Vitamina D pode ter ação preventiva contra vírus e bactérias diz matéria do Domingo Espetacular

Matéria divulgada no domingo, 12 de março, no programa Domingo Espetacular, na Record, abordou a importância da Vitamina D no aumento da imunidade. Veja o vídeo: Vídeo Domingo Espetacular
Share on facebook
Share on twitter

Matéria divulgada no domingo, 12 de março,  no programa Domingo Espetacular, na Record, abordou a importância da Vitamina D no aumento da imunidade.

Veja o vídeo:
Vídeo Domingo Espetacular

E por que a Vitamina D3 é tão importante para a saúde?

A vitamina D3 traz uma série de benefícios para nosso corpo: pode ajudar a sintetizar o cálcio no corpo, diminui o risco de osteoporose e alguns tipos de câncer, ajuda a manter os níveis de pressão arterial mais baixos, entre outros.

O que pouca gente sabe é que essa vitamina D3 tem papel fundamental para nosso sistema autoimune ajudando o corpo a se proteger de doenças como tireoidite de Hashimoto, esclerose múltipla, artrite reumatoide, diabetes mellitus, lúpus, entre outras.

Saiba como isso é possível:

A principal função do sistema imunológico é defender nosso organismo contra invasores como vírus e bactérias. Nossas defesas são compostas de glóbulos brancos e órgãos especializados que atacam diretamente os invasores e produzem anticorpos para combater a infecção.

Mas, às vezes, o sistema imunológico torna-se hiperativo e atinge as células, tecidos e órgãos saudáveis do corpo, em vez de infecções e vírus, ou seja, o sistema imunológico não percebe a diferença entre células saudáveis e doentes.

Quando isso ocorre acontecem as doenças autoimunes.

COMO OBTER A VITAMINA D: SUPLEMENTOS E ALIMENTOS

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha todos os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

O sol também é uma boa fonte dessa vitamina, mas nem sempre estamos dispostos ou temos tempo de passar de 10 a 15 minutos no horário correto e seguro, que é antes das 10h ou após às 15h.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

E quais são estes alimentos?

Nos alimentos, a Vitamina D3 pode ser encontrada em peixes gordurosos, fígado bovino, ovos, cogumelos, cereais, sucos e laticínios.

Nas fontes alimentares, a vitamina D3 está disponível em duas formas diferentes. A vitamina D3 (colecalciferol) pode ser encontrada em alimentos de origem animal como peixes, enquanto a vitamina D2 (ergocalciferol) é encontrada em outras fontes, como os cogumelos.

Aqui estão alguns dos principais alimentos e a quantidades de Vitamina D3 que eles contêm:

Óleo de Fígado de Bacalhau – 1 colher de sopa: 1.360 UI

Salmão Selvagem – 84g: 447 UI

Cavala – 84g: 306 UI

Atum – 84 g: 154 UI

Leite Fortificado – 1 xícara: 124 UI

Sardinhas – 2 sardinhas: 47 UI

Fígado bovino – 85g: 42 UI

Ovos – 1 ovo: 41 UI

Cereal fortificado – 1 xícara: 40 UI

Caviar – 1 colher de sopa: 37 UI

Cogumelos – 1 xícara: 2 UI

Qual a quantidade ideal de vitamina D3 por idade?

Crianças com menos de 12 meses precisam de pelo menos 400 UI por dia e as pessoas com idade entre 1 e 70 anos precisam de 600 UI por dia. Os idosos precisam de mais vitamina D3 e devem ter pelo menos 800 UI de vitamina D3 por dia.

Tome sol e suplemente sua alimentação com Vitamina D3, afinal cuidar da saúde é Vital!

Referência:
NAIR,R.,MASEEH,A., Vitamin D: The “sunshine” vitamin.(2012). JournalofPharmacologyandPharmacotherapeutics.Vol 3

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você é atleta? Saiba como a vitamina D3 pode melhorar seu desempenho!

Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.