente calórico! Pesquisas mostram que o óleo de gergelim extraído a frio contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento e ainda melhorar seu desempenho durante a atividade física.  

Quer saber mais sobre ele? Vamos lá:

1 – Ajuda a queimar calorias: os compostos sesamina e sesamolina, presentes no óleo de gergelim extraído a frio, aumentam a ação da vitamina E, responsável pela formação dos músculos. Por sua vez, os músculos melhoram o desempenho físico, fazendo com que você queime mais calorias durante a atividade física.

2 – Contém ácido alfa linolênico, ácido linoleico e gorduras ômega 3, ômega 6 e ômega 9: estas substâncias estão relacionadas ao aumento do metabolismo e à melhora das funções intestinais.  

oleo-de-gergelim-ajuda-no-emagrecimento1

3 – Contém sesamina: estudos apontam que a sesamina, presente no óleo de gergelim extraído a frio, pode otimizar a capacidade do fígado em quebrar e queimar mais gordura, diminuindo a capacidade do corpo de armazenar a mesma.

4 – É rico em fibras: alimentos ricos em fibras dão a sensação de saciedade por bastante tempo. Como eles levam mais tempo para serem digeridos, o sistema digestivo queima mais calorias. E mais: eles evitam “picos” dos níveis de açúcar no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer. Só para se ter uma ideia, 100 gramas de sementes de gergelim contêm quase 8 gramas de fibras e isso também contribui para uma digestão mais saudável.

5 – Contém lignanas: de acordo com pesquisas, as lignanas, encontradas nas sementes de gergelim, podem ajudar queimar mais gordura pois inibem a absorção e a formação do colesterol.

6 – Tem ação laxativa: com o melhor funcionamento do intestino, pode ser observada a diminuição da circunferência do abdome.

7 – Ajuda a regular a leptina: O ômega 3, contido no óleo de semente de gergelim extraído a frio, ajuda o organismo a regular os níveis de leptina, um hormônio que alerta o cérebro sobre a hora de parar de comer.

oleo-de-gergelim-ajuda-no-emagrecimento2

A boa notícia é que existem várias formas de ingerir a semente e o óleo de gergelim: as sementes podem ser polvilhadas nas saladas, molhos e acrescentadas ao seu iogurte. Já o óleo pode ser adicionado à sua dieta em forma de suplementos, lembrando que para ter as propriedades funcionais preservadas, ele deve ser extraído a frio!

É uma escolha prática e deliciosa para se alimentar de forma mais saudável.

Gostou de saber um pouco mais sobre o óleo de gergelim? Compartilhe com seus amigos e espalhe saúde por aí 🙂

Referências:
http://www.livestrong.com
http://quemas.mamaslatinas.com/health_fitness

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Seis benefícios das sementes de chia durante a gravidez

Durante a gravidez uma das principais preocupações das futuras mamães é em relação à alimentação. Será que posso comer isso? E aquilo? Já falamos sobre alimentação saudável para grávidas em um post anterior, mas hoje você vai saber mais sobre a chia, um superalimento que pode ajudar as gestantes de várias maneiras.

Conheça os benefícios da semente de Chia para as grávidas

Conheça substâncias naturais que combatem as inflamações!

Você sabia que muitas doenças que existem hoje em dia são provocadas por inflamações? Este é um processo que acontece no organismo que vai muito além dos sintomas mais conhecidos como vermelhidão, dor, edema e sensação de calor.

Só para você ter uma ideia, até mesmo a gordura, causada pelo excesso de peso, pode passar por um processo de inflamação e causar vários prejuízos ao corpo.

Por isso nesse blog post vamos explicar como funciona o processo de inflamação e mais: como substâncias naturais podem ajudar a combater esse problema. Veja!