Como prevenir a queda de cabelos

Os cabelos são uma parte muito importante do nosso corpo. Eles protegem o couro cabeludo e estão diretamente ligados a autoestima, não só das mulheres, mas também dos homens que, cada vez mais, procuram tratamentos contra a calvície. Cabelos bonitos podem deixar as pessoas mais seguras e confiantes e, por isso, quem sofre com quedas e falhas costuma sofrer bastante. Por isso trouxemos algumas orientações como alimentação e cuidados simples, para que você preserve seus fios e mantenha-os bonitos e saudáveis.
Share on facebook
Share on twitter

Os cabelos são uma parte muito importante do nosso corpo. Eles protegem o couro cabeludo e estão diretamente ligados a autoestima, não só das mulheres, mas também dos homens que, cada vez mais, procuram tratamentos contra a calvície.

Cabelos bonitos podem deixar as pessoas mais seguras e confiantes e, por isso, quem sofre com quedas e falhas costuma sofrer bastante. Por isso trouxemos algumas orientações como alimentação e cuidados simples, para que você preserve seus fios e mantenha-os bonitos e saudáveis.    

Saiba o que consumir:


1 – Óleo de peixe:

É uma das melhores vitaminas para o crescimento dos cabelos. Rico em ácidos graxos, este óleo tem sido amplamente utilizado em estudos para avaliar seus efeitos na pele e saúde dos cabelos. As gorduras do ômega-3 nutrem os fios, ajudam no espessamento das cutículas e reduzem inflamações que podem levar à perda dos cabelos.

O que comer: peixes ricos em ômega-3, tais como  o arenque, anchova, sardinha, atum, salmão selvagem ou tomar esta substância em forma de suplemento, mas certifique-se de que os peixes sejam livres de metais tóxicos! Mas atenção! Se optar por suplementos, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo! Cuidado ao optar por um produto barato e de baixa concentração de EPA e DHA, pois para fazer efeito terá de usar uma quantidade maior e seu preço ficará mais caro do que um outro produto com maior concentração, que proporciona o efeito desejado com um número menor de cápsulas.

como-prevenir-a-queda-de-cabelos1

2 –  Zinco

Os compostos de zinco orais têm sido usados há décadas para tratar distúrbios como eflúvio telógeno e alopecia areata, causas mais comuns da queda de cabelo. Isso porque o zinco inibe a regressão do folículo capilar e acelera a recuperação do mesmo.

O que comer: ostras, camarão, carnes, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.


3 – Vitamina B e biotina

A biotina ajuda na reconstrução das cutículas dos fios que foram danificados pelo excesso de shampoo, exposição ao sol e  ao secador de cabelos. Já a vitamina B5 atua nas glândulas suprarrenais, ajudando a estimular o crescimento dos fios.

O que comer: a vitamina B pode ser tomada em forma de suplementos ou encontrada em carnes, leites, ovos, brócolis, cereais integrais, ervilhas, amendoim, castanhas, nozes, iogurte, laticínios, frango, aspargo, espinafre e outros vegetais folhosos de coloração verde escura


4 –  Vitamina C

O estresse oxidativo desempenha um papel importante no processo de envelhecimento dos fios. Os radicais livres são moléculas altamente reativas que podem prejudicar diretamente as membranas estruturais celulares, lipídios, proteínas e o DNA. Com a idade, a produção de radicais livres aumenta e a quantidade de enzimas antioxidantes (que defendem o corpo) diminui, levando ao dano das estruturas celulares e ao envelhecimento dos cabelos. Ao trabalhar como antioxidante, a vitamina C combate esse processo que contribui para o cabelo grisalho e perda de cabelo.

O que comer: suplementos com vitamina C ou laranja, pimenta vermelha, couve-de-bruxelas, brócolis, morangos, toranja e kiwi.

5 –  Ferro

Assim como o zinco, vários estudos relacionam a deficiência de ferro com a perda de cabelo. Pesquisadores acreditam que esta deficiência pode estar relacionada à alopecia areata, alopecia androgenética, eflúvio telógeno e perda de cabelo difusa.

O que comer: adicione alimentos ricos em ferro em sua dieta todos os dias como espinafre, carnes vermelhas e feijão. Assegure-se de obter a quantidade diária recomendada destes nutrientes ou tome um suplemento multivitamínico.

6 – Vitamina D

A queda de cabelos é um dos principais sintomas da falta desta vitamina no corpo. Isso porque a vitamina D é um hormônio que desempenha um papel importante no crescimento celular. Além disso, faz parte da restauração da disfunção do ciclo capilar em pacientes com alopecia areata.

O que comer:  leite e seus derivados, fígado bovino, peixes como salmão, sardinha e atum, ovos, ostras e cogumelos. Os suplementos vitamínicos devem ser ingeridos conforme a indicação de médico ou nutricionista, e podem ser encontrados em cápsulas, comprimidos ou gotas.

como-prevenir-a-queda-de-cabelos2

7 – Outras orientações

– Se você tem cabelos compridos, evite prendê-los com elásticos muito apertados. Essa tração pode fazer com que eles caiam ainda mais;

– Use shampoos de boa qualidade indicados para o seu tipo de cabelo;

– Evite o excesso de produtos químicos como tinturas e alisamentos;

– No calor, evite o uso contínuo de bonés ou chapéus. Eles abafam o couro cabeludo e podem estimular a proliferação de bactérias;

– Massageie o couro cabeludo com óleos naturais como o óleo de coco que é rico em lipídios e proteínas ou óleo de argan, que contém vitaminas e antioxidantes;

– Antes de dormir, massageie o couro cabeludo por 5 a 10 minutos. Isso vai ajudar o fluxo sanguíneo a circular pela raiz dos fios;

– Penteie os fios todos os dias, com cuidado. Use pentes de madeira ou com cerdas vegetais ou animais;

– Relaxe: o estresse pode desequilibrar várias funções do organismo, o que pode contribuir para a queda dos fios.

Se gostou desse texto, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a ter uma vida mais saudável.  Compartilhar saúde é Vital!

Referências:
infocommsingapore.sg
thehealthsite.co
draxe.com

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Autoconhecimento é a melhor ferramenta na prevenção do câncer de mama

Em 2019, no Brasil, foram diagnosticados 59.700 novos casos, que representam 29,5% dos cânceres em mulheres. Em 2016, 16.069 morreram vítimas do câncer de mama no nosso país. A falta de conhecimento da doença e a dificuldade do acesso aos métodos diagnósticos e tratamento adequado são fatores que têm como consequência a chegada de pacientes. . .

Óleo de semente de abóbora, por que incluí-lo na sua alimentação?

Se você chegou neste post, provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de semente de abóbora, não é mesmo?

Agora, talvez você não saiba da quantidade de benefícios que ele pode trazer para sua saúde quando incluído na sua alimentação!

As sementes de abóbora são populares há séculos. Por volta do ano 1300 os nativos americanos já conheciam seus benefícios alimentares e medicinais. Depois dos astecas e de outros povos da América do Sul, estas sementes começaram a ser consumidas pela Europa e se tornaram parte integrante da dieta de muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo (principalmente a Grécia).

Hoje em dia, o uso do óleo da semente de abóbora prensado a frio está se popularizando por conter inúmeros benefícios para a saúde, tanto de homens quanto de mulheres, vamos conferir quais são eles?