Menopausa, o que você sabe sobre ela?

A menopausa é o fim do ciclo menstrual da mulher e, consequentemente, de sua fertilidade, pois há uma diminuição nos níveis de hormônios femininos conhecidos como estrogênio e progesterona. Não é considerada uma doença, nem mesmo um estado psicológico, porém pode ter um grande impacto no bem-estar de uma mulher Saiba mais [...]
Share on facebook
Share on twitter

A menopausa é o fim do ciclo menstrual da mulher e, consequentemente, de sua fertilidade, pois há uma diminuição nos níveis de hormônios femininos conhecidos como estrogênio e progesterona. Não é considerada uma doença, nem mesmo um estado psicológico, porém pode ter um grande impacto no bem-estar de uma mulher.

Embora a menopausa possa trazer alterações físicas como ondas de calor, suores noturnos e outros sintomas, também pode ser o início de uma fase nova e gratificante – e uma oportunidade de ouro para se proteger contra riscos de saúde como doenças cardíacas e osteoporose.

O que provoca a menopausa?

A idade é a principal causa da menopausa, é o sinal da natureza de que a função reprodutora está terminando. Certas cirurgias e tratamentos médicos podem induzir a menopausa, como aqueles incluem a remoção cirúrgica dos ovários, quimioterapia e terapia de radiação pélvica. Tendo uma histerectomia (remoção cirúrgica do útero) sem retirar o ovário não antecipará a menopausa, embora pause a menstruação.

Quando é que as mulheres geralmente entram na menopausa?

Quando a menopausa ocorre naturalmente, tende a acontecer, em média, com a idade de 51 anos. Mas, para algumas mulheres pode acontecer antes dos 40 anos, e pode ser chamada de menopausa prematura.

A menopausa natural acontece gradualmente, os ovários não param abruptamente de trabalhar apenas vão diminuindo a velocidade. A transição para a menopausa é chamado pré menopausa. Durante a pré menopausa, ainda é possível engravidar – ainda que o período da menstruação torne-se mais imprevisível, seus ovários ainda estão funcionando e ela ainda pode ovular, embora não necessariamente em uma base mensal.

Mulheres que fumam tendem a passar pela menopausa alguns anos mais cedo do que as não fumantes.

Menopausa: O que esperar?

A menopausa não é padronizada, afeta cada mulher de forma diferente. Algumas mulheres chegam à menopausa naturalmente, com pouca ou nenhuma dificuldade; outras experimentam sintomas que prejudicam seu dia a dia. Quando a menopausa começa de repente como resultado de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, a adaptação pode ser difícil.

Conforme se aproxima da menopausa, a menstruação de uma mulher muda. Mas essas mudanças podem variar de mulher para mulher – períodos menstruais podem ficar mais curtos ou mais longos, com mais ou menos tempo entre os períodos. Tais mudanças são normais, mas o Instituto Nacional sobre Envelhecimento recomenda consultar um médico se os intervalos entre as menstruações estiverem muito próximos, ou com sangramento intenso ou se durarem mais de uma semana.

Sintomas da menopausa

Podem ser físicos e psicológicos. Os sintomas podem surgir durante algumas semanas, alguns meses, ou às vezes durante vários anos e apresentam-se de forma flutuante, ou seja, podem ir e vir ou podem surgir regularmente.

Durante o climatério e menopausa a mulher passa por inúmeras transformações em seu corpo e mente, podendo incidir sobre sua sexualidade.

Seguem alguns sintomas que muitas mulheres experimentam, embora a intensidade possa variar bastante:

  • Períodos menstruais irregulares
  • Mudanças de humor
  • Menor desejo sexual
  • Ondas de calor
  • Suores noturnos
  • Corrida de coração
  • Dores de cabeça
  • Mucosa vaginal seca e encolhimento dos tecidos genitais, às vezes resultando em desconforto ou dor durante o ato sexual;
  • Pele seca
  • Insônia
  • Micção mais frequente ou vazamento de urina (incontinência urinária);
  • Infecções vaginais e urinárias secundárias mais frequentes.

Como lidar com a menopausa?

Mantenha-se saudável

Viver uma vida saudável é importante ao longo de toda vida, e não é tarde demais para começar na menopausa! Faça checkups periódicos, que incluem a medição de sua pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue e mamografias como exames de rotina. A menopausa é também um grande momento para renovar a sua dieta, pois a mulher pode necessitar de uma quantidade extra de vitaminas e sais minerais, especialmente cálcio. A ingestão de alimentos ricos em cálcio é igualmente importante para a manutenção da massa óssea.

Mantenha-se ativa

Uma das melhores coisas que uma mulher pode fazer neste período, é atividade física regular. Isso inclui o exercício aeróbico para seu coração, para seus ossos e musculatura – ambos podem ajudar a evitar o ganho de peso e ajudar a impulsionar o bom humor. Mesmo que não tenha sido muito ativa quando mais jovem, nunca é tarde para começar!
A menopausa é o momento perfeito para incluir mais atividade em sua vida.

Abandone antigos hábitos

É uma boa hora para acabar de vez com aqueles antigos hábitos pouco saudáveis, como fumar ou beber álcool em excesso. Para lidar com as ondas de calor repentinas, roupas mais leves ajudam, evitar cafeína e alimentos picantes são uma boa sugestão também.

Uma nova era se inicia

A cultura ocidental tem sido obcecada com a juventude. Mas as mulheres na pós menopausa de hoje estão aproveitando ao máximo – e até mesmo celebrando – a sua nova fase de vida. Em vez de olhar para trás com tristeza, a médica escritora Christiane Northrup recomenda usá-la como um tempo para redefinir-se com pensamentos positivos, amar a si mesma, explorar o que lhe traz prazer, e reviver a sua vida sexual, planejando uma menopausa saudável e prazerosa.

Acupuntura, ioga e meditação são técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o estresse da menopausa, muitas mulheres praticantes dizem ajudar muito. Suplementos naturais são indicados para ajudar a aliviar os sintomas, como o Vital Flór, contendo Óleo de peixe, borragem e linhaça com vitamina D, magnésio e cálcio. Feito especialmente para mulheres, contém ácido gama-linolênico, que pode atuar beneficamente na prevenção da saúde da mulher e nos sintomas da menopausa.

4 comentários em “Menopausa, o que você sabe sobre ela?”

  1. Uso Vital flór desde 2014, meus sintomas reduziram muito. Já havia usado hormônios e fitoterápicos e nenhum teve a eficiência do Vital Flór. Minha vida ficou melhor…

    Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais:

Biotina, a grande aliada dos cabelos, unhas e pele

Mulheres e homens têm se preocupado mais com estética nos últimos anos e a indústria da beleza é uma das que mais crescem em todo o mundo; mas quando falamos em beleza o que muita gente pensa, geralmente, está ligado a cuidados externos com o corpo, como uso de maquiagem, cosméticos, produtos químicos e até procedimentos invasivos que muitas vezes acabam até causando malefícios para a nossa saúde, é ou não é verdade?