Consciência na hora de se exercitar

Share on facebook
Share on twitter

Corpo saudável e mente sã

Você conhece alguma dieta absurda? Do limão, da primavera, da sopa, do tipo sanguíneo… A lista de dietas mirabolantes aumenta a cada dia, assim como cresce o número de pessoas dentro das academias, buscando um corpo perfeito. Porém, mesmo com tantas opções para emagrecer, o que realmente se vê nas ruas é o aumento do índice de obesidade. Por que isso tem acontecido?

Segundo a fisioterapeuta Stella Barauna, uma das respostas está na ausência de uma alimentação equilibrada e da forma correta de se praticar exercícios físicos: “Querem emagrecer a todo custo, só pensam nisso e acabam se esquecendo da saúde, do equilíbrio e da conscientização corporal”. Para ela, o segredo da redução de medidas está “em uma alimentação saudável, equilibrada e aliada a exercícios físicos feitos de maneira totalmente consciente”.

Stella explica que é preciso prestar atenção no próprio corpo para perceber o que ele precisa. “É comum vermos muitas pessoas distraídas com seus fones de ouvido enquanto fazem caminhada. O exercício de caminhar é maravilhoso, porém, nesse momento, é preciso voltar a atenção para si, para a maneira de caminhar e de respirar, valorizando o movimento”, afirma. Por isso, a fisioterapeuta cita o pilates, que, apesar de não ser um exercício voltado à perda de peso, é excelente para a conscientização corporal, já que, nele, a atenção é sempre voltada à respiração adequada, à boa postura, ao fortalecimento muscular, à coordenação motora e, principalmente, à conscientização corporal: “Tenho alunos que praticam pilates como uma forma de terapia, pois sabem que esse é o momento de parar tudo e pensar em si, no alongamento do corpo e na respiração. Os resultados não podem ser melhores: além de corpo e mente saudáveis, esses alunos também melhoram sua qualidade de vida”.

1 comentário em “Consciência na hora de se exercitar”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ethil Ester ou Triglicerídeo? Qual forma de ômega 3 concentrado é melhor?

Se você resolveu incluir um suplemento de ômega 3 na sua dieta, é porque está pensando na sua saúde. Nesse ponto, você já deve saber dos inúmeros benefícios que este ácido graxo poli-insaturado tem para seu organismo, certo? O problema é que existem muitos produtos no mercado que contém esta substância, e escolher o melhor pode ser bem difícil. Até porque os argumentos usados pelos fabricantes muitas vezes são bem técnicos e você pode ficar em dúvida sobre qual deles é mais eficaz.

26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

No começo de 2016 o cantor e compositor Gilberto Gil foi levado para o hospital Sírio Libanês com sintomas de uma doença silenciosa, mas que quando chega pode levar à morte: trata-se da hipertensão arterial. Hoje ele melhorou os hábitos alimentares, diminuiu o ritmo de trabalho e a doença está controlada.