Zeaxantina e luteína: conheça os amigos da sua saúde ocular

Os nomes são um pouco estranhos, difíceis de pronunciar e provavelmente você nunca ouvir falar deles. O curioso é que você até pode estar se beneficiando da luteína e da zeaxantina sem saber.
Share on facebook
Share on twitter

Os nomes são um pouco estranhos, difíceis de pronunciar e provavelmente você nunca ouvir falar deles. O curioso é que você até pode estar se beneficiando da luteína e da zeaxantina sem saber.

 

Mas afinal, o que são eles?

A luteína e a zeaxantina são dois importantes carotenoides, pigmentos produzidos por plantas que dão uma coloração amarela e avermelhada às frutas e vegetais.  De acordo com pesquisadores italianos, eles são estruturalmente muito semelhantes, com apenas uma pequena diferença no arranjo de seus átomos. Mas ambos são potentes antioxidantes e oferecem inúmeros benefícios para a saúde, principalmente a dos olhos.

 

Mas como?

 

A luteína e zeaxantina são poderosos antioxidantes que defendem seu corpo contra moléculas instáveis chamadas radicais livres. 

 

Estudos já comprovaram que, em excesso, os radicais livres podem danificar as células, contribuir para o envelhecimento e levar à progressão de doenças oculares, cardíacas, câncer, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer.

 

Nesse contexto, a luteína e a zeaxantina protegem as proteínas, gorduras e o DNA de estressores do seu corpo e podem até mesmo ajudar a reciclar a glutationa, outro antioxidante essencial do organismo.

 

A luteína e a zeaxantina funcionam para proteger os olhos dos danos provocados pelos radicais livres da seguinte forma: seus olhos estão expostos ao oxigênio e à luz, que por sua vez promovem a produção de radicais livres prejudiciais. Essas substâncias anulam estes radicais livres, impedindo que eles danifiquem as células dos seus olhos. Essa é a conclusão de um estudo do Departamento de Oftalmologia da Universidade da Flórida (EUA).

luteina-e-zeaxantina-conheca-os-amigos-da-sua-saude-ocular2

Além disso, de acordo com estudos da Universidade de Connecticut (EUA), suas propriedades antioxidantes podem reduzir os efeitos do colesterol LDL “ruim”, diminuindo o acúmulo de placa nas artérias.  

 

Saiba mais:

– A luteína e a zeaxantina são os únicos carotenoides obtidos a partir de uma dieta que se acumulam na retina, particularmente na região da mácula, localizada na parte posterior do olho;

– De acordo com pesquisadores da Universidade de Sydney, Austrália, como são encontrados em quantidades concentradas na mácula, eles são conhecidos como pigmentos maculares.  

– A luteína e a zeaxantina também atuam como um bloqueador solar natural ao absorver o excesso de energia luminosa. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque (EUA), acreditam que elas protejam olhos principalmente do espectro azul da luz.

 

Veja como a luteína e a zeaxantina podem ajudar a combater doenças oculares

 

 

– Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): Segundo pesquisadores da Universidade de Pequim, China, o consumo de luteína e zeaxantina pode proteger contra a progressão da DMRI à cegueira;

– Cataratas: as cataratas são causadas pela opacificação da lente natural do olho, o cristalino. De acordo com estudos da Universidade de Melbourne, Austrália, ingerir alimentos ricos em luteína e zeaxantina pode retardar sua formação;

– Retinopatia diabética: Nos estudos sobre o diabetes feitos em animais, a suplementação com luteína e zeaxantina demonstrou reduzir o estresse oxidativo que danifica os olhos;

 – Uveíte:  estudos revelaram que a luteína e a zeaxantina podem ajudar a reduzir o processo inflamatório envolvido nessa doença que atinge a úvea (camada média do olho).

 

Mas como obter a luteína e a zeaxantina?

luteina-e-zeaxantina-conheca-os-amigos-da-sua-saude-ocular

Esses carotenoides podem ser encontrados principalmente em vegetais de folhas verde escuras, assim como em outras frutas e vegetais mais coloridos. O repolho, agrião e espinafre são boas fontes de luteína, enquanto milho, gema de ovo e pimentão amarelo, de zeaxantina.

