Beleza e saúde: tudo o que você precisa saber sobre a Biotina

Você quer ficar bonita por fora e saudável por dentro? Então comece agora mesmo a tomar a vitamina B7, também conhecida como biotina. Este nutriente, além de desempenhar um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele, promove o metabolismo saudável e ajuda nas funções do sistema nervoso, hormonal e cardiovascular.
Share on facebook
Share on twitter

Você quer ficar bonita por fora e saudável por dentro?

Então comece agora mesmo a tomar a vitamina B7, também conhecida como biotina. Este nutriente, além de desempenhar um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele, promove o metabolismo saudável e ajuda nas funções do sistema nervoso, hormonal e cardiovascular.

Mas como ela faz isso?

A biotina atua como uma coenzima no corpo, necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Isso significa que quando ingerimos alimentos que são fontes de gorduras, proteínas e carboidratos, a vitamina B7 (biotina) converte esses macronutrientes para promover benefícios ao corpo.   

Como ingerir e em que quantidade?

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-5

A biotina pode ser encontrada em alimentos como amendoim, avelã, farelo de trigo, amêndoas, noz pecã, castanha de caju, ovos cozidos carnes (fígado e rins), abacate, couve-flor, peixe, legumes e cogumelos ou através de bons suplementos existentes no mercado.

A recomendação diária de biotina para adultos saudáveis é 30 μg ao dia, o que se consegue através do consumo de alimentos ricos nessa vitamina, mas para combater a queda de cabelo, auxiliar no seu crescimento ou melhorar a saúde da pele e unhas, é recomendada uma ingestão bem maior de biotina, que vai de 200μg a 1000μg ao dia.

Quais os sintomas da deficiência de biotina?

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-1

Pele seca e irritada, cabelo frágil ou perda dos fios, falta de energia ou fadiga crônica, problemas digestivos e do trato intestinal, dores musculares, mudança de humor, cólicas, formigamento nos membros e deficiências cognitivas

Entretanto a deficiência de vitamina B7 (biotina) é rara, pois os alimentos que contém esse nutriente são muito comuns na dieta das pessoas. Além disso, as necessidades diárias recomendadas são relativamente baixas e pesquisadores acreditam que nossas bactérias intestinais digestivas têm a capacidade de criar biotina por conta própria.

E do excesso?

O excesso deste nutriente não é preocupante, uma vez que a biotina é solúvel em água. Isso significa que ela viaja na corrente sanguínea e a quantidade em excesso (ou não utilizada) é eliminada através da urina.

Benefícios

1 – Pode melhorar o metabolismo

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-2

A biotina regula os genes que são fundamentais na realização de funções do metabolismo. A vitamina B7, (junto com outras vitaminas B), é necessária para converter os alimentos em energia para que você tenha um metabolismo saudável.

A vitamina B7 faz isso de várias maneiras:

– Converte glicose de carboidratos e fontes de açúcar em “combustível” para dar energia ao corpo;

– Ajuda o corpo a usar os aminoácidos das proteínas para realizar múltiplas funções corporais;

– Ativa os ácidos graxos dos alimentos que contêm gorduras;

–  Melhora o metabolismo e a utilização da glicose, o que é extremamente benéfico em casos de diabetes tipo 2

–  Sem vitamina B7 suficiente presente no corpo, podem aparecer sintomas do metabolismo lento como: baixos níveis de energia, fadiga, ganho de peso, problemas digestivos, possível desenvolvimento de diabetes, alterações no apetite, mau humor e muito mais.

2 – Pode melhorar a intolerância à glicose e ajudar a equilibrar o açúcar no sangue

Quando combinada com o mineral cromo, a biotina ajuda a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes, especialmente em quem têm níveis de glicose (açúcar) que não são bem controlados por medicamentos.

A biotina melhora os níveis de glicose no sangue porque facilita a atividade da insulina, que é o hormônio necessário para levar o açúcar do sangue a um equilíbrio.

Além disso, a biotina melhora a resposta à insulina, ajudando a reduzir o risco de flutuação dos níveis de açúcar no sangue. Isso pode levar ao pré-diabetes, diabetes tipo 2, ganho de peso e à síndrome metabólica.

E mais: este nutriente diminui as enzimas que estimulam a produção de glicose pelo fígado, portanto, menos açúcar é liberado na corrente sanguínea.

Por esta razão, a deficiência de vitamina B7 tem sido associada à diminuição da tolerância e utilização da glicose, que são fatores de risco para diabetes. A vitamina B7 também pode ajudar a reduzir os sintomas de casos existentes de diabetes, incluindo dores nos nervos.

