O Aumento da longevidade dos brasileiros e a importância da medicina preventiva.

Desde 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica um relatório geral sobre a saúde em todo o planeta. Este importante documento contém informações de 194 países e usa indicadores de mortalidade, doenças e do sistema de saúde, resultando em um rico material para análise e planejamento de ações em favor da saúde no mundo todo.
Share on facebook
Share on twitter

Para você que se interessa por saúde, você sabe como anda a saúde das pessoas no Brasil e ao redor do mundo?

Desde 2005, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica um relatório geral sobre a saúde em todo o planeta. Este importante documento contém informações de 194 países e usa indicadores de mortalidade, doenças e do sistema de saúde, resultando em um rico material para análise e planejamento de ações em favor da saúde no mundo todo.

De acordo com dados atualizados da OMS, a esperança de vida no mundo e também a do brasileiro está maior. De 2000 até 2015 houve um aumento de 5 anos na média de vida dos cidadãos de todo o globo!

1

(Aumento da expectativa de vida do brasileiro subiu para 75 anos em 2016)

No Brasil, a expectativa de vida subiu de 62,57 anos em 1980 para 75 anos em 2016, o que é um indicador intermediário. Em relação ao restante da América Latina, estamos numa posição superior à países como Paraguai e Bolívia, mas atrás de Chile, Cuba e Uruguai. (Veja aqui a tabela completa dos países)

As razões para o aumento da longevidade do brasileiro estão relacionadas ao nosso crescimento econômico nos últimos anos, acesso ao saneamento básico, condições melhores de higiene e saúde, mais educação, diminuição da mortalidade infantil e aumento do poder de consumo, porém, ainda estamos “engatinhando” quando o assunto é a medicina preventiva, que é muito mais avançada em países desenvolvidos como Japão e Suíça, que são os líderes em longevidade e possuem uma expectativa de vida superior aos 83 anos.

Pensando no aumento da qualidade de vida e da longevidade da população, a medicina preventiva tem se mostrado como uma prática vital, e é exatamente este o ponto chave que nós da Vital Âtman sempre frisamos e defendemos ao longo de toda a nossa história, a prática da prevenção!

E prevenção resume-se em práticas saudáveis, de nada adianta ter informação se não houver a prática diária de hábitos benéficos. Adotar um estilo de vida saudável ajuda muito a evitar doenças mesmo em quem tem predisposição genética, sabia disso?

Nós lançamos um E-Book sobre medicina preventiva, nele você poderá entender melhor sobre uma série de medidas que você pode tomar para se prevenir de doenças, aumentar sua qualidade de vida e sua longevidade, veja algumas das nossas dicas:

  • Escolha não consumir ou diminuir a quantidade de alimentos industrializados, com alta quantidade de sódio, conservantes, açúcares e ingredientes maléficos;
  • Descanse e procure maneiras de priorizar o seu sono;
  • Sorria mais e seja positivo, isso ajuda o cérebro a liberar mais endorfina, neurotransmissor relacionado a sensações de bem estar;
  • Prefira alimentos naturais e veja isso como uma dádiva! Consuma frutas, verduras, sementes oleaginosas, nozes e ervas aromáticas, que podem deixar sua alimentação ainda mais gostosa e claro, saudável;
  • Não fique parado! Seu corpo foi feito para se movimentar! Ande, corra, dance, suba escadas, saia da rotina e procure algum esporte ou atividade física que goste;
  • Visite um médico regularmente, faça “check-ups” e exames de prevenção;
  • Não se automedique quando surgirem dores ou desconfortos, quando esses sinais aparecem é seu corpo dando um recado de que algo não vai bem, procure um médico.

2

(Adotar um estilo de vida saudável inclui a prática diária de exercícios)

E então, percebeu como o aumento da longevidade das pessoas de um país também está relacionado ao que você mesmo faz por você e para se prevenir de doenças? A responsabilidade pela nossa expectativa de vida é uma questão muito importante e todos devemos estar abertos para abraçar um estilo de vida mais saudável, que nos conduza para uma velhice plena e tranquila, não acha?

Nos países ao redor do Mar Mediterrâneo, por exemplo, a cultura alimentar influencia diretamente na longevidade. Uma pesquisa atual considera a dieta mediterrânea a mais benéfica para o coração, Segundo estudos da Universidade de Barcelona, a cultura e rotina alimentar desta região é capaz de evitar aproximadamente 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral. A dieta mediterrânea inclui peixes gordos de águas frias, frutas e vegetais, azeite, castanhas, grãos integrais, laticínios como iogurte natural e queijo branco, e porque não, uma taça diária de vinho, que é rico em polifenóis e resveratol, substâncias que também protegem o coração.

Confira no nosso E-book todas as nossas orientações sobre “Medicina Preventiva – A vitalidade dos hábitos saudáveis na prevenção de doenças” e se motive a criar ou permanecer fazendo práticas saudáveis para seu corpo e mente.

Compartilhe essas preciosas informações com seus amigos e espalhe notícias vitais por aí 😉

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como corrigir uma dieta desequilibrada

Você sabe como corrigir uma dieta desequilibrada?
Quando se fala em dieta, todo mundo tem uma solução mágica: “você deve comer isso, você deve comer aquilo…”

Mas as nutricionistas não trabalham dessa forma. Elas entendem as características e necessidades de cada um para elaborar um cardápio personalizado.

No entanto, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas a todos quando as pessoas estão em uma dieta desequilibrada:

Seus ossos merecem atenção

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo?

Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?

Conheça 10 hábitos para uma gravidez saudável

Você já deve ter visto pessoas dando conselhos para grávidas: come isso, não faz aquilo… Elas não fazem por mal, pelo contrário: todo mundo quer que a mamãe e o bebê tenham muita saúde nesse período, que merece mesmo atenção especial.

E para que as mães tenham uma gravidez saudável e tranquila, separamos algumas dicas de alimentação e bem-estar. Assim, quando o bebê chegar, ela estará pronta e bem disposta para cuidar dele. Veja: