Descansar também gera ótimas ideias!

Share on facebook
Share on twitter
Ócio criativo

Sabe aquele domingo em que você está deitado na rede ou aquela temporada na praia junto com a família em que as ideias naturalmente surgiam – ideias, inclusive, que custam a aparecer quando há a pressão do dia a dia? Isso, nada mais é, do que o ócio criativo colocado em prática, mesmo que de forma não proposital.

Ócio criativoO ócio criativo é um termo criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, e essa é uma linha que tende a ser seguida por cada vez mais empresas e profissionais em um futuro próximo. Pela lógica do ócio criativo, o profissional deve buscar três pilares: trabalho, conhecimento e lazer – sendo que não há horários pré-definidos para esses itens (pode-se ter uma grande ideia em casa, no domingo, ou sair mais cedo do trabalho em plena segunda-feira, por exemplo). “Quando o trabalho é executado com a cabeça, ele anda sempre com você, pode ser carregado para todos os lados e é possível fazê-lo no domingo à noite, na praia ou enquanto se lava a louça”, disse Domenico em entrevista à edição 1744 da Revista Veja.

O maior empecilho para chegar a esse ponto, no entanto, ainda consiste no “pré-conceito” de que trabalhar muitas horas seguidas traz mais resultados do que conceder interrupções durante a jornada diária. Para a psicóloga e consultora de Recursos Humanos Sandra Monice, ao conciliar os três pilares do ócio criativo, o dia a dia do trabalho fica muito mais prazeroso. “Quando isso acontece, diminuímos a carga das responsabilidades e conseguimos extrair prazer de nossas tarefas profissionais, aumentando consequentemente nossa produtividade de forma mais leve e menos penosa”.

Com isso, qualquer momento gasto em uma atividade que auxilie no equilíbrio desses três pilares não é identificado como perda de tempo, e sim como algo importante para o desenvolvimento do trabalho do profissional, desde que não seja o “ócio pelo ócio” – atividades que realmente não irão contribuir em nada para melhorar a produtividade.

Sem culpa!

Ócio CriativoNem todas as sociedades veem com maus olhos o tempo gasto somente pensando. Em algumas culturas no oriente, o tempo em que passamos “parados” e planejando é tão ou mais importante do que o tempo utilizado em atividade. “Isso é respeitado como mais um elemento do processo produtivo”, diz Sandra. “Fazer uma pausa no meio do expediente para pesquisar na internet as últimas notícias, por exemplo, é interessante do ponto de vista do lazer, do conhecimento e, posteriormente, pode ser útil enquanto informação para uma reunião futura”, afirma Sandra.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sete motivos para usar própolis verde

O Brasil é mundialmente conhecido pelas belezas naturais, mas o que pouca gente sabe, é que apenas aqui é possível produzir a própolis verde, substância que traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque nosso país é o único lugar onde é encontrada a planta Baccharis dracunculifolia, também conhecida como vassourinha-do-campo, ou alecrim do campo. É através dela que as abelhas produzem essa própolis especial.

Você conhece os sintomas de deficiência de Vitamina D?

Você já se conscientizou sobre importância da Vitamina D?

Agora você vai saber quais os sintomas que a falta dela pode causar no organismo.

Mas antes é importante destacar que segundo um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido), cerca de 1/3 da população é deficiente em Vitamina D.

Ômega 3 pode ser coadjuvante no tratamento do câncer de mama

Já reparou que a cor rosa está em todos os lugares? Nas luzes, fachadas, cartazes e até na internet? Isso porque estamos no “Outubro Rosa”, que é uma campanha criada para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama.

Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres e, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, a cada ano aparecem 60 mil novos casos da doença!

A boa notícia é que os pesquisadores estão estudando a relação entre o câncer de mama e o ômega 3. Alguns estudos ainda estão em andamento, mas os resultados estão sendo bem promissores!