O cuidado com a sua beleza nunca foi tão completo

Share on facebook
Share on twitter

Ao longo dos anos, nosso tecido cutâneo é constantemente exposto a diversos fatores que alteram a sua homeostase, prejudicando suas importantes funções que incluem proteção, excreção, regulação da temperatura, sustentação, percepção sensitiva, metabolismo, secreção, comunicação e absorção.

De forma fisiológica, as células e órgãos cutâneos passam por um declínio em suas funções com o avançar da idade, condição que é justificada pelo processo de senescência celular – em que nota-se a redução no número de células tronco, que poderiam dar origem a células do tecido cutâneo.

O envelhecimento é uma consequência visível deste processo fisiológico. Além disso, outros elementos externos – como a poluição, exposição ao cigarro, raios ultravioletas, má alimentação e o estresse físico e mental – podem contribuir para o envelhecimento precoce, pois são responsáveis por aumentar o estresse oxidativo e inflamação no tecido em questão.

Atualmente, o envelhecimento precoce e as alterações na saúde da pele são situações que geram muita insatisfação, uma vez que a pele é o nosso maior órgão em exposição, que reflete nossas condições físicas e psicológicas, como a saúde e idade. Por este motivo, a busca por alternativas que possam minimizar estes efeitos é notória.

Os problemas que envolvem o tecido cutâneo podem ser prevenidos com diversas estratégias nutricionais, principalmente com o devido aporte de nutrientes que dão suporte às reações que integram o tecido cutâneo, e que atuam como potentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Com base nestes critérios e pensando na beleza saudável, de dentro para fora, o Vital Beauty apresenta compostos – óleo de amêndoas, óleo de gergelim, biotina e ácido pantatênico (vitamina B5) – que são importantes para a manutenção da integridade da pele e, assim, proporcionam mais saúde ao tecido cutâneo, e previnem desordens que possam potencializar o envelhecimento da pele, auxiliando também a manutenção da saúde dos cabelos e unhas.

Vitamina B5 – ajuda a manter a pele saudável e com excelente aparência. Ela também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas da idade. O uso de ácido pantotênico é considerado benéfico para a saúde do tecido tegumentar, e deve ser priorizado em casos de acne e outras lesões que acometem a estrutura dérmica.

A vitamina B5 auxilia a cicatrização de feridas e melhora a regeneração das células que são responsáveis pela geração de tecido conjuntivo após a lesão e também aumenta significativamente os níveis de glutationa nas células, o qual atua como um potente antioxidante na pele. O aumento dos níveis de glutationa protege contra danos oxidativos das membranas celulares, reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Isso pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas, e até mesmo defender contra o câncer de pele.

Biotina –  é necessária para manter a saúde da pele, cabelos e unhas – por isso, quando alguém está com deficiência desta vitamina, os sintomas podem se manifestar na forma de unhas quebradiças, cabelos fracos e opacos, ou dermatite, que resulta em pele seca e irritada. Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cremes cosméticos para o rosto, máscaras de cabelo e outros produtos de beleza, mas a biotina é muito mais eficaz quando é ingerida em vez de aplicada topicamente.

A biotina também pode ajudar a proteger a pele da acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, secura severa da pele e rachaduras.

Óleo de amêndoas – é rico em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas. A partir dos benefícios dos componentes presentes nas amêndoas, o seu óleo pode ser empregado para melhorar a saúde da pele, e promover proteção contra agentes inflamatórios e oxidativos, que promovem danos e aumentam o risco de envelhecimento precoce.

Óleo de gergelim –  contêm altos níveis de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que fortalece o tecido muscular, cabelos e pele.  Além disso,  apresenta excelentes resultados em marcas de queimaduras cutâneas e também na redução dos sinais de envelhecimento precoce.

O óleo de gergelim é uma das maiores fontes de vitamina E (alfa tocopherol), um dos antioxidantes mais importantes que demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Tem ainda efeito anti-inflamatório na pele, e pode ser usada no tratamento de rugas e linhas de expressão, pois favorecem a hidratação das células, acompanhada de redução da atividade de enzimas que degradam o colágeno da pele.

Você gosta de se cuidar e prefere cuidados naturais? Este é nosso presente para você.

Sempre linda, por dentro e por fora.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça nove sinais da falta de magnésio no corpo

Quando se fala em vida saudável, logo a gente pensa em alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, mais tempos com amigos, e por aí vai, não é mesmo?

Mas pouca gente se lembra que, muitas vezes é preciso fazer o uso de suplementos para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais!

Um bom exemplo de um mineral cujas taxas são dificilmente adquiridas apenas através da alimentação, é o magnésio, que chega a ser insuficiente em 80% da população!

As principais causas disso são:

Saiba o que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade e como preveni-la

Como está a sua visão? Pode ser que você precise de óculos, sofra de irritação ou até de uma doença como catarata ou glaucoma. Em todos esses casos existem tratamentos que podem corrigir ou, no caso do glaucoma, pelo menos evitar que a doença avance e leve à cegueira. Mas você já ouviu falar da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?