Sete benefícios do salmão que você precisa conhecer!

O salmão, aquele peixe delicioso de cor característica você já conhece, mas sabe desde quando ele é consumido? Há mais de cinco mil anos a tribo indígena norte-americana Nisqually já consumia este peixe. O salmão também desempenhou um papel central em muitos aspectos da espiritualidade e da religião...
Share on facebook
Share on twitter

O salmão, aquele peixe delicioso de cor característica você já conhece, mas sabe desde quando ele é consumido?

Há mais de cinco mil anos a tribo indígena norte-americana Nisqually já consumia este peixe.

O salmão também desempenhou um papel central em muitos aspectos da espiritualidade e da religião.

Ele foi considerado sagrado para as tribos nativas americanas e acredita-se que ele tenha orientado o povo nativo a desenvolver um forte respeito pelo equilíbrio do ecossistema.

A carne do salmão era comumente consumida, mas eles também tinham o cuidado de não deixar que outras partes fossem desperdiçadas, usando a pele para fazer roupas e os ossos para brinquedos.

O salmão também é frequentemente apresentado na mitologia e pode ser encontrado em muitas histórias antigas celtas, irlandesas, nórdicas e galesas.

E atualmente?

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer

Nos últimos anos, os pesquisadores têm estudado os benefícios que o salmão pode proporcionar para a saúde.

Entre eles estão a capacidade de melhorar a saúde do coração, da função cerebral e redução da inflamação, melhorando a saúde geral.

Mas atenção! Para garantir todos os benefícios do salmão para a sua saúde, é fundamental que ele seja selvagem ou seja, capturado na natureza e não criado em cativeiro.

Isso porque o salmão selvagem é rico em ômega 3!

Conheça melhor os benefícios da ingestão de salmão selvagem

1 – Pode melhorar a saúde óssea

Pesquisas recentes de Universidade de Ohio (EUA) sugerem que os ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe ou óleo de peixe podem ajudar a melhorar a saúde óssea e controlar a osteoporose.

Eles também observaram que mulheres com níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 no sangue tiveram menos fraturas de quadril.

2 – Ajuda no funcionamento da função cerebral

Alimentos ricos em ômega-3 podem aumentar a eficiência de várias funções cerebrais, incluindo a memória. Esta foi a conclusão de um estudo da Universidade de Liverpool (Reino Unido).  

Segundo os pesquisadores da Universidade de Israel, os ácidos graxos ômega-3 também podem aliviar a inflamação para proteger o sistema nervoso do estresse oxidativo e dos danos relacionados à idade.

Além disso, segundo pesquisas da Universidade dos Países Baixos, ele pode agir como um antidepressivo e ajudar a prevenir e tratar a doença de Alzheimer e os sintomas do Parkinson.

3 – Pode ajudar a prevenir o TDAH em crianças

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-2

Pesquisas mostram que as crianças que comem regularmente salmão selvagem também obtém os mesmos benefícios que os pais.

Vários estudos sugerem que alimentar crianças com salmão selvagem pode ajudar a prevenir os sintomas de TDAH e melhorar o desempenho acadêmico. Estas informações são da Universidade dos Países Baixos.

4 – Pode melhorar a saúde do coração

Como o salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, o consumo regular deste peixe pode ajudar a reduzir a inflamação sistêmica e o risco de aterosclerose, hipertensão e derrame. Esta foi a conclusão de pesquisas da Universidade de Munique, Alemanha.

5 – Pode contribuir para a melhora da visão

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-3

Segundo pesquisas da Universidade de Birmingham (Reino Unido), a ingestão de salmão pode ajudar a aliviar a síndrome do olho seco e os sintomas de degeneração macular relacionados à idade.  

De acordo com um artigo publicado em “Investigative Ophthalmology & Visual Science” os ácidos graxos ômega-3 melhoram a drenagem do fluido intraocular dos olhos e diminuem o risco de glaucoma e da pressão ocular alta.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão selvagem também são essenciais para o desenvolvimento ocular em bebês.

6 – Pode melhorar a saúde da pele

Por causa dos altos níveis de ômega-3, o consumo de salmão selvagem pode ajudar a proporcionar uma pele mais brilhante e hidratada.

Além disso, os antioxidantes encontrados no salmão selvagem podem reduzir muito os efeitos dos danos dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele. As informações são de um estudo publicado em “Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition”.

7 – É coadjuvante no combate ao desenvolvimento do câncer

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-5

Qualquer discussão sobre os benefícios para a saúde do salmão selvagem rico em ômega 3 não seria completa sem mencionar os efeitos baseados em evidências que esse superalimento pode ter sobre o câncer.

Dos 2.500 estudos científicos publicados um ponto é claro: os ácidos graxos ômega-3 podem ter um efeito profundo não apenas na prevenção do câncer, mas também no combate ao crescimento e desenvolvimento do tumor.

Mais benefícios

O salmão selvagem é apreciado pelo seu impressionante perfil nutricional e propriedades promotoras de saúde em vários tipos de medicina holística, incluindo Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa.

Em uma dieta ayurvédica, o salmão tem um efeito tamásico, o que significa que pode ajudar a promover o descanso e saciedade.

Já de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que o salmão selvagem pode ajudar a tonificar o sangue e melhorar o fluxo de energia através do corpo.

Mas se eu não gostar de peixe?

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-6

Se você não gosta de peixe ou acha difícil inserir este alimento nesta dieta, opte por bons suplementos de ômega 3.

Os bons produtos existentes no mercado garantem que você faça a ingestão diária necessária de ômega 3 para que você possa obter todos os benefícios listados acima.

Além disso, para obter o ômega 3 necessário através da dieta com peixe, é preciso ingerir uma grande quantidade desse alimento todos os dias, o que pode ser inviável.

Se você quer começar a ingerir ômega 3 através de suplementos, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para escolher o produto!

Gostou deste conteúdo? Então repasse-os para seus amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar do ômega 3!

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
iovs.arvojournals.org
draxe.com

3 comentários em “Sete benefícios do salmão que você precisa conhecer!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Já pensou em ser doador de sangue?

Alguma vez você já doou sangue? Já é doador de sangue ou pelo menos pensou no assunto? É um gesto simples que pode salvar muitas vidas.

Aproveitamos a oportunidade para falar sobre isso, pois todos os anos, no dia 14 de junho, países de todo o mundo comemoram o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.

Ômega 3: um potente aliado da saúde ocular!

Vamos fazer um teste? Experimente ficar dez minutos de olhos fechados e fazer suas atividades do dia a dia. Quase impossível certo? Isso porque a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo.

É através dela percebemos nossa orientação espacial, vemos os rostos e sorrisos de nossos familiares, vemos um filme, lemos um livro, admiramos a natureza, e mais: além de transmitir imagens para o cérebro, a entrada de luz pelos olhos controla nosso ciclo circadiano, responsável pelo controle do nosso relógio biológico.