Vitamina D pode ter ação preventiva contra vírus e bactérias diz matéria do Domingo Espetacular

Matéria divulgada no domingo, 12 de março, no programa Domingo Espetacular, na Record, abordou a importância da Vitamina D no aumento da imunidade. Veja o vídeo: Vídeo Domingo Espetacular
Share on facebook
Share on twitter

Matéria divulgada no domingo, 12 de março,  no programa Domingo Espetacular, na Record, abordou a importância da Vitamina D no aumento da imunidade.

Veja o vídeo:
Vídeo Domingo Espetacular

E por que a Vitamina D3 é tão importante para a saúde?

A vitamina D3 traz uma série de benefícios para nosso corpo: pode ajudar a sintetizar o cálcio no corpo, diminui o risco de osteoporose e alguns tipos de câncer, ajuda a manter os níveis de pressão arterial mais baixos, entre outros.

O que pouca gente sabe é que essa vitamina D3 tem papel fundamental para nosso sistema autoimune ajudando o corpo a se proteger de doenças como tireoidite de Hashimoto, esclerose múltipla, artrite reumatoide, diabetes mellitus, lúpus, entre outras.

Saiba como isso é possível:

A principal função do sistema imunológico é defender nosso organismo contra invasores como vírus e bactérias. Nossas defesas são compostas de glóbulos brancos e órgãos especializados que atacam diretamente os invasores e produzem anticorpos para combater a infecção.

Mas, às vezes, o sistema imunológico torna-se hiperativo e atinge as células, tecidos e órgãos saudáveis do corpo, em vez de infecções e vírus, ou seja, o sistema imunológico não percebe a diferença entre células saudáveis e doentes.

Quando isso ocorre acontecem as doenças autoimunes.

COMO OBTER A VITAMINA D: SUPLEMENTOS E ALIMENTOS

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha todos os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

O sol também é uma boa fonte dessa vitamina, mas nem sempre estamos dispostos ou temos tempo de passar de 10 a 15 minutos no horário correto e seguro, que é antes das 10h ou após às 15h.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

E quais são estes alimentos?

Nos alimentos, a Vitamina D3 pode ser encontrada em peixes gordurosos, fígado bovino, ovos, cogumelos, cereais, sucos e laticínios.

Nas fontes alimentares, a vitamina D3 está disponível em duas formas diferentes. A vitamina D3 (colecalciferol) pode ser encontrada em alimentos de origem animal como peixes, enquanto a vitamina D2 (ergocalciferol) é encontrada em outras fontes, como os cogumelos.

Aqui estão alguns dos principais alimentos e a quantidades de Vitamina D3 que eles contêm:

Óleo de Fígado de Bacalhau – 1 colher de sopa: 1.360 UI

Salmão Selvagem – 84g: 447 UI

Cavala – 84g: 306 UI

Atum – 84 g: 154 UI

Leite Fortificado – 1 xícara: 124 UI

Sardinhas – 2 sardinhas: 47 UI

Fígado bovino – 85g: 42 UI

Ovos – 1 ovo: 41 UI

Cereal fortificado – 1 xícara: 40 UI

Caviar – 1 colher de sopa: 37 UI

Cogumelos – 1 xícara: 2 UI

Qual a quantidade ideal de vitamina D3 por idade?

Crianças com menos de 12 meses precisam de pelo menos 400 UI por dia e as pessoas com idade entre 1 e 70 anos precisam de 600 UI por dia. Os idosos precisam de mais vitamina D3 e devem ter pelo menos 800 UI de vitamina D3 por dia.

Tome sol e suplemente sua alimentação com Vitamina D3, afinal cuidar da saúde é Vital!

Referência:
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de peixe, benefícios além da medicina

De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, a deficiência de ácidos graxos ômega 3 é oficialmente uma das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos.
O óleo de peixe se mostrou eficiente para suprir essa carência de ômega 3!

Relações sustentáveis: o nosso futuro depende disso!

A palavra sustentabilidade é tão versátil, ambígua e subjetiva! É uma questão complexa com diversas abordagens.
Como sustentar, conservar, proteger e manter o equilíbrio tanto nas nossas relações comerciais quanto com o nosso planeta?