Entenda o processo de extração a frio

Share on facebook
Share on twitter

Pureza é a palavra de ordem na fabricação de óleos funcionais extraídos de sementes oleaginosas. Por isso, para garantir óleos 100% puros, não se pode adicionar qualquer solvente químico ou elevar a temperaturas da extração, resultando a pureza e a manutenção das propriedades funcionais das sementes. Quer conhecer a forma Vital de extração dos óleos? Então, confira o passo dessa legítima extração a frio:

1)      Controle de qualidade das sementes: O primeiro passo é a certificação de que as sementes que serão prensadas apresentam bom rendimento para a extração. “Sementes de bom rendimento são a garantia da qualidade final do óleo”, explica Cristina Prates, gerente de produção da Vital Âtman, indústria pioneira na extração a frio de óleos naturais . “Pedimos sempre 5 kg de cada semente para verificar, por meio de análises químicas em laboratório, o rendimento e a qualidade. Se passarem nesse primeiro teste, pedimos mais sementes que serão usadas na fabricação dos óleos”.

2)      Prensagem: Em seguida, as sementes certificadas passam pelas máquinas de extração a frio, que prensam morosamente a matéria-prima, extraindo o óleo e as tortas, que são uma espécie de bagaço do que sobra das sementes. Segundo a gerente, é preciso 5 kg de sementes para produzir 1 litro de óleo: “A prensagem a frio é um processo moroso, lento, já que o óleo demora dias para ficar pronto. Porém, o resultado final é um produto que preserva todas as características naturais das matérias-primas”.

3)      Cuidados diários: A Vital Âtman tem um cuidado especial e diário com suas máquinas: “Além de as máquinas ficarem em lugares de acesso restrito e higienizado, fazemos uma limpeza minuciosa, todos os dias, ao montar e desmontar as peças das máquinas” explica Cristina. “Isso também colabora para a qualidade e pureza de nossos produtos”, afirma a gerente.

4)      Controle da temperatura: Uma atenção especial também é dada à temperatura durante o processo de prensagem, pois a extração a frio não pode ultrapassar 60°C, preservando as propriedades naturais das sementes. “O cuidado com a temperatura é contínuo”, afirma a gerente.

5)      Nenhum aditivo químico: De acordo com Cristina, uma informação que precisa ficar bem clara é que não existe óleo “meio” funcional: “A simples adição de uma pequena quantidade de óleo refinado a um óleo genuinamente prensado a frio compromete em grande parte suas propriedades funcionais e terapêuticas”, afirma. Por isso, nenhum aditivo químico, tampouco temperaturas altas ou reaproveitamento de matéria-prima são utilizados na produção dos óleos da Vital Âtman, mantendo a forma natural das sementes.

6)      Decantação: Extraído o óleo por meio da prensagem a frio, é preciso decantar o produto para retirar a manteiga. “Dependendo da semente, o processo de decantação leva de 10 a 15 dias e é feito em tambores higienizados e específicos para esse fim”, explica a gerente. “O resultado final dessa decantação é o óleo em cima e a manteiga, mais densa, em baixo”. Quando esse processo termina, o óleo é filtrado e já está pronto para ser envasado.

7)      Envasamento: O cuidado que a Vital Âtman tem para manter todas as propriedades naturais dos óleos continua inclusive nas embalagens de seus produtos: “Além de terem um vidro bem escuro, cada garrafa recebe também um rótulo com proteção UV, protegendo os óleos dos raios solares, que podem alterar a composição do produto”, explica Cristina.

1 comentário em “Entenda o processo de extração a frio”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de peixe, benefícios além da medicina

De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, a deficiência de ácidos graxos ômega 3 é oficialmente uma das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos.
O óleo de peixe se mostrou eficiente para suprir essa carência de ômega 3!

Está na pré-menopausa? Conheça os coadjuvantes naturais para aliviar os sintomas

Quando as mulheres atingem uma certa idade, os sintomas da menopausa começam a aparecer. Este período é chamado de pré-menopausa, perimenopausa ou climatério e antecede o fim do ciclo reprodutivo.

Embora a perimenopausa e a menopausa sejam partes naturais do envelhecimento e, portanto, não necessariamente “problemas para resolver”, é normal e esperado que ocorram mudanças e certos sintomas durante essa transição.

Assim como na gravidez e na puberdade, é preciso tomar algumas medidas para ajudar a passar por esta fase de uma forma mais fácil.

Mulheres: atentem-se a estas dicas para o verão!

Verão chegou e você não vê a hora de se jogar na praia ou piscina, não é mesmo? Mas infelizmente o calor e a umidade podem favorecer o aparecimento de uma infecção fúngica na região genital muito desagradável, a candidíase. Ela provoca muito desconforto como coceira, ardor e até um odor forte. Veja o que fazer para prevenir e tratar este problema e passar um verão bem saudável!