Ei, mamãe, atenção com a pressão arterial!

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: sintaseucoracao.com.br

Medir a pressão arterial e redobrar os cuidados com ela é uma atitude fundamental durante toda a gestação. Logo nas primeiras consultas do pré-natal o médico e a paciente precisam juntar forças para se precaver de um mal marcado pelo aumento da pressão especificamente na gravidez, a pré-eclâmpsia. “Trata-se de um distúrbio que altera a função dos rins e favorece a retenção de sódio na circulação”, explica o cardiologista Rui Manoel dos Santos Póvoa, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Socesp. Esse desajuste interfere com o sistema responsável pelo relaxamento e contração dos vasos. Daí o sangue encontra maior resistência para fluir, passa com dificuldade e a pressão tende a subir. São as mudanças hormonais que acontecem na gravidez, somadas à tendência hereditária e ao excesso de peso, que estão por trás do problema.

Quando a pré-eclâmpsia não é tratada ocorrem complicações capazes de provocar convulsões na futura mamãe além de parto prematuro. Entretanto, se for detectada precocemente — por meio da medição da pressão arterial e de exames que denunciam a quantidade de proteínas presentes na urina — há boas chances de domar o perigo. O uso de remédios costuma ser recomendado. “Existem diferentes classes de medicamentos e tudo vai depender da avaliação médica e da necessidade da paciente”, comenta Póvoa.

Outra medida de peso é reduzir o consumo de sal. Além de retirar o saleiro da mesa e economizar nas pitadas na hora de cozinhar, vale ficar de olho no teor de sódio dos industrializados e retirar do cardápio conservas, produtos defumados, salgadinhos e embutidos, caso da linguiça e da salsicha. Mas, veja bem, não é preciso comer refeições insossas, basta evitar excessos. Uma dica é encher as receitas de ervas e de temperos como a cebola e o alho que enchem o prato de sabor e de substâncias protetoras.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3 pode ser coadjuvante no tratamento do câncer de mama

Já reparou que a cor rosa está em todos os lugares? Nas luzes, fachadas, cartazes e até na internet? Isso porque estamos no “Outubro Rosa”, que é uma campanha criada para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama.

Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres e, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, a cada ano aparecem 60 mil novos casos da doença!

A boa notícia é que os pesquisadores estão estudando a relação entre o câncer de mama e o ômega 3. Alguns estudos ainda estão em andamento, mas os resultados estão sendo bem promissores!

Conheça 8 suplementos antiaging

Desde o início dos tempos, as pessoas têm procurado novas maneiras de restaurar a juventude e retardar os sinais de envelhecimento.

Com a busca pela “fonte da juventude”, pílulas, poções, e suplementos antienvelhecimento começaram a surgir no mercado, prometendo a volta da juventude.

Infelizmente, muitos vêm com preços elevados, e com tantas opções por aí, pode ser difícil determinar quais realmente funciona.

Aproveite o verão longe de fungos!

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre, mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.