Yoga: comece a praticar agora mesmo e sinta os benefícios!

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo. Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras. Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!
Share on facebook
Share on twitter

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo.

Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras.

Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!

Breve História do Yoga

A Yoga é uma das formas mais antigas de “exercício”.  Estima-se que as origens desta prática remontam há mais de 5.000 anos.

Ela evoluiu drasticamente ao longo deste período e hoje existem dezenas de estilos diferentes, cada um deles criados por uma ampla gama de pessoas e sistemas de crenças.

No começo, os professores e praticantes estavam bem focados nos benefícios mentais do yoga, até mais do que nos físicos.

Os primeiros praticantes de yoga tinham em comum vários objetivos, incluindo: conectar o corpo e a mente, incentivar a “atenção plena”, unir as pessoas com suas comunidades e colegas praticantes e também melhorar a saúde física até mesmo na velhice.

Atualmente o Ashtanga yoga é considerado por muitos como o método mais popular de yoga. Ele deriva das práticas clássicas de yoga originadas na Índia Antiga e foi trazida para o Ocidente primeiramente por um homem chamado Sri K. Pattabhi Jois, por volta de 1960.

A yoga em si não é uma prática religiosa e pode ser praticada separadamente ou em combinação com qualquer forma de espiritualidade.

O que é Yoga?

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios

É uma prática de movimento meditativo, “mente-corpo”, que chegou à Europa, Estados Unidos e Ásia (principalmente a Índia) por volta de do século XIX.

A prática começou a ganhar popularidade até os anos 1960 e 1970 envolvendo tanto o movimento quanto a respiração controlada. Muitos dos benefícios do yoga são semelhantes aos do tai chi ou das artes marciais.

Dezenas de professores influentes ao longo da história moldaram a ioga. Muitos, na verdade, criaram suas próprias escolas exclusivas de yoga e iniciaram linhagens que continuam a atrair milhões de seguidores dedicados.

As raízes da yoga remontam à antiga Índia, embora a prática em si não seja de natureza religiosa.

Hoje, as escolas mais populares de yoga incluem Vinyasa, Ashtanga, Bikram (também conhecido como yoga quente) e Iyengar.

Todos esses tipos de yoga derivam de uma forma de yoga chamada Hatha. Cada um tem seu próprio conjunto de princípios básicos, estilos de ensino, metodologias e benefícios físicos exclusivos.

Em comparação com outras formas populares de “exercício”, a yoga é mais holística por combinar movimentos físicos com técnicas de respiração controlada.

Na yoga, as posturas são conhecidas como asanas. A regulação da respiração é referida como pranayama. Juntas, elas se unem com foco na meditação e aspectos de relaxamento.

É exatamente por isso que os devotos da yoga relatam benefícios incluindo melhorias nas condições físicas musculoesqueléticas e na saúde mental.

Saiba mais sobre os benefícios da yoga

1 – Reduz a ansiedade e o estresse

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-1

A prática regular de yoga (especialmente quando combinada com outros controladores do estresse) pode ajudar a combater muitos efeitos físicos de estresse e ansiedade. Isso se deve aos benefícios da yoga que afetam o sistema nervoso central e o sistema imunológico.

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Medicina Comportamental da “Ohio State University” descobriu que a yoga minimiza as respostas inflamatórias a eventos estressantes.

Isso, por sua vez, reduz a carga de saúde que o estresse causa a uma pessoa. Depois de comparar 25 novatos em yoga com 25 especialistas em yoga, os pesquisadores descobriram que sessões regulares de yoga:

– Impulsionaram o controle dos participantes sobre respostas inflamatórias ou endócrinas;

– Apresentaram níveis séricos baixos de interleucina (IL) -6;

– Apresentaram níveis reduzidos de proteína C reativa (PCR);

– Tiveram diminuição da estimulação de lipopolissacarídeos em resposta a eventos estressantes.

A yoga nos faz perceber as maneiras pelas quais mantemos o estresse em nossos corpos: apertando os dentes e a mandíbula (que pode levar ao bruxismo), tensão nos ombros e pescoço e enrijecimento da barriga e parte inferior das costas, por exemplo.

A pesquisa sugere que os benefícios da yoga também incluem a redução dos sintomas de ansiedade. Isso significa que a prática pode realmente ajudar a aliviar os efeitos colaterais da ansiedade, como um coração acelerado, pressão alta e problemas para dormir.

2 – Melhora a qualidade do sono

Estudos da Universidade de Harvard (EUA), mostraram que 4 a 8 semanas de yoga resultam em um efeito positivo no sono, tempo total de sono, tempo total de vigília, latência no início do sono e tempo de despertar após o início do sono em pacientes com distúrbios do sono, incluindo insônia.

