Ei, mamãe, atenção com a pressão arterial!

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: sintaseucoracao.com.br

Medir a pressão arterial e redobrar os cuidados com ela é uma atitude fundamental durante toda a gestação. Logo nas primeiras consultas do pré-natal o médico e a paciente precisam juntar forças para se precaver de um mal marcado pelo aumento da pressão especificamente na gravidez, a pré-eclâmpsia. “Trata-se de um distúrbio que altera a função dos rins e favorece a retenção de sódio na circulação”, explica o cardiologista Rui Manoel dos Santos Póvoa, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Socesp. Esse desajuste interfere com o sistema responsável pelo relaxamento e contração dos vasos. Daí o sangue encontra maior resistência para fluir, passa com dificuldade e a pressão tende a subir. São as mudanças hormonais que acontecem na gravidez, somadas à tendência hereditária e ao excesso de peso, que estão por trás do problema.

Quando a pré-eclâmpsia não é tratada ocorrem complicações capazes de provocar convulsões na futura mamãe além de parto prematuro. Entretanto, se for detectada precocemente — por meio da medição da pressão arterial e de exames que denunciam a quantidade de proteínas presentes na urina — há boas chances de domar o perigo. O uso de remédios costuma ser recomendado. “Existem diferentes classes de medicamentos e tudo vai depender da avaliação médica e da necessidade da paciente”, comenta Póvoa.

Outra medida de peso é reduzir o consumo de sal. Além de retirar o saleiro da mesa e economizar nas pitadas na hora de cozinhar, vale ficar de olho no teor de sódio dos industrializados e retirar do cardápio conservas, produtos defumados, salgadinhos e embutidos, caso da linguiça e da salsicha. Mas, veja bem, não é preciso comer refeições insossas, basta evitar excessos. Uma dica é encher as receitas de ervas e de temperos como a cebola e o alho que enchem o prato de sabor e de substâncias protetoras.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Aproveite o verão longe de fungos!

O verão é muito bom para tomar banho de mar, piscina, pegar aquela sauna e praticar esportes ao ar livre, mas sabia que é nessa época do ano que a maioria das doenças causadas por fungos aparece? É que no verão, o ambiente torna-se mais quente e úmido e essas são as condições ideais para a proliferação dos fungos.

Você não vai acreditar no que o óleo de coco pode fazer pela sua beleza!

Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa.

Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde:

Óleo de semente de abóbora: benefícios além do coração e próstata

No mês em que comemoramos o Dia dos Pais e pensando com carinho neste ser tão importante em nossas vidas, vamos falar de um alimento geralmente indicado para a saúde dos homens – o óleo de semente de abóbora.

Muitas pessoas pensam que ele só traz benefícios para a próstata e coração, mas esta semente contém nutrientes que vão muito além disso e que beneficiam também as mulheres! Este alimento ajuda na prevenção de certos tipos de câncer, no controle dos níveis de açúcar no sangue, ajuda a regular o sono e pode até melhorar a qualidade do esperma. Veja as vantagens: