Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo.
Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras.
Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!
Breve História do Yoga
A Yoga é uma das formas mais antigas de “exercício”. Estima-se que as origens desta prática remontam há mais de 5.000 anos.
Ela evoluiu drasticamente ao longo deste período e hoje existem dezenas de estilos diferentes, cada um deles criados por uma ampla gama de pessoas e sistemas de crenças.
No começo, os professores e praticantes estavam bem focados nos benefícios mentais do yoga, até mais do que nos físicos.
Os primeiros praticantes de yoga tinham em comum vários objetivos, incluindo: conectar o corpo e a mente, incentivar a “atenção plena”, unir as pessoas com suas comunidades e colegas praticantes e também melhorar a saúde física até mesmo na velhice.
Atualmente o Ashtanga yoga é considerado por muitos como o método mais popular de yoga. Ele deriva das práticas clássicas de yoga originadas na Índia Antiga e foi trazida para o Ocidente primeiramente por um homem chamado Sri K. Pattabhi Jois, por volta de 1960.
A yoga em si não é uma prática religiosa e pode ser praticada separadamente ou em combinação com qualquer forma de espiritualidade.
O que é Yoga?
É uma prática de movimento meditativo, “mente-corpo”, que chegou à Europa, Estados Unidos e Ásia (principalmente a Índia) por volta de do século XIX.
A prática começou a ganhar popularidade até os anos 1960 e 1970 envolvendo tanto o movimento quanto a respiração controlada. Muitos dos benefícios do yoga são semelhantes aos do tai chi ou das artes marciais.
Dezenas de professores influentes ao longo da história moldaram a ioga. Muitos, na verdade, criaram suas próprias escolas exclusivas de yoga e iniciaram linhagens que continuam a atrair milhões de seguidores dedicados.
As raízes da yoga remontam à antiga Índia, embora a prática em si não seja de natureza religiosa.
Hoje, as escolas mais populares de yoga incluem Vinyasa, Ashtanga, Bikram (também conhecido como yoga quente) e Iyengar.
Todos esses tipos de yoga derivam de uma forma de yoga chamada Hatha. Cada um tem seu próprio conjunto de princípios básicos, estilos de ensino, metodologias e benefícios físicos exclusivos.
Em comparação com outras formas populares de “exercício”, a yoga é mais holística por combinar movimentos físicos com técnicas de respiração controlada.
Na yoga, as posturas são conhecidas como asanas. A regulação da respiração é referida como pranayama. Juntas, elas se unem com foco na meditação e aspectos de relaxamento.
É exatamente por isso que os devotos da yoga relatam benefícios incluindo melhorias nas condições físicas musculoesqueléticas e na saúde mental.
Saiba mais sobre os benefícios da yoga
1 – Reduz a ansiedade e o estresse
A prática regular de yoga (especialmente quando combinada com outros controladores do estresse) pode ajudar a combater muitos efeitos físicos de estresse e ansiedade. Isso se deve aos benefícios da yoga que afetam o sistema nervoso central e o sistema imunológico.
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Medicina Comportamental da “Ohio State University” descobriu que a yoga minimiza as respostas inflamatórias a eventos estressantes.
Isso, por sua vez, reduz a carga de saúde que o estresse causa a uma pessoa. Depois de comparar 25 novatos em yoga com 25 especialistas em yoga, os pesquisadores descobriram que sessões regulares de yoga:
– Impulsionaram o controle dos participantes sobre respostas inflamatórias ou endócrinas;
– Apresentaram níveis séricos baixos de interleucina (IL) -6;
– Apresentaram níveis reduzidos de proteína C reativa (PCR);
– Tiveram diminuição da estimulação de lipopolissacarídeos em resposta a eventos estressantes.
A yoga nos faz perceber as maneiras pelas quais mantemos o estresse em nossos corpos: apertando os dentes e a mandíbula (que pode levar ao bruxismo), tensão nos ombros e pescoço e enrijecimento da barriga e parte inferior das costas, por exemplo.