3 – Ajuda na beleza e saúde do cabelo, pele e unhas

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-6

Estudos mostram que a biotina ajuda a proteger a pele contra acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, ressecamento grave, rachaduras e pode ajudar a tratar cabelos e unhas fracas. É por isso que os primeiros sintomas da deficiência de biotina no organismo são pele irritada, cabelos frágeis e unhas quebradiças.

De acordo com outro estudo, esses benefícios da vitamina B7 foram descobertos quando cavalos com os cascos frágeis e rachados foram tratados com biotina para corrigir estes problemas.  

Mas atenção! Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cosméticos, cremes faciais, máscaras capilares e outros produtos de beleza, mas ela é muito mais eficaz quando ingerida, em vez de aplicada topicamente.

4 – Pode proteger a função cerebral e combate o declínio cognitivo

De acordo com pesquisas, a biotina beneficia a saúde do sistema nervoso através da sua ação nos neurotransmissores. Juntas, as “vitaminas B” melhoram a memória e defendem o organismo do comprometimento cognitivo relacionado à idade, como distúrbios neurodegenerativos, doença de Alzheimer ou demência.

E mais: por seu papel na síntese de hormônios relacionados à regulação do humor, a biotina ajuda a manter uma atitude positiva e pode aumentar a energia e a concentração.

5 – Ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-3

As vitaminas B, como a vitamina B7, desempenham um papel importante na defesa contra as causas mais comuns de doenças cardíacas como: inflamação, aterosclerose (ou acúmulo de placas nas artérias), ataques cardíacos e derrame.

E mais: quando combinada ao cromo, pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol.

Além disso, a biotina tem mostrado resultados positivos com o aumento do “bom” colesterol (HDL), e na redução do colesterol LDL “ruim”, principalmente em pessoas com diabetes, mais suscetíveis a doenças cardíacas.

6-  Pode melhorar a função tireoidiana e adrenal

Estudos mostram que as vitaminas do complexo B, como a vitamina B7, são necessárias para regular a atividade da tireóide e para defender a glândula adrenal da fadiga. A glândula tireoide e a glândula adrenal são responsáveis por muitas funções do corpo, incluindo fome, sono, percepção da dor, humor e energia.

A deficiência em vitaminas do complexo B pode resultar em complicações da tireóide e adrenais. Isso pode causar fadiga, ganho ou perda de peso, dificuldade para dormir e outros sintomas.

7 – É necessária para construir e reparar tecidos e músculos

beleza-e-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-biotina-4

Entre os benefícios da biotina estão o suporte ao crescimento e manutenção de tecidos corporais, inclusive na reparação e construção dos músculos.

Segundo estudos, quando o tecido ou músculo é danificado, a biotina trabalha para recuperar a força do músculo e do tecido, o que leva ao crescimento do mesmo.

Além disso, as vitaminas do complexo B também ajudam a reduzir a inflamação que pode resultar em dores musculares, articulares ou ao se movimentar.

Um problema mais sério da deficiência da vitamina B7 (e outras vitaminas do complexo B) é o desenvolvimento inadequado de fetos e bebês. Esta é uma razão pela qual ingerir biotina suficiente (e todas as outras vitaminas B) é crucial durante a gravidez.

Não é incrível saber que apenas um nutriente pode trazer tantos benefícios para a saúde de beleza do seu corpo? Então comece agora mesmo a incluir alimentos com Vitamina B na sua dieta.

Se preferir, você pode optar por bons suplementos como o Vital Beauty, da Vital Âtman. Desenvolvido por especialistas em nutrição, possui Vitamina B7 e óleos de amêndoas e de gergelim (prensados a frio) juntamente com o ácido pantotênico.

Gostou deste conteúdo? Então repasse para seus amigos e família, afinal compartilhar beleza e saúde é fundamental!

Referência: draxe.com

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

Referências:
Zempleni, J., Wijeratne, S. S. K., & Hassan, Y. I. (2009). Biotin. BioFactors, 35(1), 36–46.
Fernandez-Mejia, C. (2005). Pharmacologicaleffectsofbiotin. The JournalofNutritionalBiochemistry, 16(7), 424–427.
Peters, R. A. (1936). THE VITAMIN B COMPLEX. BMJ, 2(3957), 903–905.

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sete benefícios incríveis do óleo de borragem que você precisa conhecer

Nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a borragem é uma planta herbácea e medicinal que pode trazer muitos benefícios à saúde, principalmente o seu óleo.

O óleo de borragem é uma substância natural que fornece altos níveis de ácido graxo chamado ácido gama-linolênico (GLA), um forte anti-inflamatório encontrado em certos óleos vegetais.