A candidíase é uma doença mais comum do que muita gente imagina. Causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida, a candidíase chega a afetar 75% das mulheres pelo menos uma vez na vida, de acordo com alguns estudos, e pode gerar sintomas desconfortáveis, especialmente na região íntima, como corrimento espesso e esbranquiçado, acompanhado de forte irritação e coceira.
Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível – já que pode ocorrer mesmo sem um contato íntimo – é comum que parceiros de pacientes com candidíase também possam desenvolvê-la. Dessa forma, o tratamento – geralmente à base de remédios fungicidas orais ou locais e uso de preservativos – é indicado para o paciente e também para o parceiro.
De acordo com alguns estudos, a candidíase pode se desenvolver por diversos fatores, como a queda da resistência do organismo ou da resistência vaginal, favorecendo a multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas. Outros possíveis facilitadores do desenvolvimento da candidíase são o uso de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides, relação sexual desprotegida, vestuário muito apertado ou úmido e duchas vaginais em excesso.
Candidíase e o orégano
Além do uso de preservativos e de roupas confortáveis e arejadas, a alimentação pode contribuir muito na prevenção da candidíase e alguns alimentos específicos, como o orégano e o óleo de orégano, podem ser excelentes aliados da manutenção da boa saúde.
De acordo com muitos especialistas, o orégano possui ricas propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais, podendo contribuir na inibição do fungo causador da candidíase.
Candidíase e o óleo de coco
Um dos principais nutrientes presentes no óleo de coco é o ácido láurico, um tipo de ácido graxo que também está presente no leite materno e que pode auxiliar na imunidade do corpo. Isso é importante, pois a imunidade baixa favorece a proliferação excessiva de diversos fungos no nosso organismo, especialmente no intestino, gerando desconfortos e dores.
Mas além de poder auxiliar na imunidade, o óleo de coco é considerado por muitos estudiosos como um poderoso alimento antibacteriano, antiviral e antifúngico, podendo auxiliar na prevenção da candidíase.
Óleo de coco e orégano 100% natural
Se você ficou interessado nas propriedades funcionais do orégano e do óleo de coco para auxiliar na prevenção da candidíase (e de outros fungos, vírus e bactérias), conheça o Vital Inib F, o novo produto da Vital Âtman, que auxilia na prevenção da proliferação excessiva de fungos!
6 comentários em “Candidíase: o que é e como prevenir”
Agradeço a dica,foi bem oportuno no momento.
Olá, Marta!
Que bom que nossas dicas puderam ajudá-la.
Continue acompanhando o blog, pois, em breve, vamos anunciar uma novidade que pode interessá-la!
Um abraço!
Amei!! Aguardo a novidade! Prescrevo muito o óleo de orégano em cápsula. Quero amostra no lançamento.
Olá, Fernanda!
Que bom que gostou! Continue acompanhando nosso blog! Certamente, gostará do novo produto!
Um abraço!
Amei!!! Não vejo a hora de chegar… Vocês poderiam me avisar quando sair o produto?
Olá, Juliana!
Que bom que gostou do texto! Esperamos que goste ainda mais do novo produto, pois estamos preparando tudo com carinho. O lançamento deve ocorrer na próxima semana.
E existe um jeito bem fácil de você acompanhar as novidades: seguindo nosso Facebook! https://www.facebook.com/vitalatman
Falta pouco para você conhecer nosso noso produto!!! o/
Boa semana pra vc!