Cozinha Vital – Salada bye, bye estresse

Share on facebook
Share on twitter

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

½ maço de rúcula

½  maço de alface americana

1 cenoura ralada

1 manga cortada em cubinhos (cortar uma fatia como enfeite)

3 colheres (sopa) de semente de girassol

12 unidades de azeitonas pretas

Preparo:

– Lavar as folhas de rúcula e alface e colocá-las de molho em solução clorada por cerca de 15 minutos. Enxaguar com água filtrada e escorrer bem. Se preferir, secar as folhas na centrífuga de salada ou secar no papel toalha.

– Em uma travessa, colocar as folhas alternando as cores. Acrescentar a cenoura ralada, os cubinhos de manga e as azeitonas pretas. Por último, polvilhar as sementes de girassol e servir a salada imediatamente, acompanhada do molho à parte.

– Para o enfeite, cortar uma fatia de manga e fazer cortes paralelos e transversais. Por último, virar a fatia de manga, deixando os gominhos aparecerem.

Molho:

1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de maçã)

Sal a gosto

3 colheres (sopa) de óleo de pepitas de girassol prensado a frio

Preparo do molho:

– Dissolver o sal no suco de limão e incorporar o óleo de pepitas de girassol prensado a frio.

Dicas: As sementes de girassol são ricas em gorduras monoinsaturadas e em magnésio, sendo excelentes no auxílio da prevenção de doenças cardiovasculares. O magnésio é de fundamental importância para manter o estresse bem longe da sua vida! Ele ajuda a proporcionar o relaxamento celular, a redução da pressão arterial e a absorção do cálcio.

Essa combinação é perfeita, pois o magnésio auxilia o triptofano a ser converter em serotonina, o hormônio responsável pelo relaxamento e bem estar!

Já a manga também é rica em vitaminas A, vitaminas do complexo B e C e também em fósforo, cálcio e fibras.

Substituições: você pode substituir o óleo de semente de abóbora pelo óleo de gergelim prensado a frio, lembrando-se de trocar as sementes também.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que você deve usar um suplemento de óleo de peixe?

Tanto se fala sobre os benefícios do óleo de peixe, mas você sabe realmente em quê essa gordura boa pode te ajudar? O que garante a principal qualidade do Óleo de Peixe para a nossa saúde é a sua composição rica em ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado essencial para o bom funcionamento do corpo.

Ômega 3: o que é, como usar e quais os benefícios?

O ômega 3 é um dos nutrientes mais estudados de todos os tempos, com cerca de 30.000 publicações científicas que comprovam uma série de benefícios de saúde diferentes relacionados a esse tipo de gordura.

Ele representa uma família de ácidos graxos essenciais que não podem ser fabricados no nosso organismo, sendo que eles se dividem em três tipos: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).

O ômega 3 é fundamental para a formação das membranas celulares e do equilíbrio das funções orgânicas. Ele interfere na atividade das enzimas ligadas às membranas, sendo fundamental para a ação das aminas sobre seus receptores.