26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.
Share on facebook
Share on twitter

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.

O perigo é que muitas vezes as pessoas não relacionam os sintomas (quando aparecem) com a hipertensão. São eles: dor de cabeça, zumbido, vista embaçada e pontos brilhantes na visão.

E para lembrar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos, a Sociedade Brasileira de Hipertensão, escolheu a data de 26 de abril como o dia de prevenção e combate à hipertensão arterial.

Segundo dados do IBGE, essa doença já atinge 30% da população brasileira e mata 4 milhões de pessoas todos os anos, de acordo com a organização mundial de saúde (OMS).

A gravidade da doença, é que ela pode levar à insuficiência cardíaca, infartos, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência renal.

Como é feito o diagnóstico?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-2

Os médicos recomendam que desde a infância a pressão seja medida pelo menos uma vez por ano. A pressão arterial normal é de 12 x 8. Se ela for maior do que 14 x 9, já se configura um quadro de hipertensão e deve-se procurar um médico. E mais: como a hipertensão é hereditária, quem tem casos na família deve aferir a pressão a cada seis meses, pelo menos.

Quem pode ter pressão alta?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-4

Os fatores de risco são: idade, hereditariedade, sobrepeso, má alimentação, estresse, sedentarismo, tabagismo e sal em excesso.

Eu tenho pressão alta. O que fazer?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-3

O exercício físico é seu principal aliado. Além de ajudar no controle da doença, ele também melhora o nível do colesterol e o da glicemia. O ideal é praticar 30 minutos de atividades aeróbicas pelo menos três vezes por semana.

O ômega 3 é um excelente aliado!

Outro fator importante é a alimentação, que deve conter pouco sódio. A dieta deve se restringir a 400 mg de sódio por 100g ou 100 ml de alimentos ou bebidas. O hipertenso deve evitar pães, massas, doces, refrigerantes, salgadinhos, batata frita e aperitivos.

Quanto ao sal, ele não pode ultrapassar 5 gramas por dia (o que corresponde a uma colher rasa de chá). Uma boa dica é substituir o sal por temperos naturais como salsinha e orégano. 

Se você tem hipertensão, saiba que é preciso fazer o controle desta doença para o resto da vida. Isso vai evitar problemas sérios de saúde que podem deixar sequelas permanentes em seu corpo. Então comece hoje mesmo a mudar sua alimentação e praticar atividades físicas. Isso vai ajudar a controlar a hipertensão e melhorar sua saúde como um todo.

Repasse esse conteúdo para seus amigos. Pode ser que eles sejam hipertensos e não saibam. Compartilhar saúde é Vital!   

Referências
hospitalsiriolibanes.org.br
agenciadenoticias.ibge.gov.br
1.globo.com/bemestar/noticia
http://www.sbh.org.br

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

DHA: essencial para o desenvolvimento do seu filho

Quais pais não gostam de ver seus filhos crescendo saudáveis e inteligentes? Desde que os bebês nascem, eles ficam atentos a todos os sinais de desenvolvimento e comemoram, com alegria, cada coisa nova que os pequenos aprendem, não é mesmo?

Óleo de semente de abóbora, por que incluí-lo na sua alimentação?

Se você chegou neste post, provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de semente de abóbora, não é mesmo?

Agora, talvez você não saiba da quantidade de benefícios que ele pode trazer para sua saúde quando incluído na sua alimentação!

As sementes de abóbora são populares há séculos. Por volta do ano 1300 os nativos americanos já conheciam seus benefícios alimentares e medicinais. Depois dos astecas e de outros povos da América do Sul, estas sementes começaram a ser consumidas pela Europa e se tornaram parte integrante da dieta de muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo (principalmente a Grécia).

Hoje em dia, o uso do óleo da semente de abóbora prensado a frio está se popularizando por conter inúmeros benefícios para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres, vamos conferir quais são eles?