A pesquisa sugere que os benefícios da yoga também incluem a redução dos sintomas de ansiedade. Isso significa que a prática pode realmente ajudar a aliviar os efeitos colaterais da ansiedade, como um coração acelerado, pressão alta e problemas para dormir.
2 – Melhora a qualidade do sono
Estudos da Universidade de Harvard (EUA), mostraram que 4 a 8 semanas de yoga resultam em um efeito positivo no sono, tempo total de sono, tempo total de vigília, latência no início do sono e tempo de despertar após o início do sono em pacientes com distúrbios do sono, incluindo insônia.
Para muitos adultos, o sono insuficiente é resultado de altos níveis de estresse, desequilíbrios hormonais ou dor.
Dedicar um tempo para controlar o estresse no corpo é fundamental para tomar medidas que impeçam a resposta ao estresse de “lutar ou fugir”. Isso tem efeitos positivos na qualidade do sono.
Como a yoga ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático (SNP) e diminui a atividade do sistema nervoso simpático (SNS), ela pode diminuir os distúrbios do sono e ajudar a tratar os sintomas da insônia.
3 – Melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento
Um estudo publicado no “International Journal of Yoga” mostrou que a prática regular pode aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e até mesmo o desempenho em atletas.
Após 10 semanas de prática de yoga, as medidas de flexibilidade e equilíbrio melhoraram nos seguintes testes: alcance, flexibilidade do ombro, e ângulos das articulações.
4 – Ajuda a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas
Manter o equilíbrio é importantíssimo para evitar as quedas em idosos. A yoga pode ajudá-los a melhorar o equilíbrio.
Uma análise publicada no “Journal of Alternative and Complementary Medicine” descobriu que cerca de 75% dos 15 estudos revisados detectaram resultados positivos em relação à yoga, relacionados ao equilíbrio.
Os benefícios foram particularmente bons entre os adultos mais velhos praticantes de yoga.
5 – Reduz a fadiga e a falta de concentração
A fadiga causada pela má qualidade de sono, juntamente com a dificuldade de concentração durante a tarde, são sinais normais de que o seu “relógio interno” (ritmo circadiano) está funcionando sem problemas.
Embora seja completamente natural sentir uma queda de energia após uma longa noite, ou para algumas pessoas no final da tarde, o cansaço inexplicável e a falta de concentração em outros momentos podem causar problemas no trabalho e em outros lugares.
A yoga é frequentemente considerada uma forma eficaz de aumentar a clareza, foco e energia. Estas são três qualidades são muito importantes para o desempenho físico e mental.
O alongamento, mesmo por curtos períodos de apenas 1 a 2 minutos, pode produzir efeitos enormes nos níveis de energia, especialmente para pessoas que passam muitas horas por dia sentadas em mesas ou olhando para a tela do computador.
6 – Pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida
Estudos do “Group Health Research Institute” mostram que certas posições de yoga podem ajudar a diminuir a dor lombar, dor de garganta e enxaqueca.
Além disso, os benefícios da yoga também incluem a melhora da capacidade de andar e se mover, controlar os sintomas da artrite e aliviar o desconforto digestivo.
Um centro nacional de estudos financiados pela Saúde Complementar e Integrativa, que investigou os tratamentos para a dor lombar crônica, descobriu que os participantes de yoga tinham menos incapacidades, dor e depressão após seis meses da prática regular.
7 – Pode ajudar na perda de peso e crescimento dos músculos
Certos estilos de yoga podem ajudar a promover a perda de peso (ou a manutenção de um peso saudável), reduzir a inflamação, equilibrar hormônios, controlar o apetite, aumentar a massa muscular e beneficiar o metabolismo.
Embora certas aulas de yoga podem fazer o corpo suar, queimar muitas calorias e tonificar os músculos, os benefícios reais da yoga quando se trata de perda de peso podem ser explicados por seus efeitos sobre o estresse.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios da yoga, que tal fazer uma aula experimental em sua cidade? E se você gostou deste conteúdo, compartilhe-os com seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!
Referências
ncbi.nlm.nih.gov
nih.gov/news-events
draxe.com