26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.
Share on facebook
Share on twitter

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.

O perigo é que muitas vezes as pessoas não relacionam os sintomas (quando aparecem) com a hipertensão. São eles: dor de cabeça, zumbido, vista embaçada e pontos brilhantes na visão.

E para lembrar as pessoas sobre a importância dos exames preventivos, a Sociedade Brasileira de Hipertensão, escolheu a data de 26 de abril como o dia de prevenção e combate à hipertensão arterial.

Segundo dados do IBGE, essa doença já atinge 30% da população brasileira e mata 4 milhões de pessoas todos os anos, de acordo com a organização mundial de saúde (OMS).

A gravidade da doença, é que ela pode levar à insuficiência cardíaca, infartos, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência renal.

Como é feito o diagnóstico?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-2

Os médicos recomendam que desde a infância a pressão seja medida pelo menos uma vez por ano. A pressão arterial normal é de 12 x 8. Se ela for maior do que 14 x 9, já se configura um quadro de hipertensão e deve-se procurar um médico. E mais: como a hipertensão é hereditária, quem tem casos na família deve aferir a pressão a cada seis meses, pelo menos.

Quem pode ter pressão alta?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-4

Os fatores de risco são: idade, hereditariedade, sobrepeso, má alimentação, estresse, sedentarismo, tabagismo e sal em excesso.

Eu tenho pressão alta. O que fazer?

26-de-abril-dia-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-3

O exercício físico é seu principal aliado. Além de ajudar no controle da doença, ele também melhora o nível do colesterol e o da glicemia. O ideal é praticar 30 minutos de atividades aeróbicas pelo menos três vezes por semana.

O ômega 3 é um excelente aliado!

Outro fator importante é a alimentação, que deve conter pouco sódio. A dieta deve se restringir a 400 mg de sódio por 100g ou 100 ml de alimentos ou bebidas. O hipertenso deve evitar pães, massas, doces, refrigerantes, salgadinhos, batata frita e aperitivos.

Quanto ao sal, ele não pode ultrapassar 5 gramas por dia (o que corresponde a uma colher rasa de chá). Uma boa dica é substituir o sal por temperos naturais como salsinha e orégano. 

Se você tem hipertensão, saiba que é preciso fazer o controle desta doença para o resto da vida. Isso vai evitar problemas sérios de saúde que podem deixar sequelas permanentes em seu corpo. Então comece hoje mesmo a mudar sua alimentação e praticar atividades físicas. Isso vai ajudar a controlar a hipertensão e melhorar sua saúde como um todo.

Repasse esse conteúdo para seus amigos. Pode ser que eles sejam hipertensos e não saibam. Compartilhar saúde é Vital!   

Referências
hospitalsiriolibanes.org.br
agenciadenoticias.ibge.gov.br
1.globo.com/bemestar/noticia
http://www.sbh.org.br

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Atitudes simples para uma vida mais saudável

Se alguém te perguntar o que é preciso para ter uma vida saudável é bem provável que você responda: ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter lazer, fazer o que gosta, entre outras práticas.

E você não está errado! Tudo isso faz parte sim, de uma vida com saúde, mas existem outras atitudes bem simples que podem melhorar ainda mais sua qualidade de vida.