Já ouviu falar dos antioxidantes sesamina e sesamolina?

Sabe aquele gergelim que você conhece, geralmente usado sobre os pães? Além de enfeitar os alimentos e dar um gostinho especial, o óleo extraído a frio deste alimento traz vários benefícios para a saúde! Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que podem melhorar as funções cardíacas, o sistema imune e até ajudar no emagrecimento.
Share on facebook
Share on twitter

Sabe aquele gergelim que você conhece, geralmente usado sobre os pães? Além de enfeitar os alimentos e dar um gostinho especial, o óleo extraído a frio deste alimento traz vários benefícios para a saúde!

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que podem melhorar as funções cardíacas, o sistema imune e até ajudar no emagrecimento.

Vamos lá:

sesamina-e-sesamolina2

1 – Funções cardíacas

A sesamina e a sesamolina podem ajudar a manter o sistema cardiovascular equilibrado e os níveis de colesterol baixos, reduzindo assim a chance de aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias. Isso significa que, adicionando óleo de gergelim extraído a frio à sua dieta, você estará bem protegido de ataques cardíacos e derrames.

2 – Ação antioxidante

Essas substâncias protegem os tecidos do corpo impedindo a oxidação das gorduras nos vasos sanguíneos.  Quando isso acontece, esses vasos ficam endurecidos podendo causar aumento da pressão sanguínea e, consequentemente, aumentando o risco de derrames e infartos.

sesamina-e-sesamolina

3 – Melhora o sistema imune

A sesamina regula compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo. Além disso, a sesamina e a sesamolina também ajudam a controlar a quantidade de insulina e o nível de coagulação do sangue.

4 – Ajudam a queimar calorias

Os compostos sesamina e sesamolina aumentam a ação da vitamina E, responsável pela formação dos músculos. Por sua vez, os músculos melhoram o desempenho físico, fazendo com que você queime mais calorias durante a atividade física.

5 – Ajuda a queimar gordura

Estudos apontam que a sesamina, presente no óleo de gergelim extraído a frio, pode otimizar a capacidade do fígado em quebrar e queimar a gordura, diminuindo a capacidade do corpo de armazenar a mesma.

Estes são os benefícios apenas da sesamina e da sesamolina, mas o óleo de gergelim também contém vitamina E, vitamina K, fitoesterois, ômega 3 e 6, magnésio, cobre, cálcio, ferro, zinco, proteínas e vitamina B6.

sesamina-e-sesamolina3

Estas substâncias podem trazer inúmeros benefícios para sua saúde (além dos já listados acima): melhorar a saúde dos cabelos e da pele, contribuir para o crescimento ósseo, atuar no controle da ansiedade e da depressão, melhorar a saúde dental, prevenir o câncer, contribuir para o processo digestivo e reduzir inflamações.

Para obter todos estes benefícios, o óleo de gergelim deve ser obtido in natura ou prensado a frio, e é uma das opções mais saudáveis de óleo vegetal que existe!

Saiba mais sobre o óleo de gergelim aqui!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos e familiares, compartilhar saúde é Vital 🙂

Referências:
www.natureword.com
http://www.alkanater.com
www.rd.com/health

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Seus ossos merecem atenção

Você provavelmente já deve ter escutado que os ácidos graxos ômega 3 nas formas de EPA e DHA ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, certo? E você sabe que essas gorduras especiais também podem oferecer proteção contra o declínio cognitivo associado à idade e a doença de Alzheimer, não é mesmo?

Mas você sabia que os ácidos graxos ômega 3 também desempenham um papel fundamental na proteção da saúde de nossos ossos?

Saiba se você está sofrendo da “síndrome do olho seco”

O inverno está chegando e pode ser que você esteja sentindo um incômodo nos olhos como sensação de ardência, sensibilidade ao vento e à luz, vermelhidão ou dificuldade em abrir as pálpebras ao acordar. Nesse caso você pode estar sofrendo de uma condição que afeta muitas pessoas nas épocas mais frias do ano: a “síndrome do olho seco”.