Você é feliz?

Pergunta difícil de responder né? Na verdade, ninguém é feliz o tempo todo. Dizem que a maioria das pessoas experimenta momentos felizes ao longo do tempo. Mas já que no dia 20 comemora-se o “Dia Internacional da Felicidade”, fizemos uma lista de livros para você refletir melhor sobre o assunto. Veja:
Share on facebook
Share on twitter

Pergunta difícil de responder né? Na verdade, ninguém é feliz o tempo todo. Dizem que a maioria das pessoas experimenta momentos felizes ao longo do tempo.

Mas já que no dia 20 comemora-se o “Dia Internacional da Felicidade”, fizemos uma lista de livros para você refletir melhor sobre o assunto.

Veja:

1 – Os 100 Segredos das Pessoas Felizes

voce-e-feliz

Autor: David Niven

Resumo: Niven, um renomado psicólogo e cientista social, compilou resultados obtidos em centenas de pesquisas sobre a felicidade e a partir disso organizou uma lista de 100 atitudes/comportamentos que aparecem nos estudos como preditores de felicidade. O interessante do livro é a linguagem acessível a qualquer pessoa. É lógico que a princípio o autor faz uma simplificação dos conceitos. Isso pode ser ruim, pois, pode levar a um entendimento inadequado da Psicologia da Felicidade, favorecendo uma associação desta com a autoajuda. O trabalho de Niven, contudo, aproxima os resultados científicos das pessoas comuns, o que é bom para a divulgação dos estudos nessa área.

2 – Felicidade: A Prática do Bem-Estar

voce-e-feliz-1

Autor: Matthieu Ricard

Resumo: Ricard é um monge budista que trilhou carreira científica até completar sua tese de doutorado em Genética Molecular, em 1972, quando decidiu trocar a vida acadêmica pela vida monástica budista. Ricard colabora com cientistas em pesquisas sobre o efeito da meditação para o bem-estar. Esses experimentos têm demonstrado que a meditação pode determinar alterações impressionantes nos níveis de felicidade. Nesse livro, Ricard defende a ideia de que a felicidade é uma habilidade que pode ser conquistada através de algum tempo e de algum esforço.

3 – Da Felicidade

voce-e-feliz-2

Autor: Séneca

Sêneca foi um mestre na redação de textos filosóficos que se tornaram clássicos, refletindo sobre problemas que assolavam os pensadores de sua época. Conhecidos como tratados morais, dois destes textos estão aqui reunidos: “Da felicidade” e “Da vida retirada”. Neles são apresentadas reflexões sobre a busca de serenidade em um mundo conturbado pela dissolução dos antigos valores morais. Para Sêneca, a felicidade se constrói através da razão, da retidão e principalmente da harmonia com o universo.

4 – A arte da felicidade

voce-e-feliz-3

Autor: Dalai Lama

O propósito de nossa existência é buscar a felicidade. Parece senso comum, e pensadores ocidentais como Aristóteles e William James concordaram com a ideia. No entanto, a visão que se apresenta nesta obra é uma visão de felicidade como um objetivo verdadeiro, um objetivo para a realização do qual podemos dar passos positivos. Neste livro estão relatadas longas conversas com o Dalai-Lama as quais constituem a base desta obra, com o objetivo expresso da colaboração num projeto que apresentaria suas opiniões sobre como levar uma vida mais feliz, acrescidas das próprias observações do autor a partir da perspectiva de um psiquiatra ocidental.

5 – Felicidade Incurável

voce-e-feliz-4

Autor: Fabrício Carpinejar

Em seu livro de crônicas, Fabrício Carpinejar anuncia: é chegado o momento de propor a felicidade… e uma felicidade incurável A felicidade incurável é aquela que nunca está reunida em um único lugar; é aquela que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. A felicidade incurável é aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa absolutamente passional e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade Incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.

Se você gostou das nossas dicas, repasse-as para seus amigos. Afinal compartilhar felicidade e cultura é Vital!

Fontes: Saraiva, Estante Virtual, Amazon

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos anti-inflamatórios

Os médicos estão aprendendo que uma das melhores formas para dominar a inflamação não está no armário de remédios, mas na geladeira. Seu sistema imunológico