Para muitos adultos, o sono insuficiente é resultado de altos níveis de estresse, desequilíbrios hormonais ou dor.

Dedicar um tempo para controlar o estresse no corpo é fundamental para tomar medidas que impeçam a resposta ao estresse de “lutar ou fugir”. Isso tem efeitos positivos na qualidade do sono.

Como a yoga ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático (SNP) e diminui a atividade do sistema nervoso simpático (SNS), ela pode diminuir os distúrbios do sono e ajudar a tratar os sintomas da insônia.

3 – Melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-2

Um estudo publicado no “International Journal of Yoga” mostrou que a prática regular pode aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e até mesmo o desempenho em atletas.

Após 10 semanas de prática de yoga, as medidas de flexibilidade e equilíbrio melhoraram nos seguintes testes: alcance, flexibilidade do ombro, e ângulos das articulações.

4 – Ajuda a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas

Manter o equilíbrio é importantíssimo para evitar as quedas em idosos. A yoga pode ajudá-los a melhorar o equilíbrio.

Uma análise publicada no “Journal of Alternative and Complementary Medicine” descobriu que cerca de 75% dos 15 estudos revisados detectaram resultados positivos em relação à yoga, relacionados ao equilíbrio.

Os benefícios foram particularmente bons entre os adultos mais velhos praticantes de yoga.

5 – Reduz a fadiga e a falta de concentração

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-3

A fadiga causada pela má qualidade de sono, juntamente com a dificuldade de concentração durante a tarde, são sinais normais de que o seu “relógio interno” (ritmo circadiano) está funcionando sem problemas.

Embora seja completamente natural sentir uma queda de energia após uma longa noite, ou para algumas pessoas no final da tarde, o cansaço inexplicável e a falta de concentração em outros momentos podem causar problemas no trabalho e em outros lugares.

A yoga é frequentemente considerada uma forma eficaz de aumentar a clareza, foco e energia. Estas são três qualidades são muito importantes para o desempenho físico e mental.

O alongamento, mesmo por curtos períodos de apenas 1 a 2 minutos, pode produzir efeitos enormes nos níveis de energia, especialmente para pessoas que passam muitas horas por dia sentadas em mesas ou olhando para a tela do computador.

6 – Pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida

Estudos do “Group Health Research Institute” mostram que certas posições de yoga podem ajudar a diminuir a dor lombar, dor de garganta e enxaqueca.

Além disso, os benefícios da yoga também incluem a melhora da capacidade de andar e se mover, controlar os sintomas da artrite e aliviar o desconforto digestivo.

Um centro nacional de estudos financiados pela Saúde Complementar e Integrativa, que investigou os tratamentos para a dor lombar crônica, descobriu que os participantes de yoga tinham menos incapacidades, dor e depressão após seis meses da prática regular.

7 – Pode ajudar na perda de peso e crescimento dos músculos

yoga-comece-a-praticar-agora-mesmo-e-sinta-os-beneficios-4

Certos estilos de yoga podem ajudar a promover a perda de peso (ou a manutenção de um peso saudável), reduzir a inflamação, equilibrar hormônios, controlar o apetite, aumentar a massa muscular e beneficiar o metabolismo.

Embora certas aulas de yoga podem fazer o corpo suar, queimar muitas calorias e tonificar os músculos, os benefícios reais da yoga quando se trata de perda de peso podem ser explicados por seus efeitos sobre o estresse.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios da yoga, que tal fazer uma aula experimental em sua cidade? E se você gostou deste conteúdo, compartilhe-os com seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
nih.gov/news-events
draxe.com

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como melhorar o sistema imune através da alimentação

Em nosso dia a dia somos constantemente expostos à vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Mas então porque não ficamos doentes o tempo todo? Graças ao nosso sistema imunológico: constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos, ele nos protege de todos estes agentes que podem causar ou desencadear doenças como lúpus, herpes, psoríase, artrite reumatoide, alergias, gripes e resfriados, entre outras…

Mitos e verdades sobre alimentação

Por: Nutrição Prática & Saudável O endocrinologista Alfredo Halpern selecionou para o site do programa Bem Estar mitos e verdades sobre alguns alimentos como leite,

Está na pré-menopausa? Conheça os coadjuvantes naturais para aliviar os sintomas

Quando as mulheres atingem uma certa idade, os sintomas da menopausa começam a aparecer. Este período é chamado de pré-menopausa, perimenopausa ou climatério e antecede o fim do ciclo reprodutivo.

Embora a perimenopausa e a menopausa sejam partes naturais do envelhecimento e, portanto, não necessariamente “problemas para resolver”, é normal e esperado que ocorram mudanças e certos sintomas durante essa transição.

Assim como na gravidez e na puberdade, é preciso tomar algumas medidas para ajudar a passar por esta fase de uma forma mais fácil.