Você é daquelas pessoas que quanto mais o tempo esfria, mais quer ficar em casa? A maioria é assim: prefere ficar no aconchego do lar quentinho, tomando sopas, chocolate quente e vendo filme. Não tem nada de mal nisso, mas vamos te fazer uma proposta: mesmo em dias frios, que tal sair mais de casa?
Mas por quê?
Porque provavelmente você passa a maior parte do seu tempo em ambientes fechados como escritório, carro, shoppings ou em casa.
E o que isso tem de mal?
O problema é que, dessa forma, você acaba perdendo o contato com a natureza, o que é extremamente benéfico para a saúde.
Quer saber quais são esses benefícios? Veja agora:
1 – Melhora a respiração
Na contramão do que muita gente pensa, ficar dentro de casa não protege contra vírus e bactérias. Pelo contrário: se houver alguém infectado no ambiente, a chance de que você contraia gripes ou resfriados é muito maior.
Além disso, nos dias frios, a casa fica mais fechada, o que aumenta o nível de poluição do ar interno que pode ser causada pela ventilação inadequada, mofo, uso de produtos químicos e domésticos, entre outros.
Para resolver este problema, deixa as janelas abertas por um tempo e saia para pequenos passeios.
2 – Aumenta os níveis de vitamina D
A deficiência de vitamina D é muito comum entre os adultos. Isso porque como passamos muito tempo em ambientes fechados, não tomamos muito sol, um grande aliado na absorção da vitamina D!
Lembrando que a vitamina D é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde óssea, cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.
Então, sempre que possível, tente tomar sol por pelo menos 10 a 15 minutos e aproveite os benefícios de saúde ao ar livre.
3 – Ajuda a combater o transtorno afetivo sazonal
Pode ser que você nunca tenha ouvido sobre isso, mas já pode ter sentido. Trata-se de uma espécie de depressão que começa no outono e dura até o final do inverno.
Pesquisadores acreditam que a menor quantidade de luz solar e consequentemente de vitamina D, tenham um papel importante sobre o humor, deixando as pessoas mais propensas à tristeza.
Então aproveite todas as chances que tiver para sair de casa e tomar um pouco de sol.
4 – Aproveite para tomar um “banho de floresta
Pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, acompanharam 280 pessoas que, durante 20 anos, foram expostas aos chamados “banhos de floresta”, ou seja, períodos regulares de contato com a natureza.
Eles mediram o cortisol (hormônio ligado ao estresse), pressão arterial, frequência cardíaca e variação do pulso.
A conclusão foi que as incursões nas florestas levaram a menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão arterial.
Além disso, uma caminhada ao ar livre oxigena os pulmões e libera serotonina, substância capaz de promover sensações de felicidade e bem-estar, aliviando o estresse. Lindo, né?
5 – Pode reduzir a ansiedade
Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que apenas estar ao ar livre na natureza pode melhorar o bem-estar e reduzir a ansiedade. Além disso, estes passeios também podem impulsionar a criatividade.
Todos esses benefícios são possíveis porque o contato com a natureza é propício para que o cérebro entre em estado de meditação e o corpo em relaxamento muscular.
6 – Equilibra a energia do corpo
Ao colocar os pés na terra acontece uma relação direta entre a carga elétrica de nossos corpos e o solo. Isso porque o coração, cérebro, sistema nervoso, músculos e sistema imunológico são todos subsistemas elétricos.
Quando uma pessoa tem excesso de carga negativa (excesso de elétrons), ela é absorvida pela Terra. O mesmo acontece quando há uma deficiência de elétrons que podem ser fornecidos pelo solo.
Dessa forma é possível alcançar o equilíbrio. Segundo o pesquisador James Oschman, Ph.D., biofísico e pesquisador do aterramento, o contato dos pés com a terra tem também efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Dicas para aproveitar o ar livre
– A prática de exercício físico é um ótimo incentivo para passar mais tempo ao ar livre;
– Experimente também praticar sessões de yoga ou meditação junto à natureza;
– Já experimentou ler no banco da praça?
– Saia mais vezes com seu cachorro;
– Faça um piquenique com sua família
– Saia para andar e aprecie a natureza ao seu redor: árvores, pássaros, nuvens e o céu. Há quanto tempo você não faz isso?
Agora que você conhece os benefícios de sair de casa mesmo nos dias frios, não deixe para depois. Comece agora mesmo a mudar seus hábitos e tenha uma vida mais saudável.
Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!
Referências
cfpub.epa.gov
ncbi.nlm.nih.gov
draxe.com