Você sabe o que é a vitamina B5?
A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma das vitaminas que compõem o complexo B. Ela faz parte de um grupo de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo, sabia?
Como a vitamina B5 é um nutriente solúvel em água, seu excesso é eliminado pela urina, sendo raro o excedente desta vitamina em nosso organismo e dificilmente ocasiona algum mal.
Qual a quantidade necessária de vitamina B5 diária?
A recomendação médica de vitamina B5 varia de acordo com a idade e a situação em que a pessoa se encontra, sendo crescente o índice de miligramas diários recomendados conforme a idade da pessoa. Até os 13 anos de idade a ingestão diária deve ser de no máximo 4 miligramas, já na fase adulta esta porcentagem aumenta para 5 miligramas, chegando a 7 miligramas diários para mulheres grávidas ou que amamentam.
Já a quantidade ideal para atletas ou praticantes assíduos de atividades físicas é de 10 miligramas diários, para que possam usufruir de todos os benefícios da vitamina B5 no organismo.
Quais os sintomas da falta de vitamina B5?
A deficiência da vitamina B5 pode ocasionar alguns desconfortos como por exemplo: estresse, fadiga, insônia, cãibras, dores estomacais, contrações involuntárias dos músculos e até infecções respiratórias! Em casos mais graves pode ocasionar o que é chamado de ‘Síndrome do pé ardente’ em que a pessoa pode sentir falta de sensibilidade nos pés acompanhada de forte ardor.
Quais os benefícios da vitamina B5?
Este nutriente promove uma série de benefícios, em geral, a vitamina B5 nos auxilia a manter uma boa saúde, estando presente em todas as células do nosso corpo!
Dentre os principais benefícios estão:
- a manutenção de funções importantes do sistema nervoso;
- a melhora da saúde da pele e cabelos;
- o auxílio na produção de energia para os exercícios,;
- a redução nos níveis de colesterol;
- a melhora na cicatrização;
- o avanço nos tratamentos contra a acne;
- a diminuição do estresse;
- redução de distúrbios respiratórios e problemas cardíacos.
Onde posso encontrar a vitamina B5?
Felizmente, a vitamina B5 é encontrada na maioria dos alimentos, especificamente em legumes, verduras e carnes magras. Sua ingestão também pode ser realizada através de suplementos multivitamínicos indicados, por sua vez, de acordo com orientação profissional adequada.
Esta vitamina também é produzida pelo organismo humano, especificamente pela flora intestinal. Daí a importância de se manter hábitos saudáveis, como a não ingestão excessiva de alimentos industrializados que contribuem para o enfraquecimento de bactérias intestinais.
A ingestão de alimentos ricos em vitamina B5, a partir de uma dieta equilibrada, se faz necessária diariamente, já que nosso organismo não consegue estocá-la.
Agora que você já conhece as vantagens de se consumir a vitamina B5, veja a lista que preparamos com os 10 alimentos mais ricos nesta vitamina.
Os 10 alimentos mais ricos em vitamina B5
Farelo de arroz e de trigo
A ingestão de 100 gramas de farelo de arroz proporciona 7,4 miligramas de vitamina B5 para nosso corpo, já o farelo de trigo tem cerca de 2,2 miligramas.
Como o farelo de arroz não tem um sabor acentuado, pode ser incorporado à receita de pães, tortas, sopas, etc. O farelo de trigo também pode ser acrescentado em massas e ingerido juntamente com leite e iogurtes.
Sementes de girassol
Esta semente também tem uma das maiores quantidades de vitamina B5! Cada 100 gramas fornece ao nosso organismo 7,1 miligramas desta vitamina. Possuem sabor agradável e podem ser consumidas em iogurtes, lanches, saladas, etc.
Fígado
É um alimento super nutritivo e possui 5,4 miligramas de vitamina B5 a cada 100 gramas. A melhor forma de consumí-lo é quando este alimento é ferventado, seja em uma sopa ou em bife, consumido mais frequentemente nesta última opção.
Cogumelo
A cada 100 gramas de cogumelos, nosso corpo absorve 3,6 miligramas de vitamina B5. Podem ser consumidos assados, refogados, em molhos e sopas.
Salmão
Este delicioso peixe pode ser consumido cru, como por exemplo em pratos da culinária asiática, e também assado ou em ensopados. Possui 1,9 miligramas de vitamina B5 a cada 100 gramas.
Abacate
Fruta bastante conhecida e apreciada possui 1,5 miligramas de vitamina B5 em cada 100 gramas. Geralmente é consumida com adição de açúcares mas também pode ser ingerida com leite e iogurtes e até mesmo na versão salgada.
Frango
Esta carne muito consumida pelos brasileiros também é rica em vitamina B5, possuindo 1,3 gramas a cada 100 gramas. É consumido de diversas formas: assado, cozido, grelhado, etc.
Brócolis
Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina B5. Tem cerca de 0,79 miligramas a cada 100 gramas. Geralmente é consumido cozido e pode fazer parte na composição de tortas, sopas e saladas.
Batata
Este tubérculo muito utilizado na culinária possui cerca de 0,7 miligramas de vitamina B5 em cada 122 gramas. A batata doce possui 0,66 miligramas. Pode ser consumida assada, frita, cozida, etc.
Ovo
Este alimento também é rico em vitamina B5. Pode-se considerar que cada unidade de 50 gramas possua cerca de 0,65 gramas desta vitamina. É consumido cozido, frito ou na preparação de bolos, tortas e massas em geral.
A vitamina B5 (ácido pantotênico) é incrível e seu corpo precisa dela! Agora que você sabe tudo sobre esta importante vitamina e já conhece os alimentos mais ricos, incorpore-os à sua dieta e desfrute dos benefícios para sua saúde!
Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos, espalhe saúde por aí 🙂
Referências:
https://draxe.com/vitamin-b5/
http://www.umm.edu/health/medical/altmed/supplement/vitamin-b5-pantothenic-acid
https://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-853-PANTOTHENIC+ACID+VITAMIN+B5.aspx
3 comentários em “Vitamina B5: tudo o que você precisa saber”
Bom dia!
Grato pelo e-mail enviado.
Qual o suplemento que vocês podem me indicar de vitamina B5?
No aguardo;
Luiz
Oi Luiz, tudo bem?
O suplemento que temos com vitamina B5 é o Vital Beauty: http://www.vitalatman.com.br/vital-beauty-p.html
Um abraço 🙂
li em alguns sites que as quantidades usuais de vitamina B5 giram em torno de 70 a 100 mg dia, por isso gostaria de saber porquê vocês indicam uma quantidade ilusória de apenas 5 mg dia