Fome oculta: saiba o que é e conheça 8 sinais de que você pode sofrer com ela

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: mdemulher.abril.com.br

O que é fome oculta?

Esse termo diz respeito à carência não explícita de um ou mais micronutrientes – grupo que engloba as vitaminas e os minerais. Isso significa que você pode estar com deficiência de cálcio, ferro ou vitaminas do complexo B, por exemplo, e não perceber. “Não encontramos sinais clássicos de desnutrição, o que dificulta o diagnóstico”, explica a nutricionista Andréa Ramalho, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A origem do problema

“A fome oculta ocorre principalmente devido à dificuldade que encontramos, na nossa alimentação, de ingerir todos os micronutrientes”, revela o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). E isso se deve ao fato de os nossos hábitos alimentares serem, em geral, pobres em frutas, verduras e legumes e ricos em itens industrializados. Segundo a pesquisa Manifesto do Corpo Saudável, desenvolvida pela Abran, em parceria com a farmacêutica Pfizer, apenas um em cada três brasileiros ingerem as porções diárias recomendadas de alimentos saudáveis. Em contrapartida, 47% declaram consumir produtos industrializados mais de três vezes por semana.

Consequências

A carência de vitaminas e minerais, no longo prazo, pode trazer males como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No dia a dia, a fome oculta pode ser a causa de problemas que interferem bastante na rotina, mas que você nem imagina que tenham relação com os alimentos que coloca no prato. O estudo da Abran e da Pfizer aponta oito deles. Confira a seguir.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como escolher um bom Ômega 3?

Essa situação já deve ter acontecido com você: em busca de um bom suplemento Ômega 3, você entra na loja e fica perdido com a quantidade de produtos que contém essa substância. Na internet não é diferente: parece que quanto mais você procura, mais opções aparecem. E agora? Não se preocupe: separamos algumas orientações valiosas para que você escolha o suplemento com ômega 3 que poderá lhe garantir todos os benefícios que você precisa. Veja:

Grávidas podem ter uma dieta vegana?

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais estressantes: mudanças hormonais, no corpo, dúvidas de como se cuidar e se alimentar podem gerar estresse para a futura mamãe.

Em relação à alimentação, é certo que a gravidez é uma fase de vida metabólica que exige um pouco mais de planejamento nutricional para atender a essas drásticas mudanças fisiológicas.

Mas será que as grávidas podem ter uma alimentação vegana?