Dentes saudáveis exigem uma alimentação balanceada: confira!

Diversos fatores influenciam diretamente em ter uma boca saudável. Desde ir regularmente à clínica dental, realizar as escovações diárias até ter uma alimentação balanceada. Da mesma forma, cuidar da saúde bucal também impacta em vários fatores, como manter a saúde emocional e o organismo saudáveis.
Share on facebook
Share on twitter

Diversos fatores influenciam diretamente em ter uma boca saudável. Desde ir regularmente à clínica dental, realizar as escovações diárias até ter uma alimentação balanceada. Da mesma forma, cuidar da saúde bucal também impacta em vários fatores, como manter a saúde emocional e o organismo saudáveis.

Por esses motivos, é tão importante cuidar não apenas dos nossos dentes, mas também do que ingerimos para que isso não tenha um impacto negativo na saúde bucal. Confira as principais dicas sobre quais são os alimentos benéficos, assim como os que fazem mal.

Principais vilões da saúde bucal

Provavelmente, quando você vai à clínica dental, o profissional da área da saúde odontológica te pergunta como anda a sua alimentação e, principalmente, se você consome muito açúcar e carboidrato. Isso porque esses dois alimentos podem impactar negativamente em nossa saúde bucal.

O açúcar, assim como os carboidratos ricos em amido, quando entram em contato com as bactérias existentes em nossa boca liberam substâncias ácidas que causam a deterioração dos dentes e, consequentemente, as cáries.

Dessa forma, podemos facilmente visualizar como eles são considerados os vilões da saúde bucal. Isso ocorre durante toda a nossa vida e, por isso, é essencial cuidar da alimentação desde a infância.

Da mesma maneira, para manter os dentes brancos devemos ter alguns cuidados que também estão relacionados à nossa alimentação. 

A ingestão de alimentos altamente pigmentados, ao longo dos anos pode causar manchas que devem apenas ser retiradas com clareamento dental, muitas vezes apenas através dos tratamentos realizados na clínica dental.

O importante, entretanto, é ter em mente que nenhum profissional da área da saúde odontológica vai pedir para que você exclua totalmente essas comidas e bebidas da sua alimentação.

Sendo assim, o importante é ter controle. Mais do que isso, a grande questão é saber quando ingerir estes alimentos, sendo que o ideal seria sempre consumi-los durante as refeições principais, uma vez que logo após elas, o aconselhável é realizar a higienização bucal.

Isso mostra a importância de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e, principalmente: logo após as principais refeições. Dessa forma, mesmo que você tenha ingerido algum alimento considerado o “vilão da saúde bucal”, ainda é possível reverter o processo de deterioração dos dentes.

Alimentos benéficos para a saúde bucal

Os alimentos podem ser divididos em três grupos: 

  • Os energéticos, que fornecem energia para todo o funcionamento do corpo e podem ser encontrados nos alimentos ricos em carboidratos e raízes;
  • Os construtores, que atuam na construção de ossos, dentes e novos tecidos, assim como a cicatrização de ferimentos, esses são encontrados em derivados de leite, de carnes (peixe, boi, frango e porco) e grãos;
  • Os reguladores, que garantem a proteção do organismo como doenças e são os minerais, como ferro e cálcio, assim como as vitaminas (vitamina D, B, C, entre outras).

É muito importante para todo o funcionamento do seu organismo que todos esses grupos de alimentos sejam diariamente ingeridos para garantir energia ao corpo, enquanto pode servir como a proteção do próprio organismo.

Cada um desses grupos oferece diferentes nutrientes para o organismo, garantindo  o bom funcionamento do corpo. Caso ache necessário, a próxima vez que for à clínica dental pelo plano odontológico, peça indicações de nutricionistas ao profissional para que você tenha um acompanhamento mais completo.

Além disso, os alimentos fibrosos oferecem uma limpeza extra aos dentes: quando você come uma maçã, por exemplo, fica tempo o bastante mastigando-a. O atrito do alimento com os dentes é o que garante essa limpeza a mais. Isso, entretanto, não substitui as escovações recomendadas pelo dentista.

A vitamina C oferece uma proteção à gengiva, por também auxiliar na cicatrização, o que pode ser benéfico principalmente para aqueles pacientes que possuem doenças gengivais. Da mesma forma, a vitamina D atua diretamente na absorção e fixação do cálcio, que também é essencial para o crescimento saudável dos dentes e suas estruturas.

Ao procurar por uma clínica dental para realizar as consultas regulares, é possível procurar na internet através do marketing digital na odontologia. Dessa forma, você encontra um consultório próximo a você e com um atendimento de qualidade.

Apesar da alimentação apresentar um papel fundamental na higienização e em ter dentes saudáveis, isso não é completamente possível sem consultas regulares à clínica dental para que seja possível garantir que todos os cuidados estão sendo tomados com relação à prevenção a sua saúde bucal.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O Aumento da longevidade dos brasileiros e a importância da medicina preventiva.

Desde 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica um relatório geral sobre a saúde em todo o planeta. Este importante documento contém informações de 194 países e usa indicadores de mortalidade, doenças e do sistema de saúde, resultando em um rico material para análise e planejamento de ações em favor da saúde no mundo todo.

Lúpus: conheça substâncias e formas naturais de combater os sintomas

Quem sofre de lúpus, está sempre em busca de soluções para avaliar os sintomas. Isso porque eles são bem desagradáveis e algumas vezes até incapacitantes, impedindo o paciente de executar as atividades do dia a dia.

O problema é que muitas vezes, os medicamentos prescritos podem trazer efeitos colaterais indesejados.

Mas atualmente, substâncias naturais aliadas a mudanças no estilo de vida podem melhorar muito a qualidade de vida dos portadores de lúpus.

Nesse blog post você vai saber mais sobre essa doença e o que fazer para mantê-la sob controle.

Você tem o hábito de exercitar seu cérebro?

O fim do ano vai chegando e todos pensam que querem ficar em forma para as férias e para aproveitar o verão, apesar disso, nem todos se preocupam em exercitar o cérebro. Sim! Nosso cérebro precisa de um “treino” também, sabia?