O que são alimentos bioativos?

O que são alimentos bioativos? Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação.
Share on facebook
Share on twitter

O que são alimentos bioativos?

Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação. 

A sua estrutura molecular mantém-se conservada e estruturada para permitir ao corpo  utilizar a energia sem muito desgaste. Eles são ricos em substâncias biologicamente ativas  como os minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, lipídeos, carboidratos complexos e antioxidantes.

Estes alimentos favorecem a saúde, contribuem para o funcionamento dos órgãos ao manter a vida ativa, mineralizada, energizada, vitalizada e viva. Ajudam na diminuição dos processos inflamatórios do organismo, dificulta a absorção de radicais livres pelas células e com isto reduz o risco de oxidação elevada e doenças. 

Os alimentos bioativos são encontrados nas frutas, legumes, ervas, hortaliças, sementes oleaginosas, nozes e castanhas e cereais integrais.

Deve ser a  base da alimentação humana com o mínimo de 50% de consumo diário no estado fresco e cru, porque o cozimento principalmente acima de 40 a 60 graus de temperatura interferem em suas funções biológicas ao degradar proteínas, vitaminas e enzimas. Sua riqueza em fibras e água estruturada (apresenta elétrons no exterior da molécula íntegros), permite depuração do intestino e excreta junto com as fezes toxinas, mucos e resíduos não absorvidos. 

Ao serem consumidos crus e vivos facilitam a absorção de sais minerais e propicia um corpo alcalinizado e mineralizado. Isto gera um metabolismo eletroquímico equilibrado e facilita a comunicação eficaz entre todas as células do organismo. 

Texto por Dr.Eduardo Silva
Neurocirurgião
CRM: 36865

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Prensagem a frio, o que é isso?

Os óleos que você utiliza para cozinhar todos os dias são extraídos de sementes, frutas e nozes. Desde o azeite até o óleo de gergelim, a forma de extração tem um efeito direto no sabor e principalmente no valor nutricional dos óleos.

Benefícios do óleo de girassol que você não conhece

Você sabia que o girassol, além de ser uma flor linda, fornece um óleo extraído da semente que pode ser extremamente benéfico para a saúde? Mas para isso é preciso que este óleo seja consumido através de suplementos ou na forma in natura, ou seja, prensado a frio. Mas atenção: é importante salientar que, nos suplementos, para obter os benefícios do óleo de semente de girassol, é imprescindível que ele seja obtido por primeira e única prensagem a frio, pois somente assim são mantidas as propriedades terapêuticas e nutricionais das sementes!

Treine sua mente e se supere na atividade física

Ah, hoje eu não vou porque está chovendo. Amanhã eu não posso porque as crianças entram mais cedo na escola. Bom, ontem eu não fui então não adianta nada ir hoje. Segunda-feira eu começo.

Quem nunca usou essas desculpas para não fazer uma atividade física? A gente sabe, não é fácil trocar o travesseiro pelo tênis de corrida, mas é possível preparar a mente e parar de dar desculpas para si mesmo.