18 de outubro, Dia do Médico!

No mês em que se comemora o Dia do Médico, a Vital Âtman faz uma homenagem a estes grandes profissionais trazendo alguns filmes e livros que retratam essa nobre profissão.
Share on facebook
Share on twitter

Desde o pré-natal da sua mãe o médico já cuidava da sua saúde. Depois você passou pelo obstetra, pediatra e pode ser que tenha sido consultado por um hebiatra.
Você cresceu e até hoje os médicos fazem parte da sua vida, garantindo a saúde de todo o seu organismo, cada um em sua especialidade.
É a ele que você recorre quando alguma coisa dá errado com seu corpo ou mente.
Por isso, no mês em que se comemora o Dia do Médico, a Vital Âtman faz uma homenagem a estes grandes profissionais trazendo alguns filmes e livros que retratam essa nobre profissão.

São obras que valem a pena pela qualidade e também para que você conheça um pouco mais do dia a dia dos médicos. Veja:

1 – “Patch Adams – O Amor é Contagioso”

(EUA) – 1988, direção de Tom Shadyac

O filme, estrelado por Robin Williams, conta a história real de Hunter Adams, mais conhecido como “Patch” que descobriu uma forma diferente e mais humana de tratar seus pacientes.
Isso aconteceu após ele mesmo se internar eu um sanatório e observar a forma desumana como os pacientes eram tratados. Inconformado com a situação, ele cursa medicina e abre um instituto que presta assistência médica de forma gratuita.
Uma das grandes lições do filme é Patch Adams – O Amor é Contagioso é a frase “Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”.
Patch ficou conhecido no mundo todo e chegou a vir ao Brasil para palestras e entrevistas.

2 – “Um golpe do destino”

(EUA) – 1991, direção de Randa Haines

Neste filme, Jack McKee, interpretado por William Hurt, é um médico de personalidade fria e distante que trata seus pacientes apenas como doenças e não como pessoas. As coisas mudam após ele ser diagnosticado com câncer de garganta que é quando ele começa a experimentar o outro lado, o do paciente.
É nessa fase que ele começa seu processo de transformação e muda sua visão do outro, percebendo que pacientes são muito mais que uma doença e que precisam ser tratados com mais humanidade.

3 – “Tempo de despertar”

EUA – 1990, direção de Penny Marshall

Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que acredita poder melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados em um hospital e que não conseguem sair de um estado “catatônico”.
Para isso ele consegue permissão para fazer testes com uma nova droga em um dos pacientes, interpretado por Robert de Niro, conseguindo, a princípio, resultados satisfatórios.
Baseado no livro escrito pelo neurologista Oliver Sacks, em 1973, o filme traz reflexões sobre a vida, dando uma lição de que devemos aproveitar todo o tempo que temos.

4 – “Mãos talentosas”

EUA – 2009, direção de Thomas Carter

Ben Carson, interpretado por Cuba Gooding Jr. é um menino pobre de Detroit que contra todas as apostas e muito esforço acaba sendo diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do renomado hospital Johns Hopkins.
O filme conta a trajetória da personagem desde a infância até a ascensão profissional e mostra como a leitura o ajudou a mudar seu destino e o dos seus pacientes.

Livros

1 – “O Físico” O Físico (The Physician) de Noah Gordon

18-de-outubro-dia-do-medico-3

Editora Rocco
Se você acha difícil passar no vestibular e se formar em medicina, conheça a história de Rob J. Cole, um menino pobre na Inglaterra do século XI. Ainda pequeno, ele fica órfão e é adotado por um barbeiro cirurgião, que começa a lhe ensinar práticas de cura rudimentares. Querendo aprender mais, ele parte para a Pérsia para aprender medicina, mas para isso ele precisa se fazer passar por um judeu. Não se deixe intimidar pelas quase 600 páginas. Ao final, você vai ficar com um gostinho de “quero mais”.

2 – “Por um fio”, de Dráuzio Varella

18-de-outubro-dia-do-medico-2

Companhia das Letras 

Neste livro o autor mergulha em histórias de pacientes terminais e nos conta como cada um lida com esta situação.
Especializado em oncologia, Dráuzio vem de uma época em que o câncer era praticamente uma sentença de morte e, durante seus mais de 30 anos de experiência clínica, escolheu as histórias mais emocionantes para relatar no livro.
O interessante aqui é observar que a medicina é surpreendente, com relatos de pacientes que conseguiram curas que pareciam impossíveis e outras pessoas que encararam a morte com serenidade.

 

3 – “Sob pressão”, de Márcio Maranhão

18-de-outubro-dia-do-medico-5

Globo Livros
Sabe aquela ideia que a gente tem de médicos que trabalham sem condições, sem equipamentos, com plantões seguidos, sem tempo para dormir nem se alimentar direito? Pois é assim a rotina deste médico. O livro conta sua história real; atendendo em hospitais arruinados ele luta por melhores condições de trabalho procurando salvar seus pacientes e a si mesmo.

 

4 – “O futuro da Humanidade “, de Augusto Cury

18-de-outubro-dia-do-medico-4

Editora Arqueiro
O livro conta a história do jovem estudante de medicina, Marco Polo que, ao entrar na faculdade, cheio de sonhos e expectativas, se vê diante de uma realidade brutal, na qual pacientes com transtornos psíquicos são marginalizados. Inconformado ele se lança em uma jornada contra professores e médicos para mudar esta situação.

Gostou da nossa lista? Já leu alguns desses livros ou viu um dos filmes? Conte para a gente!

Parabéns médicos por cuidar da nossa saúde, afinal ela é Vital!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos que podem te ajudar a perder peso neste verão

O verão está chegando! E se você faz parte da grande maioria das pessoas que precisa emagrecer para ficar com o corpo mais bonito, temos boas notícias! Separamos 9 alimentos (comprovados cientificamente) que ajudam no emagrecimento! Ainda dá tempo de inseri-los na sua dieta e exibir um corpo bonito nas praias e piscinas!