Fontes de alimentos ricas em Ômega 3

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São vários os tipos de gordura presentes nos alimentos, porém, nem toda gordura é ruim, pelo contrário, algumas delas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma pequena porção na dieta pode ajudar o organismo a absorver determinados nutrientes.

O ômega 3 é uma dessas gorduras, é um “nutriente essencial” para a saúde. Em termos nutricionais, isso quer dizer que, apesar de ser um lipídio que precisa estar presente em nosso corpo para o seu bom funcionamento, o ômega 3 não é produzido por nosso organismo. Por isso, para uma saúde nutricional equilibrada, é fundamental alimentar-se de boas fontes de ômega 3.

Conheça algumas das fontes mais ricas de Ômega 3:

Alimentos mais saudáveis ​​do mundo

classificados como fontes de gorduras Ômega 3

Alimento

Porção Calorias Quantidade

(g)

VDR/VD

(%)

Classificação dos alimentos mais saudáveis

Sementes de Linhaça 2 colheres de sopa 74,8 3,19 133 excelente
Nozes 0,25 xícara 196,2 2,72 113 excelente
Sardinhas 90 g 188,7 1,46 61 muito
bom
Salmão 113 g 157,6 1,32 55 muito
bom
Couve de bruxelas 1 xícara 56,2 0,27 11 muito
bom
Couve flor 1 xícara 28,5 0,21 9 muito
bom
Camarão 113 g 134,9 0,34 14 bom
Brócolis 1 xícara 54,6 0,19 8 bom
Bacalhau 113 g 96,4 0,19 8 bom
Couve galega 1 xícara 62,7 0,18 8 bom
Espinafre 1 xícara 41,4 0,17 7 bom
Couve 1 xícara 36,4 0,13 5 bom
Vagem 1 xícara 43,8 0,11 5 bom
Nabo 1 xícara 28,8 0,09 4 bom
Couve – china 1 xícara 20,4 0,07 3 bom

*Referência: 1 xícara = 250 ml

As principais fontes de ômega 3 EPA e DHA são os peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha e arenque. Sementes de linhaça e chia, nozes também são opções para incluir o ômega 3, do tipo ALA, na alimentação. O ômega 6 (LA) é encontrado principalmente nos óleos vegetais, como milho, soja e girassol e o ácido araquidônico (AA) em carnes vermelhas.*Referência: 1 xícara = 250 ml

O óleo de semente de linhaça extraído a frio é a principal fonte de ácido alfa linolênico, e é também o alimento que tem maior concentração de ALA.
A segunda fonte com maior concentração de ômega 3 (EPA e DHA), é o óleo de peixe de águas frias e profundas, seguido por sementes de linhaça, nozes e sardinhas.

Como escolher um bom ômega 3?

Pesquise sempre a idoneidade da fonte, opte por indústrias que sejam referência na integridade do método de extração de produtos naturais, 100% a frio, que se preocupem em preservar a legitimidade e eficácia do bioativos dos produtos.

O óleo de linhaça deve ser extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional, pois é o único método de extração que garante um óleo 100% puro e natural.

Para ser uma boa matéria-prima para a fabricação de Óleo de Peixe rico em Ômega 3, é necessário que o peixe seja de origem marinha, de águas frias e profundas. Várias espécies de peixes podem ser utilizadas, entre elas o salmão, arenque, atum e sardinha.

Os óleos de peixe são extraídos na forma de triglicérides (TG) e etil éster (EE). EE’s são formados ao se unir óleo de peixe cru e etanol de alta pureza em um processo chamado esterificação. Esses etil esteres podem ser, então, utilizados para concentrar o EPA e o DHA presentes no óleo de peixe cru, utilizando-se diversos processos. As formas concentradas de EPA e DHA podem, então, ser consumidas como etil ésteres ou ser convertidas para a forma de triglicérides.

12544863_1031942560181014_746027745_oPortanto, para uma dieta nutritiva e cheia de saúde, é essencial que saibamos escolher alimentos que contêm o tipo certo de gordura, substituindo frituras e alimentos industriais por gorduras saudáveis e essenciais para o nosso organismo.

 


12517104_1031942516847685_1363211944_oCom a correria do dia a dia e muitas vezes a não disponibilidade de dieta balanceada, acabamos ficando deficientes em ômega 3.

Pensando em você, desenvolvemos o Lin Fish mix composto de óleo de peixes marinhos, livre de metais pesados, e óleo de linhaça. Apresenta uma formulação exclusiva com maior concentração dos três tipos de ômega 3 encontrados na natureza:de DHA, EPA + ALA (ácido
alfa linolênico).

 

2 comentários em “Fontes de alimentos ricas em Ômega 3”

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