COZINHA VITAL – TORTA MARAVILHA

Share on facebook
Share on twitter

Rendimento: 12 pedaços

Ingredientes:

Massa
6 ovos

1 xícara de óleo de gergelim prensado a frio

1 ½ xícara de água

2 xícaras de farinha de arroz integral

2 xícaras de fécula de batata

Sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

Açafrão a gosto

1 colher (sopa) cheia de gergelim (não bater)

Recheio
1 cenoura ralada

8 azeitonas pretas picadas

1 vidro de palmito picadinho (cerca de 2 xícaras)

Sal (cuidado)

1 colher (sopa) de óleo de gergelim prensado a frio

1 cebola picada

Orégano

Salsinha e cebolinha a gosto

Opcional: 1 lata de atum (preferir em óleo) ou 1 xícara de frango desfiado ou sardinha (excelente fonte de cálcio e ômegas)

Preparo:

– Misturar em uma travessa todos os ingredientes do recheio.

– Colocar o forno para pré-aquecer em 180 a 200 graus. Untar e enfarinhar com farinha de arroz a forma (pequena- retangular).

– Bater todos os ingredientes da massa com exceção do fermento e do gergelim.Depois, acrescentar o fermento e pulsar levemente.

Montagem:

– Colocar cerca de mais da metade da massa, acrescentar o recheio e cobrir com o restante da massa.

– Polvilhar o gergelim por cima e colocar para assar (cerca de 45 minutos a 200 graus). Sirva imediatamente.

Dicas: Experimente variar sempre essa receita – os óleos, os legumes. Faça com escarola, com cogumelos, varie as proteínas, etc. Essa receita é muito fácil e deliciosa. Alternativas ao glúten são bem-vindas, mesmo para quem não tem intolerância.

Reflita comigo sobre o dia desta pessoa: Ela come pão no café da manhã, bolacha no lanche da manhã, macarrão no almoço, lancha pão e para finalizar, janta pizza!!! Todas as suas refeições foram à base do mesmo tipo de carboidrato. Muito triste, pois ressaltamos a importância da variedade alimentar.

Vocês já fizeram cola de farinha de trigo com água? Imagine como o organismo, principalmente o intestino, reage a esse grude? Quem forma é uma proteína que se chama gliadina. A forma mais severa da intolerância é a doença celíaca; porém cada vez mais, estamos aumentando a sensibilidade ao glúten (devido a repetição alimentar). Os sintomas mais comuns são: distensão abdominal, gases, dores articulares e musculares, edema, inchaço, formigamento, infecções urinárias de repetição, diarreia, constipação, tensão pré-menstrual e até mesmo alterações de tireóide. Se precisar, não hesite em buscar ajuda especializada!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 razões para você ter gengibre em casa

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis ​​do mundo.

Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.