E em qual quantidade? 

 

Para obter os benefícios desses alimentos para a saúde ocular, seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles. Então uma solução viável é usar bons suplementos disponíveis no mercado.

 

Se você gostou desse conteúdo repasse-o para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

 

Referências:
Juturu, V., Bowman, J., &Deshpande, J. (2016). Overall skintoneandskin-lightening-improvingeffectswith oral supplementationofluteinandzeaxanthinisomers: a double-blind, placebo-controlledclinicaltrial. Clinical, CosmeticandInvestigationalDermatology, Volume 9, 325–332.
Koushan, K., Rusovici, R., Li, W., Ferguson, L., & Chalam, K. (2013). The Role ofLutein in Eye-RelatedDisease. Nutrients, 5(5), 1823–1839.
Kim, J. E., Leite, J. O., deOgburn, R., Smyth, J. A., Clark, R. M., & Fernandez, M. L. (2011). A Lutein-Enriched Diet PreventsCholesterolAccumulationandDecreasesOxidized LDL andInflammatoryCytokines in the Aorta ofGuineaPigs. The JournalofNutrition, 141(8), 1458–1463.
Eisenhauer, B., Natoli, S., Liew, G., &Flood, V. (2017). LuteinandZeaxanthin—Food Sources, BioavailabilityandDietaryVariety in Age‐Related Macular DegenerationProtection. Nutrients, 9(2), 120.
Roberts, J. E., &Dennison, J. (2015). The PhotobiologyofLuteinandZeaxanthin in theEye. JournalofOphthalmology, 2015, 1–8.
Ma, L., Dou, H.-L., Wu, Y.-Q., Huang, Y.-M., Huang, Y.-B., Xu, X.-R., … Lin, X.-M. (2011). Luteinandzeaxanthinintakeandtheriskof age-related macular degeneration: a systematic review and meta-analysis. British JournalofNutrition, 107(03), 350–359.
Vu, H. T. V., Robman, L., Hodge, A., McCarty, C. A., & Taylor, H. R. (2006). LuteinandZeaxanthinandthe Risk ofCataract: The Melbourne Visual Impairment Project. InvestigativeOpthalmology& Visual Science, 47(9), 3783.
Muriach, M., Bosch-Morell, F., Alexander, G., Blomhoff, R., Barcia, J., Arnal, E., … Miranda, M. (2006). Luteineffecton retina andhippocampusofdiabeticmice. Free Radical Biologyand Medicine, 41(6), 979–984.
Yang, S.-F., Roberts, J. E., Liu, Q., Pang, J., & Sarna, T. (2016). ZeaxanthinandLutein in the Management ofEyeDiseases. JournalofOphthalmology, 2016, 1–2.

 

3 comentários em “Zeaxantina e luteína: conheça os amigos da sua saúde ocular”

    • Cuidar bem do corpo com exercicios diarios, é um dos meios de preservar a boa manutenção da saude como um todo.
      Ingerir bons suplementos ajuda, mas temos que estarmos imunes ao stress, poluição e evitar consumir produtos com
      conservantes, manter-se longe destes é por demais indispensável. Os cuidados com a higiene diária se faz necessários
      como hábitos diários. Ter bastante zelo com os objetos, lavando-os constantemente, os tubos de vitaminas e de colírios
      so devem ser utilizados apos a higienização das mãos.

      Responder

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Amamentação: conheça os benefícios para o bebê e a mãe

Uma das imagens mais bonitas que existem é a de uma mãe amamentando seu bebê. Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre os dois e é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes que são facilmente digeridos pelo bebê, fazendo com que ele cresça forte e saudável.

Sete benefícios do salmão que você precisa conhecer!

O salmão, aquele peixe delicioso de cor característica você já conhece, mas sabe desde quando ele é consumido?

Há mais de cinco mil anos a tribo indígena norte-americana Nisqually já consumia este peixe.

O salmão também desempenhou um papel central em muitos aspectos da espiritualidade e da